trending topics:

O Metaverso está decolando! O mercado pode movimentar US$ 1 trilhão pro comércio até 2025

Pesquisa da Accenture mostra crescente interesse de consumidores e empresas no Metaverso, o que pode gerar muito dinheiro para o comércio

Aqui no Pixeld, um de nossos colunistas, Fábio Soma, já tinha falado que as chances de o Metaverso decolar eram muitos altas. Bom, parece que realmente os consumidores estão entrando nessa onda e querendo mergulhar fundo nessa nova fase da tecnologia. Pelo menos é o que uma pesquisa realizada recentemente pela Accenture nos mostra.

O novo estudo da Accenture (ACN), que foi divulgado na feira CES que ocorreu em Las Vegas, afirma que o Metaverso deve gerar US$ 1 trilhão por ano em comércio até o final de 2025. Dados que geram um estranhamento, dado o atual tamanho do metaverso no momento – que ainda não deslanchou tanto.

Outro ponto que chama atenção no levantamento é que 55% dos correspondentes consideram o metaverso como um ambiente para a criação e monetização de conteúdo.

De acordo com Kevan Yalowitz, líder de prática da indústria de software e plataformas da Accenture:

Os consumidores estão começando a ver o metaverso como uma ferramenta essencial que, quando integrada em suas vidas, pode simplificar a forma como concluem tarefas e aumentam a produtividade.

No contexto de criação de conteúdo, vale lembrar que algumas celebridades brasileiras já estão aproveitando essas oportunidades. A digital influencer e empresária Bianca Andrade e o influenciador digital Lucas Rangel são alguns exemplos de exploração da tecnologia com avatares digitais, além de empresas como Coca-Cola, Renner e Boticário, que também já se aproximaram da tecnologia.

 

O que diz a pesquisa?

A pesquisa foi feita com 9.156 consumidores e foi descoberto um interesse generalizado no Metaverso como um ferramenta tanto para produção de conteúdo quanto para realizar tarefas cotidianas.

Uma descoberta interessante da pesquisa é que 55% do grupo entrevistado disse que já são usuários ativos do Metaverso, enquanto 90% disse que querem fazer parte até, no máximo, o próximo ano.

89% das pessoas esperam que essa tecnologia tenha um papel importante no crescimento da sua empresa.

A Accenture também descobriu que 70% dos consumidores desejam que o Metaverso tenha uma interface fácil de usar, enquanto 68% desejam acesso a uma variedade de aplicativos.

Além da produção de conteúdo, cerca de 70% do grupo de pesquisa disse que pretende usar o Metaverso para acessar produtos e serviços de mídia, entretenimento, fitness, varejo, viagens e saúde.

Os usuários também estão vendo o metaverso como uma forma de se exercitar em casa (60%) e interagir com profissionais da saúde (55%).

 


Como aproveitar as oportunidades do Metaverso?

A própria Accenture forneceu algumas estratégias para que as marcas possam aproveitar totalmente as oportunidades das mudanças de modelo de negócios que estão sendo possibilitadas pelo metaverso:

  • Seja criativo e mantenha a simplicidade – As empresas devem desenvolver apenas experiências “metaversas” que estejam dentro dos modelos mentais de seus usuários. A criatividade ainda é fundamental, mas isso significa voltar ao básico e construir para cima. Com essa mentalidade, as empresas podem se concentrar nas estratégias de metaverso e nos modelos operacionais corretos.
  • Comece pequeno e focado – As empresas devem abordar o metaverso com uma mentalidade rigorosa e focada no cliente que atenda às suas necessidades com arte. Eles também devem se concentrar em entender como aplicar o metaverso a diferentes partes do negócio.
  • Envolva-se com os primeiros blocos de construção –  os ecossistemas Metaverse e Web3 estão se desenvolvendo rapidamente e lançando novas oportunidades para geração de valor. Isso continua a abrir novas portas para as empresas, desde que elas atinjam as áreas certas de forma rápida, mas cuidadosa.

Entre as gigantes que estão investindo no metaverso, destaca-se a Meta – que, inclusive, trocou o nome para poder ir além do Facebook e Instagram –, que já anunciou que continuará com foco de investimentos nessa tecnologia em 2023.

Confira a pesquisa na íntegra clicando aqui.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.