trending topics:

Marketing de Conteúdo: por que sua empresa não pode ignorá-lo

Descubra por que o marketing de conteúdo é essencial para o sucesso da sua empresa e quais são as vantagens em adotá-lo

Atualmente, diversas empresas direcionam investimentos consideráveis na produção de campanhas de marketing de conteúdo, com o objetivo de informar e gerar conversões.

Dessa forma, o sucesso do marketing de conteúdo tem sido comprovado. 97% das marcas já utilizam essa estratégia, uma vez que ela reflete a forma como os consumidores preferem se comunicar e aprender sobre as empresas.

Diante da economia digital moderna, o marketing de conteúdo pode ser a estratégia mais eficaz que a sua empresa pode empregar para se conectar com seus clientes atuais e potenciais. Por isso mesmo você precisa entendê-lo e saber por que e como sua empresa deve adotar a estratégia.

 

O que é Marketing de Conteúdo?

Enquanto o marketing tradicional, que inclui publicidade, concentra-se em informar as pessoas sobre a qualidade da sua marca e produto, o marketing de conteúdo tem como principal objetivo atrair os clientes ideais para o seu negócio, por meio de estratégias de marketing indireto, tais como a oferta de conteúdo útil e envolvente.

Há uma série de vantagens em adotar estratégias de marketing de conteúdo. A seguir, listamos algumas delas:

 

1. Melhorar a reputação da marca

Uma das principais vantagens do marketing de conteúdo é a capacidade de construir a reputação da sua empresa por meio de recursos que produzem conteúdo de qualidade.

Com um conteúdo de alta qualidade, é possível ganhar a confiança de leads e consumidores, visto que eles formam opiniões sobre a sua marca a partir da leitura de conteúdos interessantes, instrutivos e benéficos.

Dessa forma, se o conteúdo que eles encontrarem for de qualidade, é provável que acreditem nas mesmas coisas sobre a sua empresa.

 

2. Custo-benefício

O marketing tradicional, que se baseia em publicidade paga, frequentemente é a principal abordagem utilizada pelas empresas. Assim, os anúncios, que desaparecem assim que você para de pagar, levam consigo a sua visibilidade.

Já o marketing de conteúdo apresenta uma abordagem diferente, em que o custo inicial é onde a maior parte dos gastos está concentrada.

Depois que um artigo é escrito, publicado e distribuído, você não precisa continuar pagando pela existência ou visibilidade dele, especialmente se investir em SEO.

Como resultado, o marketing de conteúdo se torna uma das estratégias de marketing mais econômicas disponíveis.

 

3. Mais seguidores nas redes sociais

Aumentar o número de seguidores em várias plataformas de rede social é um objetivo comum das empresas. No entanto, é importante destacar que criar conteúdo envolvente e viral é outra história.

Se a sua empresa possui muitos seguidores, mas tem dificuldades em ganhar destaque, o marketing de conteúdo pode ser a solução ideal para impulsionar o seu sucesso nas redes sociais e, consequentemente, ganhar mais seguidores.

Com isso, é possível aumentar a conversão e obter melhores resultados.

 

4. Beneficie-se da pesquisa orgânica

Os mecanismos de busca mudaram o cenário comercial de forma permanente. Segundo estudos, 97%dos consumidores realizam pesquisas locais de produtos e serviços antes de fazer uma compra, utilizando principalmente o Google.

Nesse contexto, seus esforços de SEO podem ser beneficiados pela produção de conteúdo consistente e de alta qualidade. O conteúdo pode tornar a sua empresa mais visível online, além de aumentar a confiança do público e sua autoridade.

Com uma estratégia de conteúdo bem desenvolvida, como o modelo de cluster, é possível obter uma classificação mais alta nos mecanismos de busca e melhorar o desempenho da sua empresa na web.

 

4. Melhore sua presença digital

O conteúdo é um elemento crucial para quase todas as facetas da estratégia digital de uma marca. Quando você tem uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz e bem planejada, pode promover sua marca usando uma variedade de técnicas digitais.

O conteúdo de qualidade pode ajudar a criar seguidores leais em vários canais de mídia, e também pode aumentar o engajamento do público nas mídias sociais, o que, por sua vez, melhora ainda mais suas estratégias de marketing de conteúdo.

Com uma estratégia sólida de marketing de conteúdo, sua marca pode se destacar na economia digital moderna e conquistar um público cada vez maior.

 

5. Análise fácil

O marketing de conteúdo é um processo em constante evolução que exige ajustes e otimizações regulares para garantir sua eficácia. Felizmente, as métricas disponíveis para análise permitem identificar rapidamente o que está funcionando e o que não está.

Com essas informações, é possível ajustar e melhorar continuamente sua estratégia de marketing de conteúdo.

Dessa forma, o plano de marketing digital da sua empresa pode se tornar uma máquina bem ajustada e altamente eficaz para atrair leads e convertê-los em clientes ao longo do tempo.

Fonte: Social Barrel

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.