trending topics:

Google explica o que é Conteúdo Útil e como isso deve impactar o SEO

Big tech visa valorizar publicações originais, focadas em pessoas, sem o uso excessivo de técnicas de otimização para mecanismos de buscas

Uma nova atualização do Google está prestes a mudar a maneira como os conteúdos de sites performam nos resultados de buscas. A Atualização de Conteúdo Útil foi anunciada no último dia 18, com o objetivo de garantir que as pessoas vejam mais publicações originais, escritos por pessoas e para pessoas.

A novidade poderá impactar os produtores de conteúdo de diferentes formas. Os sites que costumam entregar valor ao público, com textos focados em pessoas, serão valorizados pela nova atualização do Google. Já os publicam conteúdos irrelevantes, copiados ou gerados por robôs, poderão ter seu desempenho nos resultados de busca afetado.

A princípio, a atualização estará disponível apenas para textos em inglês, mas deverá ser expandida para outros países posteriormente. Enquanto isso, os usuários do Brasil já podem começar a repensar a forma como produzem conteúdo para o site, tendo sempre as pessoas como prioridade.

 

Como funciona a atualização

As Atualizações de Conteúdo Útil deverão ser lançadas a partir desta semana e as novidades serão publicadas aqui. De acordo com a Central de Pesquisa do Google, os sistemas vão identificar, de forma automática, tudo o que aparentar ter baixo valor agregado e ser inútil para quem realiza as pesquisas.

Os sites que publicam conteúdos relevantes também poderão ter sua classificação prejudicada, caso tenham quantidades altas de publicações irrelevantes, incluindo os textos redigidos com técnicas focadas em SEO-First, que prioriza o SEO ao invés do conteúdo em si.

Para ajustar o conteúdo do site às novas recomendações do Google, será necessário remover as publicações inadequadas para que o posicionamento de outras textos seja recuperado mês a mês.

 

Automatização do processo classificador

A detecção dos conteúdos de baixa relevância no Google é totalmente automatizada. O classificador é executado continuamente e avalia os conteúdos, monitora sites recém-lançados e os existentes, portanto, não é uma ação manual, nem de spam.

Dessa forma, mesmo os sites que possuem conteúdos classificados como inúteis poderão performar bem, caso o classificador do Google identifique boas publicações no mesmo ambiente. Porém, se a maioria forem conteúdos de baixo valor, esses sites poderão notar um impacto negativo maior nos resultados.

 


Como melhorar seu conteúdo?

Para que o conteúdo de seu site apresente bom desempenho diante das atualizações do Google, basta unir as habilidades de escrita focada em pessoas às técnicas de otimização para os mecanismos de busca de forma equilibrada. Assim, você agrega valor aos leitores e atinge o público desejado.

Segundo a publicação do Google, se as técnicas de SEO forem aplicadas ao conteúdo que prioriza as pessoas, o texto estará totalmente de acordo com as recomendações da nova atualização da empresa. Portanto, fugir das criações de textos focados nos mecanismos de pesquisa pode ser uma ótima ideia.

Confira algumas dicas para a produção de seus conteúdos, com base na Atualização de Conteúdo Útil do Google:

  • Produza conteúdo com foco em pessoas;
  • Evite produzir conteúdo sobre tópicos fora do seu nicho, apenas para aproveitar temas em relevância no momento e tentar obter bom desempenho nos resultados de pesquisa;
  • Evite automatizar a produção de conteúdo;
  • Evite reproduzir textos de outras pessoas sem agregar valor ao seu público, opte por entregar conteúdos originais direcionados a eles;
  • Produza conteúdos completos, evitando que seu público necessite consultar outras fontes ou sites;
  • Evite determinar ou limitar o número de palavras para o texto;
  • Evite prever respostas que não foram confirmadas, como a data de lançamento de algo, por exemplo.

 

Outras recomendações

A Central de Pesquisas do Google incluiu algumas situações que ajudarão a identificar se seu conteúdo está, de fato, priorizando as pessoas. A lista pode contribuir para a adequação de seu texto às novas diretrizes e obter melhor ranqueamento das publicações nos resultados de busca. Veja:

  • Seu conteúdo demonstra claramente uma experiência e um aprofundamento sobre ela?
  • Seu site tem um propósito ou foco principal?
  • Seu texto passa a sensação de que foi transmitido conteúdo suficiente sobre um assunto, ao ponto de ajudar a atingir um objetivo?
  • Seu conteúdo possibilita ter uma experiência satisfatória?
  • Seu conteúdo leva em consideração as orientações para as principais atualizações e análises de produtos do Google?

Se você respondeu SIM para a maioria das perguntas acima, significa que está no caminho certo!

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.