trending topics:

Mídia Programática: especialista conta como aumentou 25x o faturamento da sua empresa com essa estratégia

Ian Alone fala mais sobre essa nova forma, pouco falada no Brasil, de comprar e vender locais de anúncios na internet.

Se você tinha dúvidas sobre o que se tratava Mídia Programática, agora você não terá mais! Ian Alone, CEO do Geniuzz – projeto que impacta e transforma pessoas que querem estar em dia com sua saúde financeira, explica do que se trata essa nova forma de comprar e vender espaços publicitários na internet e como ter sucesso utilizando-a nos seus negócios.

Conheça a Geniuzz, plataforma que facilita o acesso à informação e diminui a distância entre você e os produtos e serviços que precisa.

Ian Alone cresceu como artista, compondo e cantando desde os 15 anos. Hoje, além de continuar como cantor, ele também se lançou no mercado de finanças e marketing.

Em algum momento dessa jornada percebi que só existia um caminho para a alta escala, se eu me aprofundasse em marketing, porque ali eu conseguiria atingir muito mais pessoas. A meta é essa, atingir pessoas fazendo elas se tornarem melhores.

 

O que é Mídia Programática?

Mídia Programática nada mais é do que comprar mídia de forma automatizada e programada na internet.

Fala-se pouco sobre o assunto no Brasil. No entanto, há possibilidades de ganhos absurdas com a prática. Alone afirma que a empresa dele já obteve crescimento de mais de 25x de receita por meio da mídia programática somente em 2022.

Quando se fala de Google, Meta, Facebook, TikTok Ads e tantos outros, estamos falando desta prática.

Todo processo é feito por meio de um robô, que faz a compra de tráfego e a compra de mídia automatizada para todos os públicos. Essa automatização está crescendo e a tendência é que continue escalando e melhorando ao longo do tempo.

Processo de para compra de mídia programática
Processo de compra de mídia programática (Imagem: Publya)

 


Olhe para um lado e para o outro

Quando falamos sobre marketing em geral, sempre se tem que olhar para os dois lados: aquele que compra e aquele que vende.

Ao falar, especificamente, do ecossistema de Mídia Programática, há o lado de quem compra a mídia e o lado de onde essa mídia irá aparecer.

O lado em que aparece o anúncio é o que se chama de “publisher”. São os publishers que disponibilizam seu inventário para que anunciantes possam aparecer para a sua audiência, seja em sites, aplicativos ou em outros locais possíveis.

De acordo com Alone:

Se você ainda não é um publisher, acredito que você esteja diante de uma oportunidade incrível que pode mudar a realidade do seu negócio. Criar um canal de comunicação que você possa criar audiência, interação, gerar insights e produzir conteúdo de qualidade, como neste mesmo post que você está lendo, abre portas incríveis. E o melhor disso tudo é que você pode permitir que anunciantes comprem para aparecer nesses seus conteúdos.

 

Tendências para Mídia Programática em 2023

Criar uma audiência e monetizar com o simples fato de produzir conteúdos de qualidade já é uma realidade e os ganhos são exponenciais.

Pensando nisso, devemos levar em consideração que todas as plataformas têm investido muito em conteúdo de qualidade e experiência do usuário.

 

Pensando no usuário

Para quem você irá produzir conteúdo? Como você agregará valor para quem está consumindo esse conteúdo? Qual a experiência que essa pessoa terá na sua plataforma? Todas essas são perguntas que devem ser feitas para melhorar a experiência do usuário.

Você deve produzir conteúdos de qualidade e pensar em experiências que tornem seus sites, conteúdos, ferramentas e afins mais interessantes para quem os consome. Além disso, é importante estar atento às novas tecnologias e aos novos formatos de anúncios – que mudam constantemente.

Fazendo isso, você faz com que o usuário queira consumir cada vez mais, o que aumenta os seus acessos e os tornam cada vez mais fiéis.

Falando em fidelidade, outro ponto importantíssimo na experiência do usuário é pensar em retenção. A partir do momento que você leva pessoas ao seu site por meio do seu conteúdo relevante e gera autoridade no assunto, como fazer para que a comunicação entre você e elas continue?

A ideia é conhecer ferramentas que possibilitem essa comunicação constante, ferramentas de retenção como: e-mail, sms, WhatsApp e várias outras possibilidades para avisar ao usuário e lembrá-lo de consumir o seu conteúdo.

 

Pensando no anunciante

Para maximizar a receita por meio da Mídia Programática, é necessário disponibilizar um bom espaço para o anunciante, permitindo que ele o compre e apareça para a audiência criada. É importantíssimo pensar em quem está anunciando.

Qual é o desejo de quem anuncia? Que o anúncio seja visto e clicado pelo público que tem interesse por aquilo. Ter isso em mente mudará a sua mentalidade de como exibir os anúncios dentro do site, gerando questionamentos como: qual o melhor local no site para aquele tipo de anúncio? O carregamento deve ser rápido ou devagar? Qual o melhor formato para ele? Tudo isso te levará a criar espaço adequado.

Quando você gera valor para o anunciante, ele irá remunerá-lo bem.

Ian Alone reforça:

Às vezes as pessoas pagarão mais caro para aparecer em lugares de maior conversão. Se você pensar com a cabeça do anunciante e fizer com que ele tenha mais elementos de conversão, ele está disposto a te pagar mais para aparecer no site.

Logo, você pode cobrar mais caro por espaços dentro do seu site que forneça esses elementos para os anunciantes. Sendo assim, a quantidade de anúncio importa, onde eles estão inseridos, como são exibidos, os formatos de anúncios mais comprados. Todos esses elementos vão ajudar a potencializar a receita.

É importante ter em mente que o anunciante sempre quererá formatos que tenham muita conversão e que nenhuma plataforma permitirá que você fira a experiência do usuário, esses dois pontos caminham sempre juntos.

 

O que é necessário para a Mídia Programática?

As pessoas querem se comunicar e consomem cada vez mais conteúdo. Isso só aumenta as possibilidades e o crescimento da Mídia Programática.

É importante deixar-se guiar pela experiência do usuário e por conteúdos atrativos. A partir daí é produzir e ficar atento às mudanças que o mercado faz de tecnologias, formatos e anúncios para potencializar os ganhos. Se você gera mais valor, você também pode cobrar mais por isso.

 

Os 6 pontos da Mídia Programática

  1. Comunique-se com seu nicho, crie conteúdo relevante: nunca se esqueça que esta é a base, o seu conteúdo. Preocupe-se sempre em estar se comunicando bem e gerando valor à sua audiência.
  2. Crie audiência no seu site, aplicativo, blog etc.: o que te fará ter valor para os anunciantes é ter uma boa audiência, esforce-se para gerá-la a partir do seu conteúdo.
  3. Disponibilize esse seu espaço (inventário) para anunciantes: se você não é um publisher, se torne. Essa é uma forma de você comunicar conteúdo relevante com um público específico, gerar audiência e autoridade, e a partir disso você passa a ter acesso com frequência e uma possibilidade de ganho muito interessante, que pode potencializar e escalar o seu negócio de forma absurda.
  4. Entenda a cabeça do anunciante: lembre-se que, se você gerar grande valor para ele, ele te retornará com uma boa remuneração.
  5. Fique atento às novas tecnologias e formatos de anúncios: assim como as plataformas de compras de tráfego, essas plataformas de tecnologia e formatos de anúncios mudam com muita frequência. Dessa maneira, esteja atualizado e busque formatos que tenham boas taxas de conversão. Novas tecnologias e formatos vêm para ajudar e permitir que a gente maximize nossa receita.
  6. Experiência do usuário e conteúdo de valor te levarão longe: crie audiência e autoridade; crie conteúdo relevante, de qualidade, com frequência; pense na experiência do usuário, ferramentas e soluções que possam trazer interesse e aumentar a audiência. Quando se combina todos os elementos, aumenta-se consideravelmente o número de acessos no site.

Para conhecer melhor o trabalho de Ian Alone, não deixe de segui-lo nas redes sociais e de também seguir a Geniuzz.

YouTube video

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.