trending topics:

Bilionário Elon Musk quer criar o “X”, o misterioso app “para tudo”

Especulações em torno da afirmação do bilionário levam a pensar que haverá a réplica de um aplicativo chinês.

“Comprar o Twitter é um acelerador para a criação do X, o aplicativo de tudo”.

É com essa afirmação que Elon Musk se reaproxima de um acordo para comprar o Twitter. Enquanto as especulações começam a ressurgir sobre como o bilionário pretende transformar a rede social, ele vem e nos deixa uma “pista?” de como será.

Embora Musk não tenha detalhado o que seria esse X, muitos acham que ele aspira replicar o sucesso do WeChat, que se tornou, na China, o “aplicativo para tudo”, uma vez que as pessoas o utilizam para ler notícias, pegar carona, marcar consultas médicas, pagar impostos e realizar uma infinidade de outras atividade diárias.

Esse mistério todo realmente pode estar ao redor desse aplicativo, uma vez que o Musk, na sua primeira reunião com a equipe do Twitter, em junho, falou sobre como o WeChat pode ser uma possível rede social americana:

E, você sabe, se eu pensar em, tipo, WeChat na China, que na verdade é um ótimo, ótimo aplicativo, mas não há movimento WeChat fora da China. E acho que há uma oportunidade real de criar isso. Você basicamente vive no WeChat na China porque é muito útil e muito útil para sua vida diária. E acho que se pudéssemos conseguir isso, ou mesmo perto disso com o Twitter, seria um imenso sucesso.

 

O que é o WeChat?

É um super aplicativo, uma plataforma de troca de mensagens e rede social, que evoluiu para um dos maiores aplicativos da região em termos de variedade de serviços e número de usuários.

Estima-se que o WeChat tenha 1,29 bilhão de usuários somente na China, de acordo com a contagem mais recente.

Além disso, o super aplicativo é uma das maiores redes de pagamento da China – os consumidores o utilizam para pagar por bens, serviços e enviar dinheiro uns aos outros.

Muito tem sido dito sobre a sua onipresença na vida cotidiana chinesa, operando em uma sociedade rigidamente controlada pelo governo, o que transformou o WeChat em uma ferramenta de vigilância e censura.

Mensagens, postagens e até mesmo contas são bloqueadas corriqueiramente por conteúdo considerado politicamente sensível.

 


Musk poderia replicar o sucesso do WeChat, afinal?

O super aplicativo X de Musk — se vier a ser concretizado — pode ser visto com receio por alguns, como uma faca de dois gumes.

Por um lado, a praticidade. A ideia de fazer absolutamente tudo em somente um lugar, sem precisar baixar vários aplicativos.

Por outro, a preocupação com a privacidade. Até onde os governos teriam acesso às informações do aplicativo?

Com certeza causaria um burburinho, até porque a ideia do WeChat é muito diferente da do Twitter que, se comparado a outras redes sociais, é pequeno, com cerca de 300 milhões de usuários ativos.

Musk estaria criando algo novo, que não segue a linha do aplicativo, e que poderia haver evasão dos usuários assim como o ingresso de novos usuários.

Bom, o que o bilionário irá fazer de verdade? Ainda não sabemos. Elon Musk não costuma dar “ponto sem nó”, então logo mais veremos o que há de tão misterioso que será feito com o Twitter.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.