O WhatsApp está querendo se tornar um aplicativo de comércio

Entenda mais sobre a estratégia do WhatsApp com os novos recursos de vendas anunciados no último evento WhatsApp Business Summit.

A Meta, empresa proprietária de aplicativos como WhatsApp, Facebook e Instagram, anunciou recentemente, na primeira edição do WhatsApp Business Summit no Brasil, uma série de novidades.

Dentro dessas novidades, a empresa anunciou um recurso de diretórios, que seria como se fosse uma versão moderna das “páginas amarelas”, em que os usuários poderão buscar produtos e serviços na própria interface da plataforma.

O recurso permitirá que os usuários naveguem buscando pelas suas categorias, como banco, alimentos, bebidas, viagens etc. ou pelos seus nomes – assim como se faz no Google.

 

WhatsApp Business Search

Rafael Franco, diretor executivo da Alphacode e especialista em aplicativos, alerta que é como se o WhatsApp estivesse criando o seu próprio classificados.

O recurso Business Search visa ajudar os indivíduos a não perderem tempo procurando números de telefones de empresas em seus sites, digitando e salvando esses detalhes em seu contato para, só então, conseguir falar com eles.

Franco reforça que esse recurso e os outros anunciados pela plataforma – como jornada de compra completa e recursos de pagamento dentro do aplicativo – nada mais são do que uma crescente tentativa da empresa em transformar o aplicativo de mensagens em um mecanismo de comércio – o que é uma de suas maiores apostas para gerar receita com o serviço gratuito.

A empresa, ao divulgar os resultados trimestrais no mês passado, mostrou que o negócio de anúncios de clique para WhatsApp cresceu 80% ano a ano e estava a caminho de gerar US$ 1,5 bilhão em receita anual. Esses dados são positivos para a Meta, uma vez que, no panorama geral, a empresa vem perdendo receita global, o que impactou diretamente no valor de suas ações, que caíram mais de 60% em 2022.

O aplicativo já conta com mais de 120 milhões de usuários no Brasil.

De acordo com Rafael Franco:

A empresa enxerga o nosso mercado como a bola da vez para reverter os maus resultados financeiros que ela vem apresentando recentemente.

Segundo Zuckerberg:

Este é o próximo passo para mensagens de negócios e estou ansioso para ouvir sobre as oportunidades que isso abre para todos vocês.

E você, já utiliza o Whatsapp e principalmente os chatbots em sua estratégia de negócio? Se ainda não, talvez seja o momento de avaliar e inseri-los na sua estratégia, afinal, a tendência é que a Meta invista cada vez mais na melhoria desses recursos na plataforma.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Gemini no Performance Max do Google

Google está adicionando Gemini às campanhas Performance Max

Google anunciou está adicionando seu modelo de linguagem IA Gemini às campanhas Performance Max, para ajudar a criar campanhas mais eficazes

marketplace de criadores instagram

Um portfólio digital para criadores: Instagram traz marketplace de criadores para o Brasil

O novo recurso do Instagram que promete ser um portfólio digital para influenciadores chega ao Brasil e a outros sete países

5 métricas de marketing de influência que você precisa conhecer

Ao acompanhar essas métricas, você pode identificar influenciadores para refinar continuamente sua abordagem para obter melhores resultados

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.