O WhatsApp está querendo se tornar um aplicativo de comércio

Entenda mais sobre a estratégia do WhatsApp com os novos recursos de vendas anunciados no último evento WhatsApp Business Summit.

A Meta, empresa proprietária de aplicativos como WhatsApp, Facebook e Instagram, anunciou recentemente, na primeira edição do WhatsApp Business Summit no Brasil, uma série de novidades.

Dentro dessas novidades, a empresa anunciou um recurso de diretórios, que seria como se fosse uma versão moderna das “páginas amarelas”, em que os usuários poderão buscar produtos e serviços na própria interface da plataforma.

O recurso permitirá que os usuários naveguem buscando pelas suas categorias, como banco, alimentos, bebidas, viagens etc. ou pelos seus nomes – assim como se faz no Google.

 

WhatsApp Business Search

Rafael Franco, diretor executivo da Alphacode e especialista em aplicativos, alerta que é como se o WhatsApp estivesse criando o seu próprio classificados.

O recurso Business Search visa ajudar os indivíduos a não perderem tempo procurando números de telefones de empresas em seus sites, digitando e salvando esses detalhes em seu contato para, só então, conseguir falar com eles.

Franco reforça que esse recurso e os outros anunciados pela plataforma – como jornada de compra completa e recursos de pagamento dentro do aplicativo – nada mais são do que uma crescente tentativa da empresa em transformar o aplicativo de mensagens em um mecanismo de comércio – o que é uma de suas maiores apostas para gerar receita com o serviço gratuito.

A empresa, ao divulgar os resultados trimestrais no mês passado, mostrou que o negócio de anúncios de clique para WhatsApp cresceu 80% ano a ano e estava a caminho de gerar US$ 1,5 bilhão em receita anual. Esses dados são positivos para a Meta, uma vez que, no panorama geral, a empresa vem perdendo receita global, o que impactou diretamente no valor de suas ações, que caíram mais de 60% em 2022.

O aplicativo já conta com mais de 120 milhões de usuários no Brasil.

De acordo com Rafael Franco:

A empresa enxerga o nosso mercado como a bola da vez para reverter os maus resultados financeiros que ela vem apresentando recentemente.

Segundo Zuckerberg:

Este é o próximo passo para mensagens de negócios e estou ansioso para ouvir sobre as oportunidades que isso abre para todos vocês.

E você, já utiliza o Whatsapp e principalmente os chatbots em sua estratégia de negócio? Se ainda não, talvez seja o momento de avaliar e inseri-los na sua estratégia, afinal, a tendência é que a Meta invista cada vez mais na melhoria desses recursos na plataforma.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

ChatGPT pode navegar na Internet

ChatGPT agora pode pesquisar na web em tempo real

De acordo com a OpenAI, agora o ChatGPT não é mais limitado a dados de 2021 e fornecerá informações atualizadas e com links para as fontes

Chatbot IA da Meta

Instagram, WhatsApp e Messenger recebem chatbot IA com personalidades e outros recursos

A Meta está lançando um chatbot IA com personalidades como de Kendall Jenner e Snoop Dog, além de figurinhas e edição de imagens com IA

25 anos do Google

25 anos do Google, e os 6 grandes marcos da empresa com IA até agora

O Google está completando 25 anos de lançamento, vamos relembrar os grandes marcos da empresa na evolução da inteligência artificial

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.