trending topics:

Onde deve estar seu foco em 2023? Chefe do Instagram mostra onde focar na rede social

Adam Mosseri, chefe do Instagram, mostra quais são os pontos-chave para ficar de olho rede social em 2023.

2022 foi um ano agitado para o Instagram. A plataforma atingiu 2 bilhões de usuários ativos mensais, teve uma crise de identidade, iniciou um copia e cola do TikTok, e acabou se perdendo em alguns processos.

A plataforma enfrentou, e ainda está enfrentando, o desafio de como se encaixar na nova geração. Dessa forma, acaba que não é mais um aplicativo único, e sim uma espécie de colcha de retalhos das funcionalidades de redes sociais como YouTube, TikTok, Snapchat e até mesmo o Facebook.

Contudo, ainda assim, parece que a estratégia está funcionando com os usuários, e a cópia do TikTok forneceu um benefício importante: desacelerar a migração para o “aplicativo vizinho”.

No meio desses erros e acertos, o Instagram continua sendo uma ótima ferramenta para a maioria dos profissionais de marketing — afinal, ainda é uma das maiores redes sociais.

Com isso em mente, é importante entender para onde a plataforma está indo e o que está por vir.

Dessa forma, o chefe do Instagram, Adam Mosseri, forneceu algumas informações sobre a visão geral das três principais prioridades da plataforma para 2023.

 

1. Inspirar as pessoas a serem criativas

Segundo ele, este é um fundamento no qual o Instagram nasceu “com aqueles incríveis filtros de fotos e molduras loucas no passado”. O Instagram foi a primeira grande plataforma a implementar diferentes filtros e sobreposições para imagens, a fim de personalizar suas postagens de imagens.

Nessa linha, você pode esperar ver o Instagram adicionando mais ferramentas de personalização e edição visual,com, talvez, foco mais específico na criação de RA e integração de objetos e experiências 3D no aplicativo.

 


2. Ajudar as pessoas a descobrir coisas que amam

Esta é uma grande oportunidade e um grande risco para o IG, porque, para fazer isso, ele precisa mudar o comportamento do usuário para longe do que é conhecido — ver as últimas postagens de pessoas e perfis que eles escolheram seguir —  e perseguir uma nova experiência semelhante ao TikTok, que não é mais orientada em torno de seu próprio gráfico social com curadoria.

O TikTok tem sucesso nessa abordagem porque seu algoritmo é tão bom em mostrar mais conteúdo que você gosta, o que permite que ele dobre esse engajamento, ampliando o pool de conteúdo que pode escolher.

Contudo, as primeiras tentativas do Instagram não deram muito certo, no entanto, eles continuam na expectativa de melhorar cada vez mais sua IA de recomendação.

 

3. Acender conexões entre as pessoas

O último elemento está relacionado ao uso do feed principal do IG para descoberta de conteúdo, com mais pessoas agora compartilhando e discutindo postagens em DMs e Stories, o que é uma nova mudança no engajamento social.

Costumava ser que as pessoas compartilhavam postagens publicamente, tanto como um meio de se conectar com os outros quanto de compartilhar mais sobre seus próprios interesses pessoais. Mas com o tempo, e em meio a várias preocupações relacionadas ao discurso divisivo e à “cultura de cancelamento”, as pessoas se tornaram cada vez mais cautelosas sobre o que compartilham em seu feed principal, o que gerou uma tendência maior para mais compartilhamento privado e engajamento em torno de conteúdo dentro de grupos menores e privados.

O Instagram tem procurado alimentar isso com novas adições como o “Notas”, que permite que os usuários compartilhem um prompt de conversa em uma bolha acima da sua caixa de entrada do Direct.

A ideia é que isso ajude a desencadear novas conversas e oportunidades de engajamento no aplicativo, o que, como diz Mosseri, poderia ajudar a plataforma a se diferenciar de outros aplicativos, criando engajamento em torno do conteúdo, em vez de apenas se concentrar no próprio conteúdo.

A Meta observou várias vezes que as pessoas agora estão compartilhando mais nos Stories e DMs do que no feed principal, e se o segundo passo acima funcionar como o Instagram espera, ao mudar o comportamento do usuário para a descoberta, essa poderia ser uma nova maneira de gerar mais discussão e engajamento no aplicativo em torno dos vídeos e postagens de tendências mais recentes.

No geral, o Instagram permanecerá no mesmo caminho que tem seguido nos últimos 12 meses, com o elemento-chave sendo a mudança para o uso do feed principal para descoberta de conteúdo.

Se o Instagram conseguir acertar seu algoritmo, esse pode ser um caminho para maximizar o engajamento, inclinando-se para as tendências de uso, enquanto ainda fornece uma experiência única com base no seu gráfico social.

 

O que isso significa para marcas e profissionais de marketing?

É bom tomar nota das últimas adições criativas no aplicativo e analisar como você pode usar essas novas atualizações atraentes para melhorar a apresentação de suas postagens.

Observe, no entanto, que nenhuma quantidade de efeitos e edições legais funcionará como um substituto para conhecer seu público e o papel que seus produtos desempenham na vida deles.

Identifique sua principal proposta de valor, os pontos problemáticos que suas ofertas abordam e, em seguida, acentue-os por meio de técnicas criativas e nativas.

Em termos de descoberta, entender os interesses mais amplos do seu público e contribuir para isso pode exibir seu conteúdo em mais feeds de usuários, com base nas outras postagens com as quais eles se envolvem, enquanto considerar suas opções de conexão por DM também poderia ajudar a melhorar seus relacionamentos com os clientes, de acordo com suas outras comunicações.

Realmente, o Instagram está procurando trabalhar com as tendências, o que poderia ajudar a orientar sua estratégia na mesma linha. Ou, pelo menos, você estará trabalhando de acordo com o que o Instagram está procurando acentuar, o que pode ajudar a melhorar o desempenho da sua plataforma.

Fonte: Social Media Today

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.