E a tecnologia de inteligências artificiais (IA) continua a avançar.
A OpenAI OpCo, LLC — a empresa desenvolvedora do ChatGPT —não perdeu tempo e já apresentou um pedido de registro da marca “GPT-5” no Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO).
O pedido foi protocolado em 18 de julho de 2023 e encontra-se em andamento.
Detalhes adicionais sobre o pedido de marca registrada GPT-5
O pedido de registro da marca GPT-5 pela OpenAI abrange uma ampla gama de categorias, como foco em programas de computador para download e software relacionados a modelos de linguagem, produção artificial de fala e texto humanos, processamento de linguagem natural, geração, compreensão e análise.
Além disso, o registro também inclui software para processamento de linguagem e fala baseado em aprendizado de máquina, tradução de texto ou fala entre idiomas, compartilhamento de conjuntos de dados para aprendizado de máquina, análise preditiva e construção de modelos de linguagem.
Outros recursos englobam a conversão de arquivos de dados de áudio em texto, reconhecimento de voz e fala, criação e geração de texto, desenvolvimento, execução e análise de algoritmos que aprendem a analisar, classificar e executar ações em resposta à exposição de dados.
Adicionalmente, o registro da marca estende-se a software para desenvolvimento e implementação de redes neurais artificiais, e a OpenAI planeja fornecer Software como Serviço (SaaS) para essas funções.
O pedido de registro da marca encontra-se atualmente na fase de “tratamento de novo pedido”, indicando que o escritório aceitou o pedido e aguarda a designação de um advogado examinador para dar prosseguimento ao processo.
Vale a pena mencionar que, para fins de comparação, a OpenAI já havia apresentado um pedido semelhante para o GPT-4 em 13 de março de 2023.
Segundo informações do site do USPTO (United States Patent and Trademark Office), o órgão está processando solicitações enviadas entre 29 de setembro de 2022 e 13 de outubro de 2022, o que sugere que o pedido da marca GPT-5 foi submetido durante esse período.
Ainda há “muito trabalho a fazer” antes do GPT-5
No entanto, o pedido de registro de marca não parece indicar que a evolução está vindo depressa.
De acordo com Sam Altman, CEO da OpenAI, em um evento recente, em que discutiu sobre o GPT-5:
Temos muito trabalho a fazer antes do GPT 5. Leva muito tempo para isso. Certamente não estamos perto disso. Precisa haver mais auditorias de segurança. Eu gostaria de poder falar sobre o cronograma do próximo GPT.
Mesmo que tudo isso não signifique que teremos um novo chatbot mais poderoso disponível em breve, o registro do aplicativo significa um avanço contínuo da tecnologia de IA, particularmente no processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina.
Fonte: Search Engine Journal