Parece que o Edge não é mais o filho único da tecnologia IA da OpenAI.
A Opera Software anunciou o lançamento do “Aria”, um painel lateral de IA em seu navegador que é desenvolvido pelo ChatGPT da OpenAI.
Segundo a empresa, o Aria é especializado em web e navegação, facilitando a busca por informações, a geração de texto ou código, e a obtenção de respostas para consultas de produtos.
O recurso já está disponível para teste.
Conheça mais o Aria
O novo painel lateral possui conhecimento sobre o próprio navegador Opera, podendo responder perguntas com base no banco de dados de documentação de suporte da empresa.
A Opera enfatiza que o Aria é um serviço gratuito que oferece informações atualizadas, com a inclusão de resultados ao vivo da web, diferentemente das soluções padrão baseadas em GPT que se limitam a conteúdos anteriores a 2021.
A nova barra lateral se assemelha aos recursos que a Microsoft introduziu no Edge.
Como usar?
Para testar o Aria, basta baixar a versão mais recente do Opera One. Se você é um usuário Android, pode experimentá-lo na última versão beta do navegador.
O Opera destaca que, como testador, tudo o que você precisa fazer para acessar é criar uma conta do Opera, caso ainda não tenha uma.
Após ser incluído na lista de permissões, você receberá notificações por e-mail ou dentro do produto sobre o status do Aria.
Uma vez que sua conta do Opera esteja autorizada, você poderá acessar a novidade através das configurações do Opera para o beta do Android ou pela barra lateral do navegador Opera One.
A Opera dominando o mundo da IA
A mais recente atualização da Opera baseia-se nos recursos avançados de IA do navegador.
No início deste ano, a Opera incorporou chatbots de IA generativos, como o ChatGPT e o ChatSonic, em seus navegadores de desktop, o Opera e o Opera GX.
Além disso, a empresa lançou um recurso que permite a geração de prompts de IA, seja destacando o texto em um site ou digitando-o.
Esses chatbots têm a capacidade de resumir artigos ou páginas da web, escrever postagens de mídia social e auxiliar na geração de ideias por meio de prompts.
No mês passado, a Opera lançou o Opera One, uma versão totalmente redesenhada de seu navegador principal, que foi projetada para estar preparada para um futuro impulsionado pela IA generativa.
De acordo com a empresa:
Agora estamos avançando com a introdução de um navegador AI que permitirá que você interaja com a web auxiliado por IA diretamente no navegador.
A forma atual de uma interface de bate-papo do Aria que se comunica diretamente com você, o usuário, marca o primeiro estágio do projeto.
O serviço baseado em IA está definido para se tornar ainda mais integrado ao Opera nas próximas versões do navegador, com o objetivo final de ser integrado nativamente ao navegador para ajudá-lo a executar tarefas entre navegadores.
Fonte: TechCrunch