trending topics:

Navegando na pesquisa de palavras-chave de SEO na era do ChatGPT

Saiba como os chatbots com IA podem ajudar na pesquisa de palavras-chave, suas limitações e o papel dos profissionais de SEO no processo

A Microsoft está avançando rapidamente com seu plano de aumentar seu investimento na OpenAI, empresa-mãe do ChatGPT, e já está implementando o chatbot na interface do Microsoft Bing.

Enquanto isso, o Google lançou sua própria resposta ao ChatGPT, o Bard, mesmo apresentando alguns problemas.

Assim, o interesse do usuário tem acompanhado o avanço dessas tecnologias, como pode ser visto pelo grande aumento de interesse no ChatGPT desde seu lançamento público no final de novembro:

Para os profissionais de SEO que consideram um futuro em que os resultados dos chatbots sejam combinados com o foco do Google (e do Bing) em “conteúdo útil”, o caminho a seguir é complexo.

Neste artigo, vamos explorar: a pesquisa de palavras-chave na era do ChatGPT, abordando o que melhorou, as possíveis ameaças que podem surgir, o que pode acontecer em seguida e as habilidades e filosofias que os profissionais de SEO precisam manter para obter resultados.

 

Inteligência Artificial na pesquisa: como isso ajuda?

É importante lembrar que a tecnologia de chatbot baseada em IA já existe há algum tempo. O que mudou com o lançamento do ChatGPT é que ele se tornou amplamente acessível de repente.

Por causa disso, muitos profissionais de SEO já estão familiarizados com o uso do ChatGPT para pesquisa de palavras-chave, seja através da leitura de um dos muitos artigos sobre o assunto ou experimentando a ferramenta gratuita.

No entanto, há algumas abordagens que podem ajudar a obter resultados melhores.

 

Consulta

 

Saída inicial

 

Detalhamento

Com apenas duas consultas curtas, podemos obter uma lista de palavras-chave de tamanho considerável, classificá-las por tópico e atribuir a intenção do usuário em poucos segundos.

Isso é um grande avanço em termos de economia de tempo para os profissionais de SEO em comparação com métodos mais manuais. O ChatGPT é uma excelente ferramenta que desempenha um papel fundamental nesse processo.

Em geral, o ChatGPT acelera a forma como você pode conduzir pesquisas. Ele pode rapidamente criar tópicos relevantes, ajudar a classificar a intenção de diferentes listas de palavras-chave e analisar a semântica para agrupá-las.

Podemos pensar no ChatGPT como uma ferramenta semelhante ao Excel. Assim como as macros no Excel permitem que você dedique mais tempo à análise, em vez de escrever fórmulas manualmente, o ChatGPT pode executar o trabalho pesado, deixando mais tempo para a camada humana das nuances e particularidades.

 


Que ameaças poderia representar?

A principal ameaça que a funcionalidade do ChatGPT apresenta para a pesquisa eficaz de palavras-chave é similar à ameaça representada por outras ferramentas poderosas: ela pode levar os profissionais de marketing a querer usar muitos atalhos.

Pode ser tentador simplesmente digitar uma palavra-chave e pedir ao ChatGPT para encontrar todas as palavras-chave relacionadas, mas esse trabalho pode não ser muito efetivo e é algo que um concorrente de preço mais baixo poderia oferecer também.

O próximo passo depois de usar o ChatGPT deve ser uma análise de lacunas. O que ainda não está lá?

Descobrir o que está faltando é um trabalho difícil. É preciso ler e pensar profundamente sobre o conceito para perceber o que ainda não está sendo abordado. Encontrar a necessidade que ninguém mais está atendendo é como se chega ao tesouro da palavra-chave.

A ameaça ao usar o ChatGPT para pesquisa de palavras-chave é que é fácil se apaixonar pela sua conveniência.

O verdadeiro valor dos bons profissionais de SEO ainda está em fazer o trabalho árduo de encontrar nuances e reconhecer o espaço negativo. (Assim que a IA for capaz de fazer isso, teremos novas ameaças a discutir.)

 

O que não está mudando?

Embora o ChatGPT seja uma ferramenta poderosa, ainda é comum perguntas sobre contagem de palavras e palavras-chave.

No entanto, a entrega de valor é mais importante do que contar palavras ou usar palavras-chave específicas.

Bons profissionais de SEO usam palavras-chave para entender a intenção do usuário e seu comportamento de busca.

Eles procuram entender a psicologia por trás das pesquisas do usuário, fornecendo o tipo certo de conteúdo, que pode ser curto ou longo, dependendo da necessidade.

Com o tempo, à medida que os sistemas de busca se tornam mais inteligentes em fornecer respostas relevantes, a habilidade humana de entender a intenção do usuário se tornará cada vez mais crucial.

Há um processo chamado “elaboração de palavras-chave”, em que primeiro se pensa no conceito e no valor da resposta antes de considerar as palavras-chave. Depois, reescreve-se o conteúdo para incorporar palavras-chave relevantes.

Isso funciona bem quando você tem informações sobre as dúvidas e necessidades do cliente, que podem ser fornecidas por equipes de vendas ou produto. O importante é criar conteúdo valioso antes de se preocupar com palavras-chave específicas.

 

O que vem a seguir?

Em um futuro próximo, o ChatGPT será integrado às ferramentas de planejamento de palavras-chave, conteúdo e análise de tópicos. Os chatbots orientados por IA farão parte do fluxo de trabalho de SEO, em vez de serem separados dele.

Os lançamentos de chatbots orientados por IA do Google e da Microsoft serão cuidadosamente examinados pelos profissionais de marketing, que monitorarão o comportamento do usuário e as tendências de tráfego para avaliar seus efeitos na indústria de SEO a curto prazo.

O que sabemos é que utilizar a IA para pesquisa de palavras-chave pode ajudar os SEOs a entender melhor os modelos e como eles são treinados. Quanto mais os profissionais de marketing compreenderem a IA agora, mais bem preparados estarão para usá-la a seu favor à medida que ela se torna mais integrada no fluxo de trabalho de SEO.

 

Os profissionais de marketing de busca podem ganhar uma vantagem

Como acontece com a maioria das inovações tecnológicas, o ChatGPT forçará os profissionais de marketing a entender e desenvolver habilidades em torno da(s) camada(s) de conhecimento que irão sobrecarregar o poder da produção tecnológica.

Uma vez que o ChatGPT tenha se pronunciado durante a pesquisa de palavras-chave, a nuance e a psicologia da intenção devem informar o que você faz com essas palavras-chave – incluindo encontrar as lacunas que a tecnologia ainda não pode alcançar.

Fonte: Search Engine Land

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.