Meta e BuzzFeed têm acordo de cerca de US$ 10 milhões para gerar conteúdo de criadores

A parceria marca a mais recente reiteração do relacionamento entre a editora digital e a gigante da mídia social

Recentemente, o The Wall Street Journal anunciou uma parceria entre a Meta — mãe do Facebook e Instagram — e o BuzzFeed — empresa de mídia digital americana que publica notícias, listas, quizzes, vídeos e outros tipos de conteúdo criativo —, que vale cerca de 10 milhões de dólares.

A ideia da parceria é trazer mais criadores para as plataformas da gigante da mídia social.

A parceria ocorre quando as duas empresas estão adotando a economia do criador, na qual os indivíduos constroem grandes audiências de mídia social postando vídeos e outros conteúdos e, muitas vezes, ganham dinheiro com publicidade ou patrocínios de marcas.

O BuzzFeed, como parte do acordo, aceitou ajudar a gerar conteúdo para os criadores de conteúdo das plataformas da Meta e treiná-los para aumentar sua presença online.

Dessa forma, a empresa ajuda os criadores a entender o que faz o conteúdo repercutir amplamente.

 

O contexto da parceria

A parceria marca a mais recente reiteração de um relacionamento de anos entre as empresas.

O BuzzFeed construiu seus negócios em grande parte com conteúdo que se tornou viral no Facebook, e o gigante da mídia social procurou regularmente o editor em busca de ajuda para explorar as tendências da cultura da Internet.

 

Influência do TikTok

Nos últimos anos, muitos criadores migraram para o TikTok. De acordo com a empresa de pesquisa eMarketer, a base global de usuários do TikTok cresceu 18% no ano passado, enquanto o Facebook quase estagnou e o Instagram cresceu 2,75%.

Crescimento global de usuários do tiktok, facebook e instagram

No ano passado, a empresa anunciou que pararia de pagar aos editores de notícias para apresentar seu conteúdo em sua guia Notícias e realocaria recursos para o crescimento de um negócio de criadores. A empresa lançou o Instagram Reels em 2020, em um esforço para competir com o TikTok.

Em consonância, o BuzzFeed, no início do ano passado, anunciou cortes em sua divisão de notícias enquanto buscava tornar o negócio lucrativo. Ao mesmo tempo, a empresa de mídia digital anunciou que duplicaria sua rede de criadores.

Como a Meta mudou periodicamente seu foco ao longo dos anos – dando prioridade a certos tipos de conteúdo nos feeds dos usuários – o BuzzFeed, como muitos editores, ajustou sua estratégia para garantir que continue atingindo um grande público.

 

Novos tempos, novos contratos

Em 2016, a Meta concordou em pagar US$ 50 milhões a vários editores,  incluindo o BuzzFeed, para criar conteúdo de vídeo ao vivo para a plataforma. A gigante da mídia social acabou descontinuando o programa quando sua abordagem de vídeo mudou.

Agora, há essa reiteração da parceria para a nova abordagem de criação de ambas as empresas, e o resultado disso veremos ao longo do tempo.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Assistente criativo do TikTok

TikTok lança “Assistente Criativo” para agilizar a criação de anúncios

O "Creative Assistant" usa a tecnologia de IA para oferecer sugestões baseadas em dados que podem melhorar o desempenho da sua campanha

Universidade para Influencers. Já pensou se a moda pega?

Universidade irlandesa oferecerá graduação em influência, veja como isso pode implicar dentro do mercado de marketing

ChatGPT pode navegar na Internet

ChatGPT agora pode pesquisar na web em tempo real

De acordo com a OpenAI, agora o ChatGPT não é mais limitado a dados de 2021 e fornecerá informações atualizadas e com links para as fontes

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.