trending topics:

Meta e BuzzFeed têm acordo de cerca de US$ 10 milhões para gerar conteúdo de criadores

A parceria marca a mais recente reiteração do relacionamento entre a editora digital e a gigante da mídia social

Recentemente, o The Wall Street Journal anunciou uma parceria entre a Meta — mãe do Facebook e Instagram — e o BuzzFeed — empresa de mídia digital americana que publica notícias, listas, quizzes, vídeos e outros tipos de conteúdo criativo —, que vale cerca de 10 milhões de dólares.

A ideia da parceria é trazer mais criadores para as plataformas da gigante da mídia social.

A parceria ocorre quando as duas empresas estão adotando a economia do criador, na qual os indivíduos constroem grandes audiências de mídia social postando vídeos e outros conteúdos e, muitas vezes, ganham dinheiro com publicidade ou patrocínios de marcas.

O BuzzFeed, como parte do acordo, aceitou ajudar a gerar conteúdo para os criadores de conteúdo das plataformas da Meta e treiná-los para aumentar sua presença online.

Dessa forma, a empresa ajuda os criadores a entender o que faz o conteúdo repercutir amplamente.

 

O contexto da parceria

A parceria marca a mais recente reiteração de um relacionamento de anos entre as empresas.

O BuzzFeed construiu seus negócios em grande parte com conteúdo que se tornou viral no Facebook, e o gigante da mídia social procurou regularmente o editor em busca de ajuda para explorar as tendências da cultura da Internet.

 

Influência do TikTok

Nos últimos anos, muitos criadores migraram para o TikTok. De acordo com a empresa de pesquisa eMarketer, a base global de usuários do TikTok cresceu 18% no ano passado, enquanto o Facebook quase estagnou e o Instagram cresceu 2,75%.

Crescimento global de usuários do tiktok, facebook e instagram

No ano passado, a empresa anunciou que pararia de pagar aos editores de notícias para apresentar seu conteúdo em sua guia Notícias e realocaria recursos para o crescimento de um negócio de criadores. A empresa lançou o Instagram Reels em 2020, em um esforço para competir com o TikTok.

Em consonância, o BuzzFeed, no início do ano passado, anunciou cortes em sua divisão de notícias enquanto buscava tornar o negócio lucrativo. Ao mesmo tempo, a empresa de mídia digital anunciou que duplicaria sua rede de criadores.

Como a Meta mudou periodicamente seu foco ao longo dos anos – dando prioridade a certos tipos de conteúdo nos feeds dos usuários – o BuzzFeed, como muitos editores, ajustou sua estratégia para garantir que continue atingindo um grande público.

 

Novos tempos, novos contratos

Em 2016, a Meta concordou em pagar US$ 50 milhões a vários editores,  incluindo o BuzzFeed, para criar conteúdo de vídeo ao vivo para a plataforma. A gigante da mídia social acabou descontinuando o programa quando sua abordagem de vídeo mudou.

Agora, há essa reiteração da parceria para a nova abordagem de criação de ambas as empresas, e o resultado disso veremos ao longo do tempo.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.