trending topics:

Parceria Shutterstock e OpenAI permitirá que você crie suas próprias imagens licenciadas

Depois de assinar contrato com a OpenAI, a Shutterstock lança kit de ferramentas de IA para criar imagens com base em prompts de texto

Ano passado a Shutterstock e a OpenAI anunciaram uma parceria para ajudar a desenvolver a plataforma de geração de imagens de inteligência artificial Dall-E 2 da OpenAI com bibliotecas da Shutterstock para treinar e alimentar o algoritmo. Nessa ocasião, a gigante de fotografia e mídia também deu a entender que em breve traria suas próprias ferramentas de IA generativas aos usuários. Cumprindo a promessa, agora os clientes da plataforma de design online Creative Flow da Shutterstock poderão criar imagens com base em prompts de texto , com tecnologia OpenAI e Dall-E 2.

Com esse novo recurso, de acordo com a Shutterstock, as imagens, logo após serem feitas, estarão prontas para licenciamento.

Isso é significativo, visto que um dos grandes concorrentes da Shutterstock, a Getty Images, está atualmente envolvido em um processo contra a Stability AI – fabricante de outro serviço de IA generativo chamado Stable Diffusion – por usar suas imagens para treinar sua IA sem a permissão da Getty ou dos detentores de direitos.

 

Shutterstock e a Inteligência Artificial

Além do contrato da Shutterstock com a OpenAI, a empresa também anunciou no início deste mês uma parceria com a Meta, que usará o banco de fotos, vídeos e músicas da Shutterstock e outras bibliotecas de mídia para alimentar e treinar suas ferramentas de IA. Podemos até mesmo esperar que ferramentas de IA mais generativas sejam lançadas como resultado.

O interessante é que, embora não se conheça os termos financeiros desses acordos com OpenAI, Meta ou outro parceiro, há um ponto final comercial claro com esses serviços. A aposta da Shutterstock parece ser que vale a pena entrar e se envolver com essas novas tecnologias e tentar construir um negócio em torno delas, em vez de ficar parado e deixar que essas ferramentas “passem por cima”.

No entanto, ainda não se sabe se a Shutterstock oferecerá uma diferenciação clara o suficiente e um ponto de venda exclusivo de outros que oferecem ferramentas de IA generativas para criar imagens de forma gratuita.

Claramente o licenciamento é um aspecto que será atraente, mas, a longo prazo, se todos forem construídos na mesma plataforma, o que diferenciará um do outro?

Mesmo que a empresa esteja se apresentando como um parceiro “ético” e se responsabilizando pelo pagamento dos artistas cujas imagens foram usadas para alimentar esses novos serviços, ainda saberemos se os artistas acharão se isso compensa em detrimento de eles receberem por fornecerem diretamente as próprias imagens.

De acordo com Paul Hennessy, CEO da Shutterstock:

A Shutterstock desenvolveu parcerias estratégicas nos últimos dois anos com os principais participantes do setor, como OpenAI, Meta e LG AI Research, para alimentar seus esforços de pesquisa de IA generativa, e agora podemos trazer recursos de IA generativos produzidos de forma exclusiva para nossos próprios clientes. Nossa plataforma generativa fácil de usar transformará a maneira como as pessoas contam suas histórias – você não precisa mais ser um especialista em design ou ter acesso a uma equipe criativa para criar um trabalho excepcional. Nossas ferramentas são construídas com base em uma abordagem ética e em uma biblioteca de ativos que representam o mundo diverso em que vivemos, e garantimos que os artistas cujas obras contribuíram para o desenvolvimento desses modelos sejam reconhecidos e recompensados.

Fonte: TechCrunch

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.