O fim das placas do YouTube está próximo? É essa a teoria que Caique Pereira explica em um vídeo no seu canal “Escola para YouTubers”, de que, em breve, será o fim das plaquinhas, pelo menos as de 100 mil inscritos.
Com a chegada dos Shorts, de acordo com Caique, muitos canais têm alcançado muito mais pessoas, o que os leva a alcançar altos números de inscritos em um período curto de tempo.
De acordo com o youtuber:
Eu fui na Brasil Game Show, eu tenho ido em eventosClique e veja os próximos Eventos de Marketing Digital... do YouTube Shorts aqui na Google de São Paulo, e eu tenho conhecido muitos criadores que há três, há seis meses, nunca tinham criado sequer conteúdo online audiovisual, em vídeo. E esses mesmos criadores que nunca tinham gravado nada nesse tempo, hoje, seis meses depois, já tem mais de 500 mil, 1 milhão, 2 milhões de inscritos.
Placa de 100 mil inscritos do YouTube Escola para Youtubers (Imagem:@ocaiquera)
Caique reforça que a plaquinha é uma forma de homenagear o grande marco de 100 mil inscritos. Contudo, se os criadores começarem a atingir esse marco tão depressa, isso deixa de fazer sentido para o YouTube, uma vez que o sistema de recompensa só funciona porque não há tantos criadores assim atingindo esses marcos altos.
Em seu vídeo, Caique Pereira ainda mostra que já começaram a modificar a plaquinha de 100 mil inscritos. Antes ela era de vidro e toda detalhada e, agora, é de madeira e reta, o que já aponta reduções de custo.
Placas de 100 mil inscritos, a antiga e a nova, respectivamente. (Imagem: Dica para Youtubers).
Prêmios separados para Shorts e para vídeos longos
Caique também levanta a seguinte questão: por que não separar as premiações? Quem alcançar o número de seguidores pelos Shorts ganha um tipo de bonificação, enquanto a dos vídeos longos permanece a mesma.
O Youtuber afirma que não funcionaria. Seria muito complicado para a empresa ficar olhando as métricas para ver se os inscritos vieram dos vídeos longos e não dos curtos. Além disso, geraria confusão entre os próprios criadores, já que a métrica não está aberta a todos.
Caique Pereira conclui o pensamento dizendo que, se ele fosse o YouTube, e os criadores estivessem atingindo o marco de 1 milhão, 2 milhões na maior rapidez, ele mudaria esse sistema, porque ficaria insustentável.
Será mesmo que as plaquinhas do YouTube vão ser extintas?
Bom, independentemente se você acredita ou não na possibilidade de ser o fim das plaquinhas, é inegável que os Shorts só vêm crescendo no YouTube e eles estão investindo pesado para que cresça ainda mais.
Há diversos incentivos para que os criadores que já têm vídeos longos no canal, também utilizem a plataforma de vídeos curtos.
Ou seja, utilizar o YouTube Shorts pode ser uma ótima maneira de você crescer de maneira acelerada.
Confira o vídeo de Caique Pereira na íntegra: