trending topics:

Por que o mercado digital de infoprodutos está vendendo menos?

Especialista aponta fatores que contribuem para os altos e baixos da economia e dá receita de como driblar os desafios do mercado

Depois de um período de alta expansão, impulsionado pela pandemia, o mercado digital e, mais especificamente, o de infoprodutos têm sofrido uma desaceleração gradativa, em comparação com os últimos anos.

Em 2020, quando a pandemia tomou conta do mundo, o número de pessoas que passaram a buscar capacitações online apresentou um crescimento exponencial de 200%, nos seis primeiros meses do ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo dados do Sebrae-SP.

Em se tratando de uma avaliação dos negócios digitais, em geral, cerca de R$ 161 bilhões foram movimentados em vendas pela internet, somente em 2021, o que representa uma alta recorde de 27% em relação ao ano anterior.

Apesar do constante crescimento do mercado digital, o cenário sofre expressivas mudanças com o fim das restrições causadas pela pandemia e a retomada das atividades da população. Além disso, outros fatores devem contribuir para a diminuição do desempenho das vendas online em 2022.

 

O que dizem os especialistas

Atualmente, as vendas online vêm apresentando queda mês a mês, diferentemente do que ocorreu nos últimos dois anos. Com isso, os profissionais do mercado digital têm precisado dobrar seus esforços para manter os resultados positivos de seus negócios.

Apesar de todo o empenho em aumentar as vendas das empresas, o momento atual não parece contribuir com o resultado dos empreendedores digitais, já que o ano de 2022 conta com importantes eventos, que podem interferir nas movimentações comerciais das corporações como um todo.

Para Mateus Dias, especialista em neuromarketing, a grande maioria das pessoas está vendo seu lucro diminuir, enquanto investem, cada vez mais, em tráfego pago. Apesar dos atuais desafios, Dias acredita que os resultados podem ser revertidos a partir da análise de dados importantes sobre o comportamento do cliente.

 

Sazonalidade, eventos importantes e recesso econômico

Segundo Dias, os infoprodutores precisam considerar a sazonalidade, os eventos importantes do ano, como as eleições e a Copa do Mundo, o recesso econômico global, além de algumas informações básicas, que constam no histórico de vendas de seus produtos digitais. Por exemplo:

  • Qual o meu melhor mês?
  • Quais os meus melhores dias da semana?
  • Qual o meu melhor horário?

Diante da combinação de todas essas informações, Mateus Dias sugere que os profissionais devem aumentar o orçamento das campanhas, considerando os dados de vendas obtidas anteriormente. Os resultados da pesquisa também deverão ser levados em conta quando planejar as publicações de posts nas redes sociais.

Vale ressaltar que o aumento dos custos dos anúncios digitais é mais um fator que tem desafiado os profissionais do marketing diariamente. Conforme crescem os investimentos em publicidade na internet, mais caros ficam os custos de CPM e CPC, de acordo com a lei da oferta x demanda.

As vendas pela internet tendem, ao longo do tempo, a crescer mais. Mais pessoas e empresas entram para a internet e isso significa que os custos também vão subir, portanto, vai aumentar o quanto iremos vender, mas também vai subir o nosso custo, então é preciso se planejar para isso – completa Dias.

Embora 2020 tenha sido um ano fora da curva, o mercado digital deverá continuar em expansão nos próximos anos. Assim como em qualquer outro negócio, serão sempre necessários planejamento e previsibilidade para enfrentar os desafios do mercado e os altos e baixos da economia do país.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.