trending topics:

Sabrina Nunes, da Francisca Joias, dá dicas de como precificar bem na Black Friday

Equilibrar as qualidades do produto com boas estratégias de preço é essencial para vender com lucratividade na data.

Falta pouco para a Black Friday 2022! Neste ano, um dos dias mais aguardados pelos lojistas e consumidores acontece na véspera do primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo.

Mas os grandes eventos não param por aí. O Natal e o Ano Novo já estão às portas, em dezembro. Por este motivo, muitas pessoas aproveitam o 25 de novembro para adquirir produtos que atendam todas as festividades.

Segundo uma pesquisa da Ecglobal, 76% dos entrevistados têm a intenção de realizar uma compra na data.

E nada de Black Fraude! O levantamento mostrou que o público está atento às falsas ofertas e custos de frete. Para tanto, utilizam páginas de comparação de custo.

Preço baixo, custo-benefício, qualidade e frete entram em campo como os principais fatores levados em consideração para fechar o checkout.

Você já escalou as promoções campeãs para que os clientes vibrem com as celebrações e com preços incríveis?

Se ainda está em dúvida de quais produtos escolher para o evento e como precificá-los, fique atento às dicas de Sabrina Nunes, da Francisca Jóias, sobre como conciliar valores atraentes e a alta lucratividade para o seu negócio.

 

Não desvalorize seu produto

Grandes descontos chamam a atenção dos consumidores, porém, é necessário estabelecer um limite para a oferta. O preço alto pode fazer com que os clientes optem por outra marca, mas valores baixos também podem desvalorizar sua empresa e trazer prejuízos.

Não adianta estabelecer 50% de desconto em vários itens, se o retorno não acompanhar os gastos e demais taxas investidas no processo de aquisição da mercadoria.

Para encontrar o equilíbrio, avalie os custos de cada peça com matéria-prima, fornecedor, estoque, impostos, comissão por venda e divulgação.

Outra sugestão, é observar as quantias praticadas pela concorrência e achar um meio-termo para estabelecer suas ofertas. No cenário econômico atual e com menos dinheiro no bolso, o consumidor tende a ficar mais criterioso na hora de bater o martelo e definir quem conquistará sua preferência.

 


Precificação individual e controle de estoque

Qual é o seu objetivo: queimar o estoque ou atrair novos clientes? Os preços devem se adequar de acordo com a finalidade do produto. Logo, colocar uma mesma porcentagem de descontos para todos não é uma boa ideia.

A estratégia deve comandar a delimitação das ofertas.

Conhecer a elasticidade das mercadorias também é essencial. Conforme o Precifica, existem mercadorias que tem um potencial sensível ao preço, ou seja, podem exigir maior demanda e, talvez, o varejista não tenha planejado um estoque mais amplo. Em contrapartida, o acúmulo de itens que não possuem tanta saída pode fazer o fluxo de vendas estagnar.

Caso queira ampliar seu abastecimento antes da Black Friday, tente negociar com seus fornecedores com antecedência para garantir preços mais razoáveis. Com a alta demanda da data, os valores podem subir.

 

Analise a sua curva ABC

A curva ABC é um sistema de classificação de informações para escalar os itens de maior importância ou impacto. Sabrina Nunes os separa entre os que mais vendem, os que vendem e os que não vendem.

Para entender melhor, confira alguns parâmetros que norteiam a curva ABC com base em importância, valor ou quantidade, em um determinado período de tempo, segundo a Endeavor:

  • Classe A: Correspondem a 20% do total do estoque (demanda de 65%);
  • Classe B: Equivalem a 30% do total do estoque (demanda de 25%)
  • Classe C: Chegam a 50% do total do estoque (demanda de 10%).

É válido ressaltar que os números citados não são uma regra fixa, podendo variar de acordo com cada tipo de empreendimento.

 

Fique de olho na entrega

Negócio fechado? Agora é o momento de pensar em como o produto irá chegar nas mãos do consumidor, que está cada vez mais exigente em relação à velocidade de entrega.

Uma ideia é criar uma seção de itens com a proposta de entrega relâmpago, por exemplo.

Mas é preciso ser realista. Não prometa prazos que sejam possíveis de cumprir e observe o valor que este tipo de serviço vai custar na hora de selecionar os bens e empregar os descontos.

 

Um dia para construir uma história

Apesar de ser uma ação que acontece em curto espaço de tempo, a Black Friday pode ser sua chance de cativar clientes para toda vida útil do seu negócio. Por isso, é fundamental estabelecer uma relação de confiança entre ambos os lados.

Com boas estratégias, desfaça o estigma da “metade do dobro” , oferecendo um serviço de qualidade, justo e empático do check-in ao checkout da sua venda.

 

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.