Sabrina Nunes, da Francisca Joias, dá dicas de como precificar bem na Black Friday

Equilibrar as qualidades do produto com boas estratégias de preço é essencial para vender com lucratividade na data.

Falta pouco para a Black Friday 2022! Neste ano, um dos dias mais aguardados pelos lojistas e consumidores acontece na véspera do primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo.

Mas os grandes eventos não param por aí. O Natal e o Ano Novo já estão às portas, em dezembro. Por este motivo, muitas pessoas aproveitam o 25 de novembro para adquirir produtos que atendam todas as festividades.

Segundo uma pesquisa da Ecglobal, 76% dos entrevistados têm a intenção de realizar uma compra na data.

E nada de Black Fraude! O levantamento mostrou que o público está atento às falsas ofertas e custos de frete. Para tanto, utilizam páginas de comparação de custo.

Preço baixo, custo-benefício, qualidade e frete entram em campo como os principais fatores levados em consideração para fechar o checkout.

Você já escalou as promoções campeãs para que os clientes vibrem com as celebrações e com preços incríveis?

Se ainda está em dúvida de quais produtos escolher para o evento e como precificá-los, fique atento às dicas de Sabrina Nunes, da Francisca Jóias, sobre como conciliar valores atraentes e a alta lucratividade para o seu negócio.

 

Não desvalorize seu produto

Grandes descontos chamam a atenção dos consumidores, porém, é necessário estabelecer um limite para a oferta. O preço alto pode fazer com que os clientes optem por outra marca, mas valores baixos também podem desvalorizar sua empresa e trazer prejuízos.

Não adianta estabelecer 50% de desconto em vários itens, se o retorno não acompanhar os gastos e demais taxas investidas no processo de aquisição da mercadoria.

Para encontrar o equilíbrio, avalie os custos de cada peça com matéria-prima, fornecedor, estoque, impostos, comissão por venda e divulgação.

Outra sugestão, é observar as quantias praticadas pela concorrência e achar um meio-termo para estabelecer suas ofertas. No cenário econômico atual e com menos dinheiro no bolso, o consumidor tende a ficar mais criterioso na hora de bater o martelo e definir quem conquistará sua preferência.

 


Precificação individual e controle de estoque

Qual é o seu objetivo: queimar o estoque ou atrair novos clientes? Os preços devem se adequar de acordo com a finalidade do produto. Logo, colocar uma mesma porcentagem de descontos para todos não é uma boa ideia.

A estratégia deve comandar a delimitação das ofertas.

Conhecer a elasticidade das mercadorias também é essencial. Conforme o Precifica, existem mercadorias que tem um potencial sensível ao preço, ou seja, podem exigir maior demanda e, talvez, o varejista não tenha planejado um estoque mais amplo. Em contrapartida, o acúmulo de itens que não possuem tanta saída pode fazer o fluxo de vendas estagnar.

Caso queira ampliar seu abastecimento antes da Black Friday, tente negociar com seus fornecedores com antecedência para garantir preços mais razoáveis. Com a alta demanda da data, os valores podem subir.

 

Analise a sua curva ABC

A curva ABC é um sistema de classificação de informações para escalar os itens de maior importância ou impacto. Sabrina Nunes os separa entre os que mais vendem, os que vendem e os que não vendem.

Para entender melhor, confira alguns parâmetros que norteiam a curva ABC com base em importância, valor ou quantidade, em um determinado período de tempo, segundo a Endeavor:

  • Classe A: Correspondem a 20% do total do estoque (demanda de 65%);
  • Classe B: Equivalem a 30% do total do estoque (demanda de 25%)
  • Classe C: Chegam a 50% do total do estoque (demanda de 10%).

É válido ressaltar que os números citados não são uma regra fixa, podendo variar de acordo com cada tipo de empreendimento.

 

Fique de olho na entrega

Negócio fechado? Agora é o momento de pensar em como o produto irá chegar nas mãos do consumidor, que está cada vez mais exigente em relação à velocidade de entrega.

Uma ideia é criar uma seção de itens com a proposta de entrega relâmpago, por exemplo.

Mas é preciso ser realista. Não prometa prazos que sejam possíveis de cumprir e observe o valor que este tipo de serviço vai custar na hora de selecionar os bens e empregar os descontos.

 

Um dia para construir uma história

Apesar de ser uma ação que acontece em curto espaço de tempo, a Black Friday pode ser sua chance de cativar clientes para toda vida útil do seu negócio. Por isso, é fundamental estabelecer uma relação de confiança entre ambos os lados.

Com boas estratégias, desfaça o estigma da “metade do dobro” , oferecendo um serviço de qualidade, justo e empático do check-in ao checkout da sua venda.

 

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Jon loomer formulário de leads

Você está restringindo seus formulários de leads nos anúncios da Meta?

Jon Loomer fala sobre configuração simples que pode estar limitando os leads que você obtém dos formulários de leads da Meta

TikTok Reels Shorts

TikTok ainda lidera o ranking de vídeos curtos, mas os Reels não ficam muito atrás

De acordo com estudo, TikTok supera o Reels e os Shorts em engajamento de usuários, enquanto o Reels lidera em tempo de exibição

WhatsApp

WhatsApp está lançando um recurso de compartilhamento de tela

A Meta está testando o recurso em dispositivos Android, permitindo que os usuários compartilhem suas telas em suas ligações

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.