trending topics:

YouTuber compartilha experiência com a monetização dos Shorts: “É 2x melhor que o TikTok”

YouTubers compartilham resultados do primeiro mês de monetização de shorts e fazem comparações com a monetização do TikTok e da Meta

No mês passado, o YouTube lançou seu tão esperado programa de compartilhamento de receita de Shorts, que basicamente reúne toda a receita gerada por meio de anúncios de Shorts e redistribui cerca de metade desse dinheiro para os principais criadores de Shorts, com base na contagem de visualizações, qualificação etc.

YouTube video

O modelo de financiamento do YouTube Shorts é mais sustentável e justo do que outros programas de fundos para criadores em outras plataformas de vídeos curtos.

Esses programas frequentemente causam frustração nos criadores devido a pagamentos inconsistentes e redução na parcela de um valor estático conforme mais criadores se juntam à plataforma.

 

Há descontentamento com o programa?

Esse modelo de financiamento mais adaptável do YouTube parece ser um caminho melhor a seguir, com pagamentos proporcionais e com base no desempenho dos vídeos.

No entanto, alguns criadores, entre eles Zach King, compartilharam ideias sobre os pagamentos que receberam neste primeiro mês do novo sistema de financiamento dos Shorts.

O primeiro mês oficial do programa #YoutubeShorts terminou, aqui estão meus números. Para contextualizar, isso é cerca de 2x melhor do que a monetização do TokTok. E infinitamente melhor do que a monetização do IG.”

Apesar de gerar 196 milhões de visualizações com seus clipes de Shorts no primeiro mês do programa, King levou para casa apenas US$ 2.918 em divisão de receita.

Os resultados de King são inferiores a US$ 0,02 RPM, mas alguns outros criadores de Shorts relataram ter visto $ 0,04 RPM. O que ainda não é ótimo, mas é um pouco melhor.

Porém, novamente, como observa King, ainda é melhor do que o Creator Fund do TikTok e melhor do que as atuais ofertas de monetização do Instagram para Reels.

King observa ainda que há benefícios expandidos no Shorts, em relação à exposição e construção da marca, em oposição à monetização direta.

Quando vejo quase 197 milhões de visualizações em um mês, não vejo o pagamento que recebo da plataforma, vejo a exposição e qual foi meu CPM e custo para obter essas visualizações.

No momento, é um custo extremamente baixo em comparação com a exposição, e é por isso que não se trata de pagamento, mas de construção de marca.

Meu palpite é que a monetização do YT aumentará lentamente ao longo dos anos e favorecerá os criadores, mas a exposição e números como esse serão mais difíceis de alcançar.

 

A proposta do YouTube para vídeos curtos

Essa é a principal proposta de valor do YouTube na batalha dos vídeos curtos – o YouTube paga bilhões aos criadores todos os anos por meio do Programa de parceria do YouTube, e os Shorts podem atuar como um elemento complementar que pode gerar interesse em seu canal principal da plataforma.

Portanto, o potencial de monetização combinado do aplicativo é muito maior do que qualquer outra plataforma está perto de alcançar.

Ainda é cedo e, como observa King, o YouTube provavelmente melhorará seus modelos de monetização de formato curto, já que parece superar os aplicativos concorrentes.

Mas mesmo sem aprimoramentos, as oportunidades de monetização no YouTube são mais significativas e serão necessárias grandes mudanças no TikTok ou no Meta para alcançá-las.

Mas ainda não há um caminho direto para ganhar milhões com clipes curtos.

Fonte: Social Media Today

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.