trending topics:

Saiba quanto dinheiro o Tiktok, Insta e YouTube estão pagando para os criadores

O site Digiday realizou um levantamento sobre quanto as principais plataformas on-line pagam aos produtores, e valores podem variar muito.

Mais do que espaços para a interação entre as pessoas, palcos.

As redes sociais se tornaram fontes para o entretenimento. E para que existam os espetáculos os artistas são necessários.

Influencers que, à luz dos ring lights, apresentam suas criações em várias formas de conteúdo, aos aplausos dos likes e visualizações.

Porém, para além do glamour e reconhecimento do público, há um trabalho árduo que precisa trazer retorno financeiro.

São horas dedicadas à elaboração de roteiros, gastos com equipamentos para gravação e edição, estudos de métricas e um olhar sempre alerta às tendências do mercado, que pode mudar na velocidade de um clique.

E quem banca tudo isso? As big techs, que “alugam” suas estruturas e algoritmos para que as histórias do cotidiano ganhem vida nas telas digitais.

Nesse cenário de troca entre as empresas e os criadores, o acerto justo dos valores entre ambas as partes é o que faz o show continuar.

 

O valor da influência

O Digiday realizou um levantamento sobre quanto as principais plataformas on-line pagam aos produtores. Confira:

TikTok

O mestre dos vídeos curtos divide metade da receita de anúncios com criadores aprovados (com 100 mil seguidores ou mais), através do programa TikTok Pulse, lançado em maio.

YouTube

Com a explosão do TikTok, o YouTube divulgou que vai compartilhar uma parte dos lucros com ads em Shorts, a partir de janeiro de 2023.

Quem optar pelo formato terá uma participação de 45% na arrecadação, enquanto os que investem nos vídeos longos permanecem recebendo 50%.

Meta (Instagram e Facebook)

Anteriormente, o Instagram cedia 55% dos rendimentos em anúncios in-stream (quando a publicidade aparece antes, durante ou depois do vídeo).

No entanto, em fevereiro deste ano, a Meta parou de financiar este modelo, mudando o foco para o Reels.

Assim, apenas o Facebook permanece com a dinâmica de pagamento para os ads in-stream e Facebook Reels.

Snapchat

O aplicativo não divulga a porcentagem que reparte com os colaboradores.

Mas, segundo a Variety, a rede social desembolsou mais de US$ 250 milhões para mais de 12.000 pessoas, pela iniciativa Snapchat Spotlight, em 2021.

Twitch

Após passar recentemente por apuros, a plataforma anunciou que os melhores desempenhos continuarão a receber uma taxa premium na proporção de 70 por 30, mas somente nos primeiros US$ 100.000. Acima desse montante, o padrão será de 50 para 50.

A decisão foi recebida com crítica pelos criadores, que questionaram as enormes quantias de dinheiro aplicadas no line-up de celebridades da Twitch Con (convenção de games e transmissões ao vivo).

 


Creators e sua luta em um cenário instável

O universo dos negócios on-line não se restringe aos pixels e pode ser instável, podendo ser moldado por questões globais e pela própria natureza fugaz da web.

Nela, tudo está em constante movimento e as empresas precisam adaptar suas práticas com frequência para não perder público e, consequentemente, dinheiro.

Os creators estão familiarizados com este contexto.

Entretanto, a falta de clareza das corporações em relação ao compartilhamento das receitas e a luta delas “com o que vem a seguir” afeta o planejamento financeiro a longo prazo dos profissionais que têm o digital como ganha pão.

A ascensão e queda do Take Vine, do Twitter, representa a insegurança enfrentada no mercado.

O aplicativo, que permitia o compartilhamento de videoclipes em loop de seis segundos, foi lançado em 2012.

Em 2016, as atividades foram encerradas porque o Vine não conseguia dar suporte aos criadores de conteúdo, devido ao aumento da concorrência, falta de monetização e opções de publicidade.

Depois do acontecimento, várias pessoas que atrelaram sua carreira ao app tiveram que recomeçar do zero.

Diante das peculiaridades de trabalhar com o digital, empresas e profissionais devem buscar conciliar seus interesses, através do diálogo aberto e da precaução.

O equilíbrio está em não colocar todos os lucros do hoje contra a longevidade e o futuro de amanhã.

Fonte: Digiday

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.