O Google Ads começou o ano causando dor de cabeça e desconfiança dos anunciantes digitais. É que no dia 4 de janeiro, a plataforma enviou um comunicado sobre as mudanças nas recomendações de palavras-chave redundantes, implementadas anteriormente pelos usuários.
Isso significa que a big tech passará a remover as recomendações de palavras-chave redundantes, ou seja, o mesmo tipo de correspondência as quais aparecem para as consultas em um grupo de anúncio. As mudanças têm gerado controvérsias e opiniões opostas entre os anunciantes.
De um lado estão os que aceitariam implementar as recomendações do Google Ads, pensando no benefício geral de ter uma palavra-chave em um tipo de correspondência exibido para a maioria dos termos. Do outro, se apresentam os profissionais irritados com a situação.
Outro movimento irritante. No mínimo, eles devem remover todas as contas dessa configuração e fazer com que as pessoas optem novamente se quiserem (não o farão) – tuitou Shaun Elley, um especialistaClique e conheça a história dos grandes nomes do Marketing... em marketing digital.
Apesar da repercussão majoritariamente negativa gerada pelas mudanças, o Google afirma que a novidade de recomendação “não afeta negativamente seu desempenho”. Porém, a gigante da tecnologia não forneceu fatos ou dados que comprovem a afirmação.
O que mudou no Google Ads
No dia 4 de janeiro, os anunciantes digitais acordaram com um e-mail um tanto intrigante, enviado pelo Google. O comunicado descreve as mudanças em sua política de palavras-chave redundantes, sugerindo que esses termos sejam removidos para os mesmos grupos de anúncios.
A notificação já pode ser visualizada no canto superior direito do painel de anúncios, porém, a partir de 19 de janeiro, a recomendação poderá incluir palavras em diferentes tipos de correspondência. De acordo com uma publicação do portal Search Engine Land:
Agora, o Google começará a remover frases redundantes e palavras-chave de correspondência exata em favor de palavras-chaves amplas.
O comunicado enviado pelo Google Ads dizia o seguinte:
O que está mudando?
Atualmente, a recomendação “Remover palavras-chave redundantes” sugere palavras-chave redundantes nos mesmos grupos de anúncios, destino, estratégia de lances e tipo de correspondência. A partir de 19 de janeiro, a recomendação pode incluir palavras-chave em diferentes tipos de correspondência. Para visualizar relatórios de tipo de correspondência, clique em ‘Segmentar’ no relatório ‘Palavras-chave de pesquisa’ e escolha ‘Tipo de correspondência de termos de pesquisa’. Você pode saber mais sobre essa recomendação em nossa Central de Ajuda.
Por que estamos fazendo esta atualização?
Palavras-chave redundantes são equivalentes a palavras-chave de alto desempenho ou palavras-chave em tipos de correspondência mais amplos. Remover essas palavras-chave redundantes e consolidar suas palavras-chave nos tipos de correspondência ajudará você a gerenciar sua conta com mais facilidade. Ele não afeta negativamente seu desempenho e ainda permite que seus anúncios sejam exibidos nas mesmas pesquisas.
Como um exemplo de como isso funcionaria, se seu grupo de anúncios tiver a palavra-chave de correspondência de frase “chapéus femininos” e a palavra-chave de correspondência ampla chapéus femininos, recomendamos que você remova a palavra-chave de correspondência de frase, pois a palavra-chave de correspondência ampla chapéus femininos cobre todas as pesquisas de “chapéus feminino”.
Recomendações dos especialistas
Especialistas afirmam que a novidade anunciada pelo Google é mais uma tentativa de mudar apenas as palavras-chave de correspondência ampla, portanto, as empresas só devem fazer a alteração se tiverem testado e determinado que esses termos funcionam melhor para seus anúncios.
Certifique-se disso para, então, decidir se irá ativar a aplicação automática ou não. O ideal é dedicar alguns minutos para checar as configurações da sua conta no Google Ads, desativar qualquer recomendação questionável e garantir que a plataforma esteja fazendo exatamente o que você deseja que faça.
Mesmo que você opte por aceitar as recomendações do Google Ads, ainda assim será necessário implementar qualquer trabalho executado pela plataforma. Além disso, também será possível reavaliar as recomendações aplicadas automaticamente, alterando as configurações de forma manual.
Como desativar a ‘remoção de palavras-chave redundantes’
No mesmo comunicado enviado em 4 de janeiro, o próprio Google explicou como a recomendação pode ser desativada. Confira abaixo:
No Editor:
- Navegue até a seção ‘Gerenciar’ e procure por ‘Recomendações’;
- Selecione ‘Aplicar automaticamente’;
- Clique na recomendação ‘Remover palavras-chave redundantes’;
- Clique em Desativar;
- Postar alterações.
No front-end do Google Ads:
Você pode desativar as recomendações aplicadas automaticamente a qualquer momento e em qualquer uma destas guias:
A guia ‘Gerenciar’
- Desmarque a recomendação ‘Remover palavras-chave redundantes’;
- Clique em Salvar.
A guia ‘Histórico’
- Clique na recomendação ‘Remover palavras-chave redundantes’;
- Clique em Desativar.
Por fim, os especialistas ressaltam que, se as recomendações aplicadas anteriormente, agora, podem ser alteradas, os anunciantes devem ter muita cautela na hora de aplicar as recomendações do Google Ads, já que ela poderá ser modificada novamente no futuro.