trending topics:

Quantas denúncias precisa? Descubra como é o processo de exclusão de um Instagram

A plataforma utiliza um sistema de revisão de conteúdos para identificar as denúncias, com a ajuda de humanos e máquinas.

Recentemente, o Instagram apresentou um bug, que suspendeu e reduziu a quantidade de seguidores de milhares de pessoas, repentinamente.

Até o problema atingir uma escala global e a Meta se pronunciar, os usuários ficaram confusos sobre o que poderia ter causado os banimentos.

Mas, para além de um problema interno, o que pode gerar a exclusão de um perfil na rede social? Após quantas denúncias uma conta é excluída?

Se você está procurando por um número específico, ele não existe.

A plataforma trabalha com um sistema de revisão de conteúdos para definir se vai ou não limitar o acesso de alguém. Logo, uma única denúncia pode bastar para desativar um perfil, ao passo que várias acusações infundadas podem não ser levadas em consideração para a ação.

 

A revisão de denúncias no Instagram

Atualmente, humanos e máquinas trabalham juntos para validar as denúncias que são reportadas no Instagram diariamente.

Mas a logística nem sempre foi assim. Quando as revisões começaram, há mais de uma década, no Facebook, equipes de pessoas eram contratadas para analisar se as publicações relatadas eram ou não apropriadas.

Se violassem as regras, a remoção manual era realizada, segundo o Byte.

Porém, muitos aspectos mudaram desde então. Mark Zuckerberg adquiriu o Instagram e o WhatsApp (criando a Meta) e a quantidade de dados para análise cresceu exponencialmente, o que tornou a mediação exclusivamente humana inviável.

Para dar conta do grande volume de informações, a tecnologia também entrou em ação e três frentes são desenvolvidas para identificar as denúncias:

 

Detecção Proativa

Por meio de uma inteligência artificial (IA), o algoritmo faz uma varredura geral pelo Instagram em busca de violações de qualquer tipo, sem depender de denúncias para agir.

O bot tende a ser mais rápido e preciso do que um usuário para identificar materiais nocivos e impedir que sejam visualizados por centenas ou milhares de pessoas.

 

Automação

A IA ajuda a escalar o serviço dos moderadores. Se há uma infração evidente, o post é suspenso e removido, permitindo que o usuário afetado possa recorrer.

Casos de denúncias idênticas, repetidas ou que sigam algum padrão, são automaticamente bloqueadas.

O diagnóstico humano intervém quando a IA não tem critérios suficientes para resolver a questão com precisão e uma perícia maior é necessária para entender o contexto e as nuances de uma situação específica.

A Meta destaca que a automação assumiu um papel importante durante a pandemia da Covid-19, quando a força de trabalho para a revisão foi reduzida e amplamente remota.

 

Priorização

Os itens são classificados por prioridade e não por cronologia. Um conteúdo considerado grave vai ser julgado primeiro do que outro que tenha acabado de chegar e seja menos danoso, por exemplo.

Para decidir o que passa na frente, fatores como o potencial de viralizar, gravidade de dano e probabilidade de violação são levados em conta.

Se a IA tem quase certeza de que o material está indo contra as regras, a remoção está liberada. Se ainda restar alguma dúvida, os revisores são acionados.

Em cenários mais complexos como bullying e “cancelamentos on-line”, a competência humana é aplicada, uma vez que é preciso entender as particularidades do caso e seus desdobramentos como um todo.

 


Como a inteligência artificial sabe o que é certo ou errado?

Com tantas decisões para tomar, é normal questionar o que os bots têm como base para liberar ou suspender uma publicação e até mesmo um perfil.

A resposta está na quantidade enorme de dados que são processados constantemente pelas máquinas.

A partir de um determinado ponto, a inteligência artificial começa a mapear padrões de comportamento do usuário. Se existe o descumprimento recorrente de regras por alguém, seus posts já ficam na mira da IA, como explica o Byte.

A movimentação atípica no Instagram também chama a atenção para algo errado. Se muitas pessoas estão denunciando um perfil em um curto espaço de tempo, o sistema fica em alerta.

 

O que é considerado violação no Instagram?

Humano ou computador, ambos seguem os Termos de Uso e as Diretrizes da Comunidade do Instagram para se orientar em relação às denúncias.

A lista do que é permitido ou não fazer é extensa, mas fique atento aos principais pontos para não perder seu acesso na rede social.

 

Se passar por outra pessoa ou fornecer informações imprecisas

Você precisa revelar sua identidade real? Não. Entretanto, fornecer informações atualizadas (que podem incluir dados pessoais) é necessário.

Mas criar um perfil fake, se passando por alguém, sem a ordem expressa da pessoa é uma infração punível com o banimento.

 

Comprar um perfil

Isso inclui tentativas de comprar, vender ou transferir qualquer elemento da sua conta (incluindo seu nome de usuário), solicitar, coletar ou usar credenciais de login, selos ou apropriar-se indevidamente de tokens de acesso.

 

Apologia ao crime e discurso de ódio

O Instagram faz questão de deixar claro que não é um lugar para apoiar nem exaltar terrorismo, crime ou grupos organizados de propagação de ódio.

A tolerância é zero quando se trata de compartilhar conteúdo sexual que envolva menores de idade ou ameaçar publicar imagens íntimas de outras pessoas.

Entre as proibições estão incentivar a violência ou atacar alguém com base em raça, etnia, nacionalidade, sexo, gênero, identidade de gênero, orientação sexual e religião, por exemplo.

Quando um discurso de ódio for compartilhado como uma forma de confrontá-lo ou de conscientização, o compartilhamento pode ser permitido. Nesses casos, a plataforma pede que as intenções sejam expressadas claramente para evitar equívocos.

Conforme o Instagram, os Termos e Diretrizes abrangem os compromissos necessários para fornecer um serviço seguro, inclusivo e inovador.

Para quem não deseja aceitar as propostas do aplicativo, a mensagem é direta: o usuário poderá sempre baixar seus dados e excluir sua conta.

 

Como recuperar uma conta no Instagram

Mesmo com o amplo investimento humano e tecnológico do Instagram, o sistema de revisão de conteúdos não é infalível.

Em casos de remoção por engano, há chances de recuperação.

Veja como resgatar uma conta no Instagram:

YouTube video

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.