O recurso de formato curto e rival do TikTok, o Reels, já representa mais de 20% do tempo que as pessoas gastam no Instagram, de acordo com a Meta. A empresa também afirma que vídeos em geral representam mais de 50% do tempo que os usuários passam no Facebook, além de os Reels também estarem performando bem nesta plataforma.
Mark Zuckerberg, CEO da Meta, disse que, embora os Reels ainda não monetizem tão bem quanto os Stories, a empresa está em busca de melhorar isso no futuro. Afinal, os Stories, no início, também não monetizavam bem e eles conseguiram melhorar isso.
Zuckerberg destaca, também, que, embora esteja vendo um aumento no formato de vídeo curto, também está vendo uma grande mudança no avanço das recomendações de inteligência artificial (IA) e, por isso, eles estão investindo em recomendações pela IA.
Ser capaz de recomendar com precisão o conteúdo de todo o universo que você não segue diretamente desbloqueia uma grande quantidade de vídeos e postagens interessantes e úteis que você poderia ter perdido. A IA que estamos construindo não é apenas um sistema de recomendação para vídeos curtos, mas um mecanismo de descoberta que pode mostrar todo o conteúdo mais interessante que as pessoas compartilharam em nossos sistemas.
Meta vs. TikTok
O poderoso algoritmo de recomendação do TikTok é uma das razões por trás de sua imensa popularidade, e é por isso que faz sentido que a Meta se concentre em aprimorar seus próprios sistemas de recomendação, para que as pessoas interajam mais com os Reels e, por sua vez, passem menos tempo no “aplicativo vizinho”.
A Meta tem se esforçado bastante para aprimorar os Reels, mesmo sendo duramente atacado por essas mudanças muito radicais dos formatos de foto para vídeos, incluindo até mesmo novas ferramentas que se parecem muito com o TikTok.
A tendência é que, com o tempo, os Reels ocupem muito mais do que 20% do tempo que as pessoas gastam no aplicativo, uma vez que o formato está sendo claramente incentivado pela Meta para que os criadores o utilizem.
De acordo com Adam Mosseri, chefe do Instagram:
O feed pode ser, e até certo ponto é, um lugar para descobrir coisas para conversar com seus amigos. Com o Reels, estamos vendo isso acontecer muito. Os Reels estão inspirando muitas conversas – as pessoas apenas enviam vídeos engraçados para seus amigos que descobriram no feed.
Para os que produzem conteúdo no Instagram, vale a pena inserir o formato de vídeo curto em sua estratégia, tendo em vista que só tende a crescer e ganhar cada vez mais incentivos da plataforma.