Relatório do TikTok mostra a influência da rede nas compras e traz dicas para vender mais

Pesquisa realizada em parceria com a Material aponta que usuários da rede chinesa ficam mais felizes quando compram pelo aplicativo

Com a proximidade do fim de ano, as empresas começam a se movimentar para bater as metas de vendas online, que já movimentaram cerca de R$ 161 bilhões, em 2021, segundo dados da Neotrust.

Quando olhamos para o cenário digital, vemos diversas possibilidades de promover marcas e impulsionar suas vendas. As redes sociais, por exemplo, têm sido um dos meios bastante utilizados para a efetivação de compras na internet.

O TikTok, em parceria com a Material, fizeram uma pesquisa para entender a participação da rede social chinesa na jornada de compra do consumidor online. Através do shoppertainment, algo que a rede chinesa já faz muito bem, a plataforma é considerada uma grande potência para comércio in-stream.

 

Pessoas compram online pois é conveniente e rápido

De um modo geral, as vendas pela internet têm sido motivadas por dois importantes fatores, os quais geram benefícios aos consumidores: a conveniência, representada por 30% dos compradores online, e pela velocidade, para 41% dos participantes da pesquisa feita pelo TikTok.

Apesar do comércio nas redes sociais ainda estar no início de sua popularização, a prática tem proporcionado maior satisfação aos usuários e promovido um aumento na probabilidade de os consumidores adquirirem produtos de forma imediata, diferentemente de quando realizam compras em outros marketplaces online.

 

Fenômeno do shoppertainment

A criatividade aliada ao planejamento estratégico de marketing, são alguns dos recursos que podem ajudar a sua marca a obter ótimos resultados, não apenas durante as festividades de fim de ano, mas no ano todo.

Já é comum que usuários do TikTok, por exemplo, utilizem a rede social para descobrirem produtos, lugares e até dados para algum tipo de análise que desejam fazer. O estudo feito pela rede chinesa apontou uma tendência real no uso da plataforma para a efetivação de compras no aplicativo.

A eficácia dos algoritmos do TikTok, tem promovido satisfação aos seus usuários, inclusive quando decidem adquirir produtos através da plataforma. Segundo o estudo do TikTok, 21% dos perfis consideram comprar pela rede social porque os produtos são para eles.

A capacidade de oferecer meios personalizados de descobrir produtos ou serviços, faz do TikTok um potencial agregador para a jornada de compra dos usuários, promovendo, ainda, interações criativas e autênticas.

 


Como vender no TikTok?

O TikTok vem aprimorando os recursos de comércio eletrônico na rede social, para oferecer maior variedade de soluções aos usuários. A plataforma lançou, recentemente, o TikTok Shopping Ads, que compõem três tipos de anúncios:

  • Vídeo
  • Listagem de catálogo
  • Transmissões ao vivo

A plataforma chinesa também dispõe da aba TikTok Shop, em que é possível configurar lojas online dentro da própria conta no aplicativo. Para fazer uso do recurso, é necessário atender aos seguintes requisitos:

  • Ter mais que 1k seguidores
  • Ter mais de 50 visualizações de vídeo nos últimos 28 dias
  • Ter, pelo menos, 18 anos
  • Ter publicado um vídeo no TikTok nos últimos 28 dias

Ao certificar-se de que está qualificado para utilizar o TikTok Shop, o usuário deverá realizar cadastro para análise da plataforma.

Para que suas vendas sejam impulsionadas pelos recursos oferecidos pelo TikTok, é recomendável que o usuário faça uma combinação de uso das ferramentas. Dessa forma, o TikTok Shop e o TikTok Shopping Ads poderão trabalhar lado a lado, promovendo maiores resultados para a sua marca.

Como vimos no artigo, o TikTok é uma plataforma que reforça os valores do entretenimento e, com isso, permite oferecer uma experiência divertida, levando os consumidores a fazerem compras e, melhor ainda, a voltarem para realizar novas aquisições pela rede social.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Google Ads

Checklist do Google Ads: 5 maneiras de auditar e otimizar suas campanhas

Aumente seu sucesso no Google Ads! Audite, otimize e direcione o público certo para maximizar o ROI e as conversões

Não pague à Apple! Meta compartilha dicas para evitar taxas de impulsionamento de posts

A Meta publicou um infográfico dando quatro dicas para anunciantes evitarem a taxa de 30% da Apple ao impulsionar seus anúncios

Telegram ou WhatsApp? O que usar no seu marketing

Telegram ou WhatsApp: qual usar no seu marketing?

Telegram ou WhatsApp? Qual usar dentro das suas estratégias de marketing? A resposta não é tão simples quanto parece.

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.