Com a proximidade do fim de ano, as empresas começam a se movimentar para bater as metas de vendas online, que já movimentaram cerca de R$ 161 bilhões, em 2021, segundo dados da Neotrust.
Quando olhamos para o cenário digital, vemos diversas possibilidades de promover marcas e impulsionar suas vendas. As redes sociais, por exemplo, têm sido um dos meios bastante utilizados para a efetivação de compras na internet.
O TikTok, em parceria com a Material, fizeram uma pesquisa para entender a participação da rede social chinesa na jornada de compra do consumidor online. Através do shoppertainment, algo que a rede chinesa já faz muito bem, a plataforma é considerada uma grande potência para comércio in-stream.
Pessoas compram online pois é conveniente e rápido
De um modo geral, as vendas pela internet têm sido motivadas por dois importantes fatores, os quais geram benefícios aos consumidores: a conveniência, representada por 30% dos compradores online, e pela velocidade, para 41% dos participantes da pesquisa feita pelo TikTok.
Apesar do comércio nas redes sociais ainda estar no início de sua popularização, a prática tem proporcionado maior satisfação aos usuários e promovido um aumento na probabilidade de os consumidores adquirirem produtos de forma imediata, diferentemente de quando realizam compras em outros marketplaces online.
Fenômeno do shoppertainment
A criatividade aliada ao planejamento estratégico de marketing, são alguns dos recursos que podem ajudar a sua marca a obter ótimos resultados, não apenas durante as festividades de fim de ano, mas no ano todo.
Já é comum que usuários do TikTok, por exemplo, utilizem a rede social para descobrirem produtos, lugares e até dados para algum tipo de análise que desejam fazer. O estudo feito pela rede chinesa apontou uma tendência real no uso da plataforma para a efetivação de compras no aplicativo.
A eficácia dos algoritmos do TikTok, tem promovido satisfação aos seus usuários, inclusive quando decidem adquirir produtos através da plataforma. Segundo o estudo do TikTok, 21% dos perfis consideram comprar pela rede social porque os produtos são para eles.
A capacidade de oferecer meios personalizados de descobrir produtos ou serviços, faz do TikTok um potencial agregador para a jornada de compra dos usuários, promovendo, ainda, interações criativas e autênticas.
Como vender no TikTok?
O TikTok vem aprimorando os recursos de comércio eletrônico na rede social, para oferecer maior variedade de soluções aos usuários. A plataforma lançou, recentemente, o TikTok Shopping Ads, que compõem três tipos de anúncios:
- Vídeo
- Listagem de catálogo
- Transmissões ao vivo
A plataforma chinesa também dispõe da aba TikTok Shop, em que é possível configurar lojas online dentro da própria conta no aplicativo. Para fazer uso do recurso, é necessário atender aos seguintes requisitos:
- Ter mais que 1k seguidores
- Ter mais de 50 visualizações de vídeo nos últimos 28 dias
- Ter, pelo menos, 18 anos
- Ter publicado um vídeo no TikTok nos últimos 28 dias
Ao certificar-se de que está qualificado para utilizar o TikTok Shop, o usuário deverá realizar cadastro para análise da plataforma.
Para que suas vendas sejam impulsionadas pelos recursos oferecidos pelo TikTok, é recomendável que o usuário faça uma combinação de uso das ferramentas. Dessa forma, o TikTok Shop e o TikTok Shopping Ads poderão trabalhar lado a lado, promovendo maiores resultados para a sua marca.
Como vimos no artigo, o TikTok é uma plataforma que reforça os valores do entretenimento e, com isso, permite oferecer uma experiência divertida, levando os consumidores a fazerem compras e, melhor ainda, a voltarem para realizar novas aquisições pela rede social.