trending topics:

Relatório mostra ascensão do uso do TikTok e queda do Facebook entre adolescentes

Pesquisa da Pew Research Center aponta que plataformas focadas em vídeo têm maior aceitação entre adolescentes de 13 a 17 anos dos EUA

Enquanto a Meta se descabela para copiar o que dá certo no TikTok e aplicar as receitas em suas redes sociais, novas pesquisas são publicadas, servindo de alerta às mudanças de comportamento e consumo de conteúdo de jovens usuários, que têm sido mais atraídos pelos vídeos curtos e dinâmicos.

A Pew Research Center, uma espécie de laboratório de ideias dos Estados Unidos, divulgou os resultados de uma pesquisa com mais de 1300 adolescentes americanos de 13 a 17 anos, com o intuito de obter informações sobre as redes sociais mais utilizadas por pessoas dessa faixa etária.

Como era de se esperar, os números apontaram, mais uma vez, que o TikTok está entre as principais plataformas usadas pelos jovens. Cerca de 67% desse público estão na rede social chinesa e 16% deles usam o app constantemente.

Entre 2014 e 2015, o Facebook dominava as redes sociais e tinha 71% do público teen em sua plataforma. Em 2022, porém, o número caiu drasticamente e foi para 32%. O YouTube lidera a disputa com 95% dos usuários, seguido do Instagram e do Snapchat, que possuem 62% e 59% do público, respectivamente.

 

Mais tempos nas redes sociais

Há tempos se fala da tendência do consumo de vídeos nas redes sociais e a popularização desse formato se concretizou ao longo dos últimos 10 anos, principalmente nos dias de hoje, com a chegada do TikTok e seus vídeos curtos.

Na pesquisa da Pew, é possível ver a constância do público jovem nas principais redes sociais e os dados mostram que as plataformas de vídeo tomam a maior parte do tempo dos adolescentes. Veja na imagem:

Quando ampliamos esse gráfico, é possível perceber que plataformas como o Facebook e o Twitter, os quais não têm foco no formato de vídeo, por exemplo, estão se tornando obsoletos para os jovens. Em contrapartida, o distanciamento de redes sociais como o YouTube e o TikTok tem se tornado algo quase que impossível para os jovens americanos.

 

Preferências e assiduidade

Enquanto plataformas como o TikTok, Instagram e Snapchat geram maior identificação entre o público feminino, outras como a Twitch, Reddit e o YouTube parecem ter maior assiduidade entre adolescentes do gênero masculino.

Apesar dos gostos distintos, o fato é que todo o público avaliado, independentemente de gênero, é quem realmente dita as tendências nas redes sociais. Para eles, largar as plataformas digitais não é uma opção, já que são comumente usadas para criar conexões e se promoverem na internet.

Os adolescentes estão passando mais tempo conectados, seja através de dispositivos móveis ou pelo desktop. O número passou de 92%, entre 2014-15, para 97% em 2022 e, agora, os jovens que estão constantemente online aumentou 22%, em comparação com sete anos atrás, segundo dados da Pew.

Quando questionados sobre a possibilidade de desistir das redes sociais, 54% dos adolescentes acreditam ser um pouco difícil disso acontecer, 18% dizem ser muito difícil e 46% dos participantes da pesquisa acham um pouco fácil se despedir dos aplicativos.

 


Foco no metaverso

Obviamente, a Meta sabe que, em geral, há um considerável declínio no uso de suas plataformas sociais, principalmente entre o público jovem. As mudanças de comportamento dos usuários fizeram com que a empresa implementasse diversos novos recursos, com base nas estatísticas de crescimento do TikTok, seu principal concorrente na atualidade.

Apesar dos números assustadores apresentados pela Pew Research, a Meta deve continuar investindo em ações para que o Facebook se mantenha relevante entre seus usuários, aprimorando ferramentas e sua usabilidade, visando o próximo passo que a big tech prepara, com o metaverso.

 

Consistência e flexibilidade no plano estratégico

Em meio às constantes mudanças nas redes sociais, os profissionais de marketing precisam estar sempre atentos às novidades, para não deixar nada escapar, quando planejar as próximas ações de publicidade da empresa.

Em uma entrevista concedida ao portal Meio & Mensagem, em dezembro do ano passado, Enéias Brum, head de planejamento da agência W3haus, falou sobre a importância do equilíbrio entre a consistência e a flexibilidade no planejamento de comunicação de uma empresa.

O planejamento de comunicação de longo prazo é um traço ainda muito forte no mercado publicitário, que faz com que redes de profissionais girem em torno de decisões que levam a uma comunicação para um caminho X. Isso é bastante positivo, pois gera consistência, mas, no cenário atual, isso pode ser um problema se não houver margem para mudanças – explicou.

Além da preocupação com as inovações promovidas pelas plataformas, também é preciso acompanhar as mudanças de comportamento dos que consomem as redes sociais. Como vimos neste artigo, se o foco da sua empresa está nos adolescentes, o investimento em conteúdo audiovisual é extremamente importante para que possa atrair o público certo ao seu negócio.

Acesse a pesquisa completa da Pew Research Center neste link e confira dados relevantes para as estratégias de marketing da sua empresa.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.