De acordo com informativo da Reuters, os executivos-chefes da Alphabet (Google), Microsoft, OpenAI e Anthropic foram convocados a se reunir com a vice-presidente Kamala Harris e altos funcionários do governo para discutir sobre a inteligência artificial (IA) nesta quinta-feira (4).
De acordo com o convite visto pela Reuters, a discussão da reunião seria a segurança na evolução das IAs:
A expectativa do presidente Joe Biden de que empresas como a sua devem garantir que seus produtos sejam seguros antes de disponibilizá-los ao público.
Um funcionário da Casa Branca afirmou Reuters que a reunião agendada contará com a participação de autoridades de alto escalão, como o chefe de gabinete de Biden, Jeff Zients, o vice-chefe de gabinete Bruce Reed, o conselheiro de segurança nacional Jake Sullivan, o diretor do Conselho Econômico Nacional Lael Brainard e a secretária de comércio Gina Raimondo.
As preocupações com o avanço da IA
A rápida ascensão da tecnologia de IA tem despertado preocupações relacionadas a violações de privacidade, preconceito e disseminação de golpes e desinformação.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que ainda não se sabe se a IA é perigosa, mas ressaltou que as empresas de tecnologia têm a responsabilidade de garantir a segurança de seus produtos.
Além disso, o governo busca opiniões públicas sobre medidas de responsabilidade propostas para sistemas de IA, à medida que crescem as preocupações sobre seu impacto na segurança nacional e na educação.
Essa reunião é um exemplo do crescente debate em torno dos riscos associados à evolução da tecnologia.
Não são apenas as autoridades norte-americanas que estão preocupadas, mas também líderes do setor privado, como Elon Musk, que recentemente pediu que a corrida da IA avançada seja contida.
Como o ChatGPT se tornou um símbolo do poder da IA generativa, a reunião da Casa Branca destaca a necessidade de regulamentações que garantam a segurança e a ética no desenvolvimento da tecnologia.