Telegram se posiciona contra PL 2630/2020 e o chama de “ataque a democracia”

O Telegram emitiu comunicado aos seus usuários sobre os perigos do PL 2630 e afirmou que o projeto "irá acabar com a liberdade de expressão”

O Telegram se juntou às plataformas digitais que se opõem ao Projeto de Lei das Fake News.

A empresa enviou uma mensagem aos seus usuários com um comunicado oficial que se opõe ao PL 2630/2020, dizendo que o projeto “concede poderes de censura ao governo” e que “a democracia está sob ataque no Brasil”.

Segundo a plataforma, o PL é uma das legislações mais perigosas já consideradas no Brasil em relação aos direitos humanos fundamentais.

A mensagem pede aos usuários que entrem em contato com os deputados federais e votem contra a proposta.

 

Os argumentos de oposição

No comunicado, o Telegram deixa claro que o PL 2630/2020 é perigoso e, se aprovado com a redação atual, “matará a internet moderna”.

A empresa, ainda, pontua os pontos principais que merecem atenção no projeto de lei:

  • Cessão de poderes de censura ao governo;
  • Transferência de poderes judiciais aos aplicativos;
  • Criação de um sistema de vigilância permanente.

Além disso, o texto afirma que não há necessidade desse tipo de legislação no Brasil, tendo em vista que o país já tem leis suficientes para lidar com qualquer problema proveniente dos ambientes virtuais:

O Brasil já possui leis para lidar com as atividades criminosas que esse projeto de lei pretende abranger (incluindo ataques à democracia). O novo projeto de lei visa burlar essa estrutura legal, permitindo que uma única entidade administrativa regule o discurso sem supervisão judicial independente e prévia.

 

Um ataque à democracia

De acordo com o Telegram, caso o Projeto de Lei das Fake News seja aprovado, será necessário implementar um sistema de vigilância constante para informar as autoridades sobre atividades criminosas, o que se assemelha aos sistemas presentes em países que adotam políticas antidemocráticas.

O projeto de lei exige que as plataformas monitorem as comunicações e informem as autoridades policiais em caso de suspeita de que um crime tenha ocorrido ou possa ocorrer no futuro. Isso cria um sistema de vigilância permanente, semelhante ao de países com regimes antidemocráticos.

Por fim, o aplicativo pede que os usuários apoiem a escolha deles e busquem falar com algum deputado para que vote contra o projeto de lei.

 


O que a Câmara achou do comunicado?

O deputado Orlando Silva, relator do PL 2630, criticou, em suas redes sociais, o disparo da mensagem do Telegram:

Recebi denúncias de que o Telegram está disparando fake news contra o PL 2630 para milhões de usuários. Essa campanha de mentiras não vai prosperar. A Internet não é terra sem lei e a regulação é uma necessidade. PL 2630 sim!

Outras plataformas digitais também já se manifestaram contrárias ao PL 2630. Como o Google, que incluiu um link em sua página inicial alertando sobre o risco de confusão entre verdade e mentira no país caso o projeto fosse aprovado.

No entanto, a empresa também recebeu críticas e chegou a ter uma multa milionária imposta pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) caso não retirasse o texto do ar.

Vale lembrar que o Telegram enfrentou recentemente problemas com a justiça brasileira. Em abril deste ano, o aplicativo de mensagens foi suspenso por não ter cumprido ordens judiciais para fornecer informações de usuários envolvidos em neonazismo.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.