O ano está acabando e você, marqueteiro, deve estar já se planejando para 2023 e estabelecendo as tendências que você e a sua empresa devem investir – afinal, é sempre bom entender qual vai ser a demanda do público para estar preparado para atendê-lo.
Por isso mesmo Paulo CuencaPaulo Cuenca: o cara de bigode nos vídeos de culinária do ... >> VER TUDO! já se adiantou e veio mostrar algumas pesquisas de tendências para 2023 que já começaram a pipocar.
1. O Futuro da Visualização
Os serviços de assinatura cresceram muito durante a pandemia, mas, com o retorno à vida normal, as pessoas ficaram sem tempo para consumir tanto conteúdo sob demanda.
Logo, de acordo com Paulo, a tendência é diversificar os canais de comunicação. Assim você conseguirá chegar em mais pessoas, reduzindo o investimento em lançamentos únicos e priorizando a criação constante de novos conteúdos.
2. O Impacto da Inflação
Cuenca reforça como a inflação vai impactar na redução do poder de compra dos consumidores e no aumento do custo de publicidade.
Ou seja, usar o tráfego orgânico para alcançar novos clientes vai ser uma necessidade.
A estratégia, de acordo com Paulo, deve ser mais eficiente e a comunidade mais forte, já que o engajamento desse “núcleo duro” que faz com que o conteúdo seja entregue para novos usuários.
3. A Evolução do Uso de Dados
As plataformas estão investindo cada vez mais em inteligência de dados, de acordo com as pesquisas, com foco em melhorar o desempenho das campanhas pagas.
Dessa forma, Cuenca questiona: se o conteúdo pago pode ser melhor distribuído, o orgânico deve cair, certo?
Assim, o produtor de conteúdo enfatiza que é importante ter um espaço seguro, que você gerencie, para os seus clientes. Esse espaço pode ser uma lista de e-mails ou um grupo no WhatsApp. Você só não pode ficar refém de uma só rede.
4. O Desenvolvimento de Novas Tecnologias
Com o desenvolvimento de novas tecnologias, Paulo Cuenca diz que a expectativa é que a publicidade ganhe novos espaços no digital.
Marcas grandes como Renner, Itaú, Claro e Boca Rosa Beauty já estão criando ações no Metaverso.
É importante, de acordo com o estrategista digital, ficar ligado ao que essas grandes marcas estão fazendo, para entender se sua marca deve entrar no Metaverso quando a oportunidade surgir.
5. O Caminho para o Zero Líquido
Por fim, Cuenca diz que a sustentabilidade e as causas sociais são tendências para ficar de olho.
Metade da população diz estar disposta a investir em empresas que fazem a coisa certa, e 42% deixaram de comprar produtos e serviços por conta do impacto ambiental.
É importante que você pense no seu posicionamento de marca e em maneiras de incluir suas crenças e valores naquilo que você vende.
Esses dados, levantados pela Kantar – responsável por elaborar pesquisas focadas em tendências de consumo e análise de comportamento dos consumidores em diferentes partes do mundo – e trazidos por Paulo Cuenca, podem ajudar muito no seu planejamento de redes sociais de 2023.
O que foi levantado foram os pontos mais interessantes para quem se dedica ao marketing de conteúdo. Afinal, o mundo está mudando e você não pode ficar para trás – essa é a função primordial do Pixeld, te manter atualizado sempre!
E aí, qual dessas previsões você vai apostar para o ano que vem?
Confira o post original de Paulo Cuenca: