trending topics:

Cuidado! Você pode ser multado por usar termo Copa do Mundo, FIFA e outros. Entenda!

Guia da FIFA aponta regras de uso dos itens de sua Propriedade Intelectual em campanhas publicitárias. Fique atento e evite multas!

A poucas semanas do início da Copa do Mundo, as empresas já estão a todo o vapor com suas campanhas publicitárias focadas na maior competição de futebol do planeta.

Se você planeja incluir essa temática nas ações de marketing da sua empresa durante os jogos, é preciso se atentar sobre algumas regras impostas pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), sobre o uso de símbolos, termos e nomenclaturas referentes ao campeonato futebolístico.

A FIFA, responsável pelas associações de futebol ao redor do mundo, é a organização detentora do evento esportivo e, dessa forma, estabeleceu uma série de regras sobre a utilização de símbolos, nomenclaturas e outros termos relacionados à Copa do Mundo em campanhas de cunho comercial.

O que significa e quais as inspirações do logo da Copa do Mundo do Qatar, em 2022? | Goal.com Brasil

 

Propriedade Intelectual da FIFA para a Copa do Mundo

Com o intuito de zelar pela sua imagem e tudo o que envolve os jogos de futebol pelo mundo, a FIFA estabeleceu um guia que inclui as diretrizes de Propriedade Intelectual da organização. O documento explica como criar campanhas de marketing relacionadas à Copa do Mundo corretamente.

Apesar da proibição do uso de diversos elementos, como hashtags, emblema, slogan, símbolos oficiais e outros, o documento aponta variadas possibilidades de criação de campanhas publicitárias sem infringir as regras impostas pela instituição.

 

Elementos e símbolos oficiais da Copa que são proibidos

  • Imagem do emblema
  • Imagem do mascote e seu nome (em inglês e arábico)
  • Pôster
  • Slogan “Now is all” (Agora é tudo)
  • Imagem do troféu
  • Imagem da marca corporativa da FIFA
  • Fonte, estética e componentes visuais do evento

 

Nomenclaturas e termos oficiais da Copa que são de uso proibido

  • Copa do Mundo
  • Copa do Mundo 2022
  • Copa do Mundo FIFA
  • Copa do Mundo FIFA 2022
  • Copa do Mundo FIFA Catar 2022
  • Copa do Mundo FIFA Qatar 2022
  • Catar 2022 ou Qatar 2022
  • Copa Mundial
  • Mundial
  • FIFA

 


Como criar campanhas sobre a Copa sem infringir as regras da FIFA?

No Guia de Diretrizes de Propriedade Intelectual da FIFA é possível encontrar diversos exemplos de como criar campanhas relacionadas à Copa do Mundo, sem a utilização de símbolos e termos proibidos pela organização.

De acordo com o documento, os exemplos apresentados servem para oferecer uma assistência prática aos que possuem intenção legítima de evitar qualquer prática indevida que remeta à Copa do Mundo.

Veja alguns exemplos positivos da criação de materiais relacionados à competição:

 

Uso editorial (notícias, informações)

A criação de conteúdo editorial com informações específicas sobre os jogos da Copa do Mundo não implica em uso não autorizado pela FIFA. É preciso se atentar apenas sobre o uso de itens de propriedade intelectual oficial como parte integrante do layout de uma publicação, como os elementos da marca, por exemplo.

 

Mercadorias e produtos da Copa do Mundo

A comercialização de produtos com termos genéricos com relação ao futebol e/ou nomes de países ou bandeiras nacionais não constituem uma violação dos direitos da FIFA.

 

Serviços ou aplicativos moveis e de internet

O uso editorial ou descritivo da Copa do Mundo é permitido, desde que não crie suspeita de que o serviço esteja relacionado à competição ou à FIFA. Os nomes ou títulos de qualquer serviço ou aplicativo não podem incorporar qualquer propriedade intelectual oficial, de maneira que sugira um endosso da FIFA, por exemplo, o título completo do evento ou o emblema oficial.

 

Decorações na loja (restaurantes, bares, outlet) com temática da Copa do Mundo

O uso de imagens oficiais da FIFA não é permitido como decoração de lojas ou estabelecimentos comerciais, a menos que autorizado pela organização, porém, os símbolos genéricos relacionados ao país ou ao futebol, por exemplo, não criam qualquer associação não autorizada pela instituição e geralmente são aceitos.

 

Falsificação de produtos da Seleção Brasileira

É de conhecimento de todos que a falsificação de produtos é um ato ilegal e, portanto, sua prática é ilícita, tanto cível quanto criminalmente. De acordo com um levantamento feito pelo Fórum Nacional contra a Pirataria e Ilegalidade (FNCP), estima-se que os clubes de futebol perderam mais de R$ 2 bilhões para os produtos falsos em 2020.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) detém os direitos da camisa da Seleção Brasileira, já que foi reconhecida pelos tribunais como trade dress, delimitando as características visuais de um produto que constituem uma marca.

Já as cores que representam o país, como o verde e o amarelo, não podem ser apropriadas por qualquer organização, porém, é preciso se atentar sobre a forma de uso das cores em abstrato ou em uniformes e camisas que lembrem ao da camisa oficial da Seleção.

Clique aqui e confira o documento oficial disponibilizado pela FIFA e compartilhe com seu time, para que sua empresa se torne campeã de faturamento com as melhores campanhas publicitárias realizadas durante a Copa do Mundo!

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.