Há uma semana, Thanos Bertes, estrategista de marketing digital, postou em seu LinkedIn que o Google Ads está testando a desativação das configurações da campanha para desativar os parceiros de pesquisa e a Rede de Display.
Embora ainda seja possível desativar a seleção de anunciar na rede de parceiros pelo menu suspenso “Escolher redes”, a atualização vem na busca de incentivar os usuários a manter a configuração recomendada pelo próprio Google Ads.
A equipe da empresa afirma que realizou vários estudos com usuários e que a ativação é recomendada porque, normalmente, os anunciantes veem mais conversões com um ROI semelhante.
Porém a decisão tem sido muito discutida pelos anunciantes, sendo acusada por alguns de ser um teste “obscuro e não muito ético.”
Em sua postagem, Thanos escreveu:
O Google sempre enfatizou a importância de incorporar sua Rede de Display (GDN) nas campanhas de busca. No entanto, com a atualização mais recente da plataforma, o Google deu um passo adiante ao torná-la obrigatória, por meio do uso de botões acinzentados.
Embora ainda seja possível desativar a GDN e os parceiros de pesquisa do Google por meio do menu suspenso ‘Escolher redes’, aposto que alguns profissionais de marketing e proprietários de pequenas empresas podem se sentir pressionados a incluir a GDN em suas campanhas de pesquisa ou nem mesmo observe a opção oculta.
Qual é a sua opinião sobre a inclusão da GDN nas campanhas de pesquisa do Google?
Por que ocorreu a mudança?
Ginny Marvin, contato do Google Ads, respondeu no Twitter e no LinkedIn que:
Obrigado por sua paciência enquanto eu checava com a equipe neste teste. Algumas coisas a apontar:
- Sim, esta experiência tem como objetivo incentivar os usuários a continuarem optando pela configuração recomendada – mais detalhes sobre o motivo abaixo – ao mesmo tempo em que oferece desativações.
- A equipe realizou vários estudos com usuários durante quase 6 meses para garantir a escolha equilibrada do anunciante com uma recomendação clara.
- Por que a ativação é recomendada: normalmente, os anunciantes veem mais conversões com um ROI semelhante porque a Expansão da Rede de Display (e parceiros de pesquisa) veicula APENAS quando há um orçamento de pesquisa não gasto E acreditamos que podemos igualar ou superar seu CPA de pesquisa. Mais informações sobre como funciona aqui: https://support.google.com/google-ads/answer/7193800?hl=en.
Eu recebo a reação inicial a esta experiência, especialmente se você já desativou reflexivamente por muito tempo ou não testou a Expansão de exibição por um tempo ou nunca, mas espero que isso ajude a explicar o motivo por trás deste teste. Feliz em responder quaisquer perguntas.
Qual a opinião dos anunciantes?
Muitos dos anunciantes estão achando este teste obscuro e não muito ético.
Aqui estão algumas opiniões que estão rolando no Twitter:
Respectfully, this is really shady. It has been a very standard UI functionality for many, many years that grayed out means the option is not selectable. This goes beyond the previous practice of highlighting an option as recommended and/or including “performance warnings.”
— Julie F Bacchini (@NeptuneMoon) February 15, 2023
“Respeitosamente, isso é realmente obscuro. Tem sido uma funcionalidade de interface do usuário muito padrão por muitos, muitos anos que esmaecida significa que a opção não pode ser selecionada. Isso vai além da prática anterior de destacar uma opção como recomendada e/ou incluir ‘avisos de desempenho’”.
Really disappointed by @MSFTAdvertising removing its campaign level Audience Network opt out feature, and to see that is seems that @GoogleAds is going down the same direction with #GDN.
It all just feels so disingenuous.#PPCChat #PPC https://t.co/qfX96YQ3NQ
— Sophie Logan (@marketingsoph) February 15, 2023
“Muito desapontado por @MSFTAdvertising remover o recurso de desativação da Audience Network no nível da campanha e ver que parece que o @GoogleAds está indo na mesma direção com #GDN. Tudo parece tão hipócrita.”
E você, anunciante, o que achou dessa mudança?
Fonte: Search Engine Roundtable