TikTok ainda lidera o ranking de vídeos curtos, mas os Reels não ficam muito atrás

De acordo com estudo, TikTok supera o Reels e os Shorts em engajamento de usuários, enquanto o Reels lidera em tempo de exibição

No mundo acelerado das redes sociais, onde a atenção do público é disputada em segundos, os vídeos curtos têm se tornado cada vez mais populares.

Entre as principais plataformas que abraçaram essa tendência, destacam-se o TikTok, o Instagram Reels e o YouTube Shorts.

Para entender melhor o panorama competitivo dessas plataformas, o Social Insider conduziu um estudo abrangente, mergulhando nas estatísticas de desempenho e analisando as principais métricas.

Sendo assim, exploraremos os insights mais relevantes revelados por essa pesquisa.

 

TikTok ainda reina no universo do engajamento

O TikTok, amplamente reconhecido como o precursor da tendência de vídeos curtos, reivindica a coroa da taxa de engajamento.

O estudo conclui que o TikTok supera o Instagram Reels e o YouTube Shorts em interação, marcando o dobro dos comentários de seus concorrentes.

De acordo com o estudo:

Do ponto de vista da taxa de engajamento, nesta comparação de desempenho do TikTok vs. Reels vs. Shorts, o TikTok se destaca como o vencedor indiscutível.

O estudo compara as taxas de engajamento, revelando que o YouTube Shorts tem uma média de 3,80%, o Reels atinge uma média de 4,36% e o TikTok possui uma taxa significativamente maior de 5,53%.

 


O poder de viral do TikTok

O sucesso do TikTok se deve em parte à capacidade dos usuários de aproveitar as tendências virais, permitindo um crescimento explosivo de seguidores.

O estudo menciona que uma estratégia de mídia social com foco em autenticidade e abordagens humanizadas pode levar ao sucesso rápido.

As marcas publicam o dobro de conteúdo no TikTok do que em Reels e Shorts, enfatizando ainda mais o domínio da rede social chinesa nesse espaço.

 

Não negligencie os Reels e os Shorts!

Embora o TikTok possa liderar em engajamento e volume de conteúdo, os Reels do Instagram e os Shorts do YouTube têm seus pontos fortes.

O Reels, por exemplo, registra a maior taxa de exibição entre as três plataformas.

Isso pode ser creditado ao modelo baseado em seguidores do Instagram, com Reels servindo como um tipo de conteúdo potente para marcas com um grande público.

Por outro lado, o YouTube Shorts funciona mais como uma ferramenta de descoberta.

A maioria das visualizações dos Shorts vem da página inicial. A partir daí, o YouTube começa a recomendar conteúdo longo.

Esse sistema de recomendação pode aumentar os inscritos, as visualizações e a tração de um canal em vídeos longos.

 

Diversifique as suas estratégias de marketing

Dados os diferentes pontos fortes e públicos de cada plataforma, o estudo sugere uma abordagem diversificada para as marcas:

Usar TikTok, Reels e Shorts de forma complementar e criar conteúdo exclusivo para cada um, alinhado com o público e o design da plataforma individual, é a melhor abordagem que os profissionais de marketing e marcas podem ter.

Por fim, o TikTok lidera em engajamento e volume de conteúdo, o Reels do Instagram tem a maior taxa de exibição e o Shorts do YouTube é a ferramenta de descoberta mais eficaz.

Cada plataforma tem um papel único no cenário de vídeos curtos. A chave para marcas e profissionais de marketing é entender essas funções e elaborar estratégias em torno delas.

Fonte: Search Engine Journal

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Gemini no Performance Max do Google

Google está adicionando Gemini às campanhas Performance Max

Google anunciou está adicionando seu modelo de linguagem IA Gemini às campanhas Performance Max, para ajudar a criar campanhas mais eficazes

marketplace de criadores instagram

Um portfólio digital para criadores: Instagram traz marketplace de criadores para o Brasil

O novo recurso do Instagram que promete ser um portfólio digital para influenciadores chega ao Brasil e a outros sete países

5 métricas de marketing de influência que você precisa conhecer

Ao acompanhar essas métricas, você pode identificar influenciadores para refinar continuamente sua abordagem para obter melhores resultados

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.