Quem copia quem, agora? Pois parece que o TikTok está trabalhando em um novo recurso de mensagens diretas (DMs), assim como já temos no Instagram, aplicativo da Meta e concorrente direto da plataforma chinesa.
De acordo com a Axios, o TikTok publicou vários novos anúncios de emprego relacionados a elementos de redes sociais que está buscando desenvolver:
O TikTok diz [nas publicações] que a equipe está procurando construir uma plataforma que ‘permita que os usuários encontrem e interajam com seus amigos da vida real perfeitamente no TikTok e os incentive a compartilhar seus momentos de vida uns com os outros e permanecer conectados independentemente de onde estejam’.
Outra lista de empregos […] diz que a empresa está procurando ‘expandir os limites do TikTok, incentivando a construção de conexões sociais significativas entre os usuários’.
Uma mudança de foco da plataforma de entretenimento
A ideia da construção de um recurso tão social quanto as DMs parece uma mudança de foco para o TikTok, que, até agora, procurou usar seu todo-poderoso sistema para destacar os melhores vídeos de todo o aplicativo, em vez de limitar os usuários ao conteúdo de seus amigos específicos.
Mas a preocupação, aparentemente, é que muitos usuários estão compartilhando os vídeos fora da plataforma e discutindo-os em outros aplicativos — tipo o Instagram.
A tendência mais ampla nas mídias sociais é que os usuários agora compartilhem cada vez mais conteúdo via DMs, com grupos menores. Sendo assim, pode ser que o TikTok tenha visto um aumento acentuado no número de pessoas que usam suas ferramentas de compartilhamento para enviar conteúdo e engajamento fora da plataforma. Dessa forma, resolveu explorar suas próprias oportunidades in-stream.
O que, como observado, pode fazer com que o aplicativo tente replicar alguns dos recursos do aplicativo da Meta, uma reversão interessante do caminho de “imitação” mais comum ultimamente.
Quais serão as vantagens do novo recurso?
O TikTok já oferece mensagens básicas, mas a falta de ênfase na construção de um gráfico social no aplicativo; o faz com que as pessoas recorram a outras plataformas para compartilhar os vídeos.
Sendo assim, se o TikTok puder manter essa interação em sua própria plataforma, isso poderá ajudar a expandir sua utilidade e ajudá-lo a se ramificar em mais áreas. Se as pessoas passarem mais tempo dentro do aplicativo, isso pode gerar diferentes tipos de envolvimento, como facilitar compras e aumentar o contato com anúncios.
Por enquanto, ainda não há muito o que fazer. Mas parece que o TikTok entrará em um novo território de engajamento em um futuro próximo. Continue por aqui, que te manteremos atualizado sobre qualquer progresso.
Fonte: Social Media Today