trending topics:

Deu match! TikTok lança marketplace para marcas contratarem creators

Diversas métricas são oferecidas para que empresas e criadores de conteúdos possam ser conectados através de objetivos semelhantes.

O Brasil é o lugar em que os usuários de redes sociais mais valorizam a opinião dos influencers.

Contabilizando os perfis de criadores de conteúdo com mais de 10 mil seguidores, temos 500 mil profissionais ativos no país.

A influência está em alta junto com outro fenômeno global: o TikTok.

A rede social chinesa é referência em consumo de vídeos curtos e reúne mais de 1 bilhão de usuários mensalmente.

Quem quer se destacar no mercado on-line, precisa saber conciliar ambas as tendências, para levar a marca ao público-alvo com consistência e impacto.

Mas como escolher um influencer que se encaixa com os objetivos do negócio diante de tantas possibilidades?

O TikTok Creator Marketplace (TTCM) é a chance de um match perfeito em sua próxima campanha no aplicativo. A plataforma conecta empresas e criadores em um só lugar.

Durante o processo, os creators podem receber convites de parceiros de negócios e escolher livremente as oportunidades de colaboração em que estão interessados.

Para as marcas, é disponibilizada uma gama de dados a respeito do influencer, como portfólio e métricas relacionadas a visualizações por postagem, curtidas, comentários e compartilhamentos.

A intenção do TikTok com o recurso, segundo a Exame, é

criar soluções dinâmicas e simples que atendam a todos os pontos de contato de marketing e permitam uma narrativa rica e envolvente.

 

Como funciona o creator marketplace do TikTok?

No aplicativo, as informações sobre os usuários cadastrados são atualizadas frequentemente e servem como um currículo em tempo real para identificar quais profissionais podem atender com maior efetividade determinadas ações comerciais.

Conheça algumas funcionalidades da ferramenta, que facilitam a conexão entre o influencer e a marca.

 

Dados autenticados

Como os números de desempenho são essenciais para estabelecer uma parceria, os dados precisam ser confiáveis e seguir uma lógica de levantamento, para que análises de curto a longo prazo sejam avaliadas com precisão.

Assim, o TikTok realiza a autenticação direta dos insights referentes à audiência. Índices de aumento de seguidores e taxas de engajamento são mantidos e fornecidos pela própria companhia.

 

Função de pesquisa

A  pesquisa avançada do TTCM permite uma busca segmentada por produtores de conteúdos que estejam alinhados às mensagens que as empresas desejam transmitir aos clientes.

Os filtros de personalização são divididos em diversas categorias, como o gênero da audiência, idade, localização geográfica e desempenho de vídeos já produzidos.

A especificação por áreas de atuação também é oferecida. Os tópicos abrangem animais e natureza, beleza e moda, criatividade e lazer, educação, entretenimento, estilo de vida, esportes, tecnologia e muito mais.

 

Perfil de criador

Mais do que encontrar informações gerais sobre o influencer (como nome e trabalhos anteriores), a seção permite uma compreensão detalhada das métricas dos vídeos ao longo do tempo.

É possível saber a porcentagem do público que acessa determinado material do criador, de qual dispositivo móvel e modelo os cliques vieram, a performance do conteúdo em datas e horários específicos e ainda receber indicações de profissionais com perfis parecidos e compará-los.

A construção visual dos elementos em diferentes tipos de gráficos é um fator positivo da plataforma, tornando a experiência mais fluida e de fácil compreensão.

 

Contato direto

Em muitas situações, mensagens entre os creators e as marcas podem ser extraviadas em meio ao grande volume de informações que ambos possam receber através de mensageiros ou redes sociais, resultando em contatos não respondidos e colaborações perdidas.

Pensando nesta questão, a comunicação entre as pessoas que utilizam o TTCM é feita dentro do aplicativo, por meio de recursos nativos.

 

Relatórios

Com o acordo fechado e a campanha em andamento, os usuários podem conferir relatórios que fornecem a quantidade de vídeos produzidos e o comportamento da audiência. Com base neles, os envolvidos obtêm mais mecanismos para manter ou repensar estratégias e articular novas ações para investimentos posteriores no TikTok.

 


A nova era da influência

Não é de hoje a tática de aliar a imagem de uma pessoa influente a uma marca. A colaboração com celebridades é um exemplo disto. Diversos famosos ganham, literalmente, milhões por publicações em aplicativos como o TikTok, Facebook e YouTube.

O jogador de futebol Cristiano Ronaldo já chegou a faturar US$ 2,4 milhões por uma postagem no Instagram.

Porém, a popularização das mídias sociais permitiu que um novo conjunto de criadores também ganhasse espaço e atenção da audiência no universo on-line, os “famosos do cotidiano”. Pessoas comuns, mas digitalmente experientes, que constroem uma base forte de seguidores dentro de um nicho específico.

Em quem você confiaria mais para comprar um shampoo: em uma estrela do cinema ou em um criador de conteúdo mais próximo da sua realidade?

Esta é uma reflexão que deve ser levada em consideração para elaboração de um plano que tem como fundamento o marketing digital.

O formato de vídeo do TikTok, direto e simples, tem a capacidade de transparecer uma naturalidade maior em comparação a outros modelos e pode ser uma maneira de fortalecer o vínculo entre o consumidor e o seu negócio.

Por que não tentar empregar o marketplace da rede social chinesa em seu próximo projeto?

Comece criando a sua conta aqui.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.