trending topics:

TikTok para negócios B2B: veja se vale a pena investir na rede chinesa

Confira as principais características do app para avaliar se a rede social se encaixa nas estratégias de sua empresa business-to-business

Com mais de 1 bilhão de usuários, o TikTok já se firmou como uma plataforma eficaz para diversos tipos de negócios, principalmente quando se trata de empresas B2C. O Duolingo e o RyanAir são apenas alguns exemplos de empreendimentos que se deram bem no aplicativo chinês.

Embora o TikTok já esteja fazendo grande sucesso entre as empresas business-to-consumer, os negócios B2B também podem ter vingar na plataforma chinesa. Adicionar a rede social à estratégia de marketing da empresa pode ser uma ótima oportunidade de atingir diferentes públicos para o seu negócio digital.

 

Vantagens do TikTok para empresas B2B

A concorrência de negócios B2B no TikTok ainda é relativamente baixa e, por isso, os profissionais de marketing ainda podem ter o controle sobre o seu nicho na rede social. Diante disso, a dica é criar conteúdos inovadores, explorar sua área de atuação e abusar das experimentações na rede da ByteDance.

Para se ter uma ideia, a taxa de engajamento da plataforma é de 5,96%, segundo dados do Social Insider. Isso significa que o TikTok supera os concorrentes como o Instagram e o Facebook de forma considerável.

 


Como saber se o TikTok é bom para o seu negócio B2B

É muito provável que o uso do TikTok no seu negócio vai trazer resultados positivos para a sua empresa. Porém, para certificar-se de que apostará na plataforma certa, veja abaixo os motivos que fazem os usuários aderirem à rede social para os negócios B2B:

  • Networking: o conteúdo específico de nicho permite atrair outras pessoas, possibilitando a formação de comunidades. O uso de hashtags locais também garantem que outros usuários vejam e se interessem pelo seu produto ou serviço.
  • Conscientização da marca: no TikTok, os usuários são incentivados a criar conteúdos originais, porém, sem que haja uma curadoria e produção de nível profissional. A plataforma permite que a sua empresa tenha alta visibilidade e exposição com mínimo esforço.
  • Geração de leads: os famosos vídeos curtos despertam maior interesse do público e, consequentemente, poderá levá-los à sua página de vendas. A criação de listas de reprodução de vídeos, despertam o interesse dos usuários para clicar em seu site e obter mais informações.

 

Como ter sucesso no TikTok

Para que o seu negócio B2B tenha sucesso no TikTok, é preciso ter em mente que a rede chinesa é uma plataforma jovem, experimental e cheia de incógnitas. Além dessas características básicas, também é válido considerar as seguintes informações:

  • Conteúdo exclusivo e experimental: no TikTok, é preciso criar e experimentar a todo o momento, só assim saberá identificar o que funciona ou não para a sua empresa. A dica é reservar um tempo para avaliar que tipo de conteúdo se encaixa ao seu público e o que poderá atraí-los para a sua marca.
  • Os resultados poderão vir com o tempo: com a imprevisibilidade dos algoritmos do TikTok, é impossível saber quando seu conteúdo terá sucesso na plataforma. Dessa forma, seu vídeo pode receber 100 visualizações em um dia e um milhão no dia seguinte.
  • De olho nas tendências: se seu desejo é aderir às tendências do TikTok para não ficar para trás, será preciso dedicar muita atenção à plataforma e bastante tempo para entender todas as novidades da rede social para aplicá-las à sua marca.

Se você se identificou com as características do TikTok, mas ainda assim não sabe por onde começar, separamos algumas dicas que poderão contribuir com o bom desempenho do seu perfil B2B no TikTok. Confira:

  • Desperte a atenção do público nos primeiros três segundos do seu vídeo;
  • Use músicas e áudios virais;
  • Foque nos conteúdos voltados para o seu nicho de mercado;
  • Experimente os novos recursos disponíveis no aplicativo;
  • Crie conteúdo acessível com legendas e textos explicativos na tela;
  • Engaje em outros perfis através de comentários e curtidas nas postagens.

 

Conteúdos que fazem sucesso no TikTok

Existem alguns tipos de conteúdos bastante característicos no TikTok e que costumam fazer sucesso na rede social. Veja quais deles é possível adaptar para o seu nicho de mercado para começar a ganhar as primeiras visualizações nos vídeos de seu perfil:

  • Tutoriais, hacks e instruções;
  • Conteúdo autêntico sobre o que torna a sua marca única;
  • Compartilhamento de conteúdo criado por outro usuário, como duetos com outros criadores, incluindo sua opinião ou complemento de uma explicação.

Enfim, o TikTok dispõe de infinitos recursos que podem ser usados por empresas de nichos completamente diferentes. Criatividade e experimentação são as palavras da vez para se dar bem no app chinês.

Tenha isso em mente e invista na rede social mais famosa da atualidade. Assim, é certeza de que, com o tempo, a sua empresa poderá atingir o reconhecimento e o sucesso em vendas que tanto deseja.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.