trending topics:

TikTok pode abandonar guia “Amigos” em favor da nova experiência de uma guia “Explorar”

A plataforma está tentando voltar a sua verdadeira essência de ser um aplicativo de descobertas e não de interação social

Diferente do Facebook, o TikTok alcançou popularidade conectando usuários com interesses em comum, não com amigos e familiares da vida real.

Por isso, inclusive, que muitos usuários negam a solicitação de envio de contatos pelo aplicativo, já que preferem não interagir com pessoas conhecidas na plataforma.

Sendo assim, a decisão da empresa em substituir a seção “Descoberta” por uma guia dedicada aos amigos — que é também onde o clone do BeReal é encontrado — não foi bem recebida.

Agora, o TikTok está repensando essa mudança e realizando um teste para substituir a guia “Amigos” por uma nova experiência, similar à página “Explorar” do Instagram.

Se a mudança for implementada em larga escala, isso pode indicar que a empresa reconhece o papel que o TikTok desempenha no ecossistema de aplicativos sociais — um que se concentra na descoberta de conteúdo em vez de acompanhar amizades da vida real.

 

Os desafios de descoberta no TikTok

Recentemente, o TikTok reforçou sua missão de descoberta de conteúdo ao lançar um novo feed focado em STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) para usuários dos Estados Unidos.

Segundo a empresa, a descoberta é fundamental para a experiência do TikTok e é sempre uma prioridade ajudar a comunidade a encontrar conteúdo novo e relevante.

Além disso, a empresa, no início deste ano, expandiu sua página inicial para incluir feeds dedicados a áreas específicas, como esportes, moda, jogos e alimentação.

Essa mudança ampla sinaliza a posição do TikTok como uma plataforma de descoberta de conteúdo, em vez de uma rede social focada em acompanhar amigos do mundo real.

No entanto, ambos os casos indicam os desafios de descoberta que o TikTok enfrenta desde a remoção da guia “Descobrir”.

Anteriormente, para usuários que não acessavam o aplicativo diariamente, a guia “Descobrir” era uma maneira de se manter atualizado sobre o que estava acontecendo e de criar conteúdo relevante.

A guia permitia que os usuários assistissem a vídeos populares, organizados por hashtag, descobrissem novos criadores para seguir e vissem alguns dos vídeos mais virais.

Também era um espaço para o TikTok promover diferentes temas que queria destacar naquela semana ou mês, por meio de banners grandes e chamativos na parte superior da página.

Sem essa guia, tornou-se mais difícil acompanhar as últimas tendências do TikTok.

Embora a nova guia “Explorar” possa não fornecer a mesma visão geral que a guia “Descobrir”, parece ser uma nova maneira de o aplicativo sugerir conteúdo aos usuários fora de seus feeds habituais.

A empresa reiterou sua missão de ajudar a comunidade a descobrir conteúdo novo e relevante, e a nova guia “Explorar” pode ser um passo em direção a esse objetivo.

 


Como funcionará a nova guia “Explorar” do TikTok?

O recurso, que foi descoberto pela empresa de inteligência de produto Watchful.ai, apresenta uma página em formato de grade para os usuários rolarem e explorarem vídeos.

Captura de tela do TikTok via Watchful.ai

Ainda não está claro como as recomendações da aba “Explorar” serão geradas ou como estarão relacionadas ao comportamento de visualização dos usuários, mas pode ser uma nova maneira de exibir conteúdo e até mesmo uma plataforma para anúncios, semelhante ao recurso Explorar do Instagram.

Captura de tela do TikTok via Watchful.ai

O TikTok confirmou que está em fase inicial de testes da experiência da guia “Explorar” em algumas regiões do mundo, com uma seleção de usuários, mas ainda não está disponível amplamente.

No momento, a guia “Agora/Amigos” continua sendo a experiência padrão para todos os usuários.

Fonte: TechCrunch

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.