trending topics:

Twitter proíbe links para alguns dos concorrentes. Veja quais são!

Nova política da rede social impede a integração de plataformas e vai na contramão de aplicativos como Instagram e TikTok

Se nos últimos dias você sentiu uma certa dificuldade em compartilhar um link no Twitter, trago aqui uma explicação em nome de Elon Musk e companhia. A mais recente atualização do aplicativo proíbe que os usuários “divulguem” os principais concorrentes da rede social e, por isso, muitos perfis foram banidos.

Indo direto ao ponto: o que antes era uma prática comum, a partir de agora os usuários do Twitter não poderão mais compartilhar links ou publicações de suas contas no Facebook, Instagram, Mastodon, Truth Social, Tribel, Nostr e Post em seus perfis da rede do passarinho. Caso contrário, receberão punições.

Reconhecemos que muitos de nossos usuários são ativos em outras plataformas de mídia social. No entanto, não permitiremos mais a promoção gratuita de certas plataformas de mídia social no Twitter – disse o comunicado.

Pode parecer confuso e, um tanto, engraçado, mas o TikTok não está incluído nessa lista, o que dá a entender que Elon Musk ainda tem laços positivos com os chineses. Outros aplicativos que ainda podem ser mencionados em posts no Twitter são o YouTube, Pinterest, Reddit, LinkedIn e o Snapchat.

 

Ideias contrárias

A iniciativa de Elon Musk vai na contramão do que a equipe vinha trabalhando antes da chegada do novo chefe. Até então, funcionários do Twitter atuavam no desenvolvimento de mais ferramentas para criadores e programas de incentivo.

Concorrentes do Twitter também vinham trabalhando em ações de integração das plataformas. O Instagram, por exemplo, está testando um recurso que permitirá inserir vários links na bio.

Outra movimentação que exemplifica a intenção das redes sociais se conectarem, é a parceria entre o TikTok e o Linktree. Em outubro passado, a plataforma de social-linking anunciou a disponibilidade de mais opções de links de referência aos criadores do TikTok, contribuindo para o tráfego do aplicativo.

 


O Twitter está de olho nas infrações de posts

Toda vez que há uma proibição, sempre surge alguém para criar formas de burlar essas regras. Consciente disso, o Twitter já alertou os usuários de que qualquer tentativa de violar as novas políticas do app também vai resultar em punição.

O aplicativo citou um exemplo de quando o usuário experimenta escrever, por extenso, o “.” de um link, ou seja, “ponto”, como forma de não gerar um link e a plataforma não identificar que a conta está compartilhando uma URL. Os usuários que publicarem capturas de tela também terão suas contas banidas.

 

O que ainda é permitido no Twitter

Esse tal de “pode e não pode” tem deixado os usuários atordoados e bastante pensativos sobre a permanência de suas contas no aplicativo. São muitas as novidades e proibições promovidas por Elon Musk, desde que assumiu total controle sobre o Twitter.

Apesar de questionáveis, algumas práticas continuam sendo permitidas pela plataforma, como, por exemplo, a publicidade paga para qualquer uma das redes sociais proibidas e as publicações, nesses mesmos aplicativos, que direcionem para o perfil no Twitter. Veja o que diz o comunicado:

Reconhecemos que certas plataformas de mídia social fornecem experiências alternativas ao Twitter e permitem que os usuários publiquem conteúdo no Twitter a partir dessas plataformas. Em geral, qualquer tipo de postagem cruzada em nossa plataforma não viola esta política, mesmo os sites proibidos.

Precipitados ou não, uma coisa é fato: logo após publicar a nova política do Twitter, em 18 de dezembro, o perfil @TwitterSafety parece ter excluído ou arquivado o tweet que incluía todas as novas regras, substituindo por um novo post contendo a seguinte enquete:

Além disso, Elon Musk também havia publicado uma enquete para seus seguidores, perguntando se deveria deixar o cargo de chefe do Twitter e dizendo que respeitaria o resultado da dinâmica. Ao todo, foram mais de 17,5 milhões de votos, sendo que 57,5% do público votou para que Musk deixasse o cargo.

Visto o resultado da enquete, Musk publicou nesta terça-feira, 20, o seguinte:

Vou renunciar ao cargo de CEO assim que encontrar alguém tolo o suficiente para aceitar o cargo! Depois disso, apenas executarei as equipes de software e servidores – respondeu Musk.

Para nós, marketeiros, o que resta e ajustar os links da bio do Twitter e adaptar os conteúdos para cada rede social, seguindo sempre as exigências dos donos das big techs. É assim que a gente segue o fluxo para atingir o sucesso dos nossos negócios.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.