Se você trabalha no ramo digital, já deve ter se perguntado “Vale a pena anunciar em podcasts?”. Um levantamento realizado pela Nielsen, intitulado “Podcast Ad Effectiveness: Best Practices for Key Industries” aponta que, sim, anunciar em podcasts tem valido a pena para muitas marcas.
No relatório, a entidade consolidou as métricas de 610 pesquisas relacionadas ao desempenho dos anúncios inseridos em episódios de podcasts. Na análise, foram avaliados quesitos como familiaridade, afinidade e reconhecimento de marca, além da intenção de compra dos consumidores.
Podcasts têm sido espaços promissores nos últimos anos. Vimos que o tempo total gasto com o formato está diminuindo, mas que os podcasts ainda são uma das poucas áreas em que esse tempo foi mantido ou aumentado – disse Brian Hughes, vice-presidente executivo da Magna.
De acordo com dados da Nielsen, pessoas acima de 50 anos são mais propensas a consumirem anúncios de podcasts, pois geram afinidade e interesse em buscar informações sobre a marca. Além disso, metade do público que ouviu anúncios teve maior interesse em fazer recomendações ou compras.
A pesquisa também apontou que 79% dos entrevistados apresentaram maior reconhecimento de marca ao serem expostos à publicidade em podcasts. Os números positivos têm feito com que plataformas como o Spotify e o YouTube incentivassem marcas a inserirem publicidade em podcasts.
Como criar anúncios que geram resultados em podcasts
De acordo com os estudos conduzidos por um painel online, os spots comerciais mais eficazes foram aqueles com mais de 35 segundos, diferentemente dos anúncios curtos e criativos.
Segundo Hughes, esses anúncios podem ter gerado melhores resultados porque costumam ser personalizados e ter um conteúdo voltado para o formato de podcasts e não são reaproveitados do rádio ou qualquer outra mídia.
Com base na pesquisa, é recomendável que as marcas considerem os seguintes pontos para que seus anúncios possam conquistar bons desempenhos nos podcasts:
- Ser personalizado para o formato de podcast;
- Ter mais que 35 segundos;
- Ter oito ou mais menções à marca em um anúncio;
- Quando veiculados no início ou no meio do episódio, os anúncios desempenham melhor que as inserções ao final do programa.
Outro ponto importante a ser levado em conta é a questão dos anúncios lidos pelo apresentador do podcast ou produzido pela própria marca. Dados da Nielsen apontam que os testemunhais lidos por quem comanda o programa foram menos eficazes do que os anúncios isolados.
Conteúdo personalizado pode não valer o preço de criação, devido ao atraso do desempenho – aponta o relatório.
No levantamento da Nielsen, foram avaliados os desempenhos dos anúncios de cinco setores: o automobilístico, bens de consumo, telecomunicações, varejo e serviços financeiros. Entre eles, os que tiveram aumento no reconhecimento de marca foram as marcas do varejo, automóveis e produtos embalados.