trending topics:

Mesmo em meio a crise, Microsoft Ads tem planos de expansão. Vale a pena anunciar na rede?

Mesmo em meio à crise da tecnologia e várias demissões, ainda vale a pena investir no Microsoft Advertising em 2023?

Mesmo em meio à crise da tecnologia e após a demissão de mais de 10 mil funcionários da empresa, a Microsoft segue com a sua promessa de dobrar o tamanho do seu negócio de publicidade para US$ 20 bilhões por ano.

E por que isso é uma grande notícia? Bom, com o Google e a Meta dando sinais de enfraquecimento e abrindo espaços para plataformas como TikTok e Amazon, os anúncios na Microsoft podem apresentar uma grande evolução.

De acordo com a empresa, as receitas de publicidade de pesquisa e notícias da Microsoft vêm crescendo consistentemente no último ano, o que demonstra que pode ser uma boa ideia para os anunciantes tentar fazer uso da plataforma.

 

Expansão da Microsoft

A Microsoft tem sido uma das principais empresas de tecnologia no setor de publicidade digital, e ela vem ampliando significativamente sua plataforma de anúncios nos últimos anos.

A Microsoft Advertising, anteriormente conhecida como Bing Ads, permite aos anunciantes criar campanhas publicitárias em diversos formatos, incluindo texto, imagem, vídeo e aplicativos, e exibi-las em uma variedade de plataformas, como o Bing, o Microsoft Edge e o LinkedIn.

A ampliação da plataforma inclui novos recursos e funcionalidades, como a integração com o LinkedIn, que permite que os anunciantes alcancem profissionais qualificados e engajados com conteúdo relevante e personalizado.

Captura de tela: Microsoft Advertising

Além disso, a plataforma oferece recursos avançados de otimização de campanha, como otimização automática e relatórios de desempenho, que ajudam os anunciantes a maximizar o retorno sobre o investimento.

A Microsoft também tem expandido sua presença no setor de publicidade em vídeo, com a aquisição da empresa de tecnologia de publicidade em vídeo, TubeMogul, em 2017. Isso permitiu que a plataforma aumentasse sua presença no mercado de publicidade programática e fornecesse aos anunciantes uma solução abrangente para campanhas publicitárias em vídeo.

Em resumo, a plataforma de anúncios da Microsoft tem ampliado significativamente nos últimos anos e oferece uma variedade de recursos e funcionalidades avançadas, como integração com o LinkedIn, recursos avançados de otimização de campanha, publicidade em vídeo e privacidade e transparência dos anúncios.

 


Google Ads x Microsoft Ads

O interessante da Microsoft é, de início, não se colocar como concorrente direta do Google, e sim como uma opção para otimizar e melhorar os resultados obtidos com anúncios.

Ainda assim, há algumas diferenças entre as plataformas que devem ser avaliadas pelos profissionais de marketing:

 

Agendamento

Tanto o Google Ads como o Microsoft Advertising permitem que você escolha os dias da semana e os horários em que as campanhas devem ser veiculadas ao público-alvo selecionado.

Entretanto, enquanto a ferramenta Google fundamenta os horários e datas no fuso determinado na sua conta, a Microsoft possibilita a escolha do fuso de acordo com a localização da audiência.

 

Search Partners

Ambas as plataformas contam com uma rede de parceiros credenciados, que são sites com bom alcance que podem exibir as campanhas de seus anunciantes.

No caso do Microsoft Ads, há parceiros como Amazon, Outlook, Skype, Apple e entre outros.

A diferença, neste quesito, entre os dois, são as opções de seleção dos locais onde os anúncios serão exibidos.

O Google Ads permite que o anunciante ajuste as configurações de distribuição apenas incluindo ou excluindo sites parceiros, enquanto o Microsoft Ads permite três possibilidades para configurar:

  • Todas as redes de busca (busca do Bing, AOL e Yahoo e parceiros de busca de syndication), ou seja, sites próprios e search partners;
  • Somente nas buscas pertencentes e mantidas do Bing, AOL e Yahoo;
  • Somente parceiros de busca de syndication do Bing, AOL e Yahoo.

 

Audiências In-market

Audiência In-market são os públicos que estão demonstrando sinais de que planejam fechar negócio em breve, já que estão pesquisando sites sobre ele, curtindo posts relacionados ou até adquirido itens que fazem parte do mesmo universo.

Tanto o Google Ads quanto o Microsoft Advertising oferecem maneiras para alcançar essas pessoas, por meio de diversas acamadas para qualificar o público-alvo, mas cada uma com suas particularidades.

Na ferramenta da Microsoft, é possível focar, por exemplo, em indivíduos interessados em comida para viagem e entrega, o que possibilita uma segmentação mais profunda.

 

Vale a pena anunciar no Microsoft Ads?

Quais são seus objetivos de anúncio? Talvez essa seja a primeira pergunta a ser feita. Por mais que esteja em expansão, a plataforma da Microsoft ainda fica muito atrás de plataformas como a do Google, por exemplo.

No entanto, pode haver vantagens em diversificar as opções de espaços para anúncio, mesclando o alto volume do Google com a maior segmentação do Microsoft Ads.

 

Quais são as vantagens?

  • Alcançar o público que não está no Google: Cerca de 56 milhões de usuários alcançados pela Microsoft não fazem parte de outros motores de busca. Mesmo que a compra de tráfego ainda seja dominada pelo Google, a plataforma da Microsoft pode te ajudar a alcançar pessoas que não seriam alcançadas de outras formas.
  • Facilidade no gerenciamento de campanhas: A interface do Microsoft Ads é intuitiva e simples mesmo para iniciantes. Com alguns cliques é possível colocar um conjunto de anúncios no ar; os dados de acompanhamento da performance das campanhas são fáceis de localizar; e, caso você queira replicar um anúncio do Google Ads, também é possível — fazendo algumas adequações, claro. As ações básicas podem ser executadas facilmente, otimizando o gerenciamento das campanhas.
  • Maior direcionamento de anúncios: A Microsoft inseriu em seus anúncios a possibilidade de adicionar extensões de links de site, mostrando páginas além do link principal. Você pode incluir acesso direto a um número de telefone, endereço, landing page, solução de dúvidas frequentes e muito mais. Além do ganho em informações, as campanhas aparecem em um tamanho maior, o que eleva as chances de serem notadas pelos consumidores. O resultado é um potencial de conversões 30% maior.
  • Remarketing: O Microsoft Ads possui alternativas para focar uma ou mais mensagens nesse público específico, testando formatos que transformem desistências em negócios para sua empresa.
  • Acompanhamento de desempenho em tempo real: Com a funcionalidade Acompanhamento de Conversão da Microsoft, você pode verificar padrões, conferir ações de sucesso, eliminar ou corrigir o que não está rendendo bons frutos. Monitorando o desempenho dos anúncios, você tem a chance de aprimorar cada um deles para que correspondam às preferências do target. Também conta com a opção de automatizar atividades para economizar tempo e incrementar os resultados.
  • Menos concorrência e mais segmentação: Por fim, um público mais seleto diminui a concorrência nos espaços. A menor competição pela atenção dos clientes em potencial é consequência direta desse fato. A redução no valor do CPC pode custar até 33,5% menos que os anúncios no Google.

Em resumo, a plataforma de anúncios da Microsoft tem ampliado significativamente nos últimos anos e oferece uma variedade de recursos e funcionalidades avançadas, como recursos de otimização de campanha, publicidade em vídeo e privacidade e transparência dos anúncios.

É vantajoso que as marcas considerem a incorporação do Microsoft Advertising em suas estratégias de publicidade este ano, pois pode ser uma excelente maneira de ampliar sua presença online e alcançar um público-alvo específico.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.