trending topics:

Ainda vale a pena ser afiliado em 2022? Youtubers e especialistas respondem

Reunimos opiniões de especialistas que explicam sobre o mercado de afiliados na atualidade.

Não é novidade que o mercado digital tem crescido cada vez mais nos últimos tempos e não é diferente com o marketing de afiliados, que evoluiu tanto ao ponto de gerar a dúvida “será que o mercado de afiliados não está saturado em 2022?” Mas já adianto que especialistas da área afirmam que não, o mercado ainda está cheio de oportunidades.

Caso você ainda não conheça a profissão, a função de um afiliado consiste na divulgação de campanhas de diversos anunciantes, na intenção de promover os seus produtos. De forma resumida, o afiliado ganha uma comissão em dinheiro a cada venda concluída.

A ideia é que você possa gerenciar seus próprios horários, local de trabalho e estratégias de divulgação de forma a complementar a sua renda ou até mesmo viver disso, tudo dependendo da sua escala de ganhos.

Mas ainda vale a pena entrar nesse mercado em 2022? Nós, do Pixeld, reunimos o que os especialistas da área estão falando a esse respeito para responder essa pergunta e saber se ainda dá para embarcar no marketing de afiliados.

 

Como funciona o Marketing de Afiliados?

Funciona, basicamente, da seguinte maneira: alguma empresa, seja de venda de cursos ou até mesmo produtos físicos (como a Amazon e a Shopee, por exemplo) lança um produto na internet, daí, para ajudar na divulgação desse produto e impulsionar as vendas, ela conta com pessoas que possam divulgar esse produto, seja nas redes sociais, no YouTube, por meio de anúncios ou de várias outras formas. Essas pessoas são os afiliados.

Quando o cliente realiza a compra por meio da divulgação de um afiliado, que tem um link próprio que é só dele, este ganha uma espécie de comissão pelas vendas e conversão dos clientes.

 


O mercado de afiliados está saturado?

Muito se fala sobre o mercado estar saturado, não haver mais espaço para novos afiliados e os preços dos anúncios que estão cada vez mais altos, além de o tráfego orgânico estar mais difícil, já que, com uma grande quantidade de conteúdo, fica cada vez mais desafiador prender a atenção das pessoas.

O youtuber e infoprodutor na área de Marketing Digital Joba responde a essa pergunta no seu canal do YouTube afirmando que o mercado digital não está saturado. Ele defende que, mesmo que os anúncios estejam ficando mais caros, porque aumentou o número de pessoas utilizando as ferramentas, os profissionais ainda estão ganhando dinheiro com isso, ainda que menos, e, enquanto houver lucro, há oportunidades.

Na mesma ideia, Alex Vargas, um dos grandes nomes do mercado de Afiliados, também defende que, mesmo que haja mais pessoas anunciando e esteja mais difícil prender a atenção do público, ainda é um mercado bastante lucrativo.

“Os anunciantes estão mal acostumados com lucros altos, de 100% a 200%. A margem de lucro de um mercado é de 1% a 4%, ou seja, se a margem de lucro dos anunciantes cair um pouco, não é problema, porque ainda é uma margem alta”.

Ele arremata afirmando que se há mais pessoas disputando por esse mercado, isso quer dizer que o mercado é bom.

 

Vale a pena ser afiliado em 2022?

Mesmo que o mercado não esteja saturado e ainda tenha margem de lucro alta, se comparado a outros empreendimentos, será que ainda vale a pena começar do zero nessa função, será que não é melhor ser co-produtor, gestor de tráfego ou embarcar em outra área do marketing digital?

O que as pessoas que estão na área afirmam é que ainda vale, sim, a pena começar do zero no mercado de afiliados.

O youtuber Natan Sousa afirma que existem vários degraus dentro do Marketing Digital e o primeiro deles é a afiliação. A ideia que ele defende é que ser afiliado é uma forma de aprender muito, arriscando pouco.

Ao se afiliar, você começará a fazer criativos, entender de copy, aprender a fazer tráfego e poderá errar sem perder muito e aprender todas essas áreas para que, depois, você suba os outros degraus (para co-produção, gestão de tráfego, produção de conteúdo etc.) com mais segurança, já que você errou e aprendeu bastante sendo afiliado.

Por esse caminho também vai o Infoprodutor Marcelo Távora. Ele define que o que enriquece uma pessoa é o tanto que ela estuda, o tanto que ela executa e a quantidade de risco que ela se propõe.  Dessa forma, o que enriquece alguém são as habilidades que essa pessoa adquire ao longo do tempo.

De acordo com Távora, o marketing de afiliados pode te fornecer o desenvolvimento dessas habilidades, já que um bom afiliado terá que ser um bom gestor de tráfego, um bom copywriter, produzir um bom conteúdo, ou seja, as habilidades para ser um afiliado são muito parecidas com as que um co-produtor ou um infoprodutor devem ter.

“A afiliação é o caminho mais fácil para você dar os primeiros passos e começar a desenvolver as habilidades que são necessárias para ganhar dinheiro no marketing digital”.

O Joba, nessa parte, confessa que antigamente era mais fácil porque existiam menos pessoas no mercado, mas, em contraponto, não existiam todas as ferramentas e todas as informações que existem hoje em dia, o que acaba balanceando as coisas.

Com relação a iniciar o trabalho em 2022, ele alerta que você não pode mais sair fazendo “qualquer coisa” e achar que vai dar certo.

“Hoje, como tem mais gente fazendo, você não pode fazer qualquer coisa e achar que vai dar certo, você precisa de planejamento, organização, método, estratégia, precisa saber o que você tem que fazer, como você tem que fazer, onde você está errando, ter dados do que está fazendo, para conseguir corrigir o caminho e fazer o negócio do jeito certo.”

As dicas que ele dá são para o iniciante começar tendo uma estrutura: criar conteúdo – tráfego orgânico; anunciar – tráfego pago; ter lista de clientes; um canal no YouTube; estar nas redes, como no Instagram; ter consistência e focar no longo prazo para construir algo sólido.

De acordo com Marcelo Távora, o mercado de afiliados é o melhor começo, já que você pode iniciar imediatamente sem precisar de ninguém a não ser você mesmo:

“Na minha opinião, a melhor forma, definitivamente, de começar no mercado em 2022 é como afiliado, especialmente se você não quer prospectar cliente agora, se não sabe como encontrar um bom expert e se nunca fez nenhum tráfego na sua vida”.

 

Então ainda é vantajoso entrar no Marketing de Afiliados?

Pelo que coletamos das pessoas que trabalham nessa área, a resposta é: sim, ainda é muito vantajoso, lucrativo e altamente recomendado.

Por mais que o mercado tenha crescido exponencialmente, e que existam mais dificuldades hoje do que antigamente, ainda é um mercado que está em expansão e há bastante espaço a ser explorado, basta saber como explorá-los.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.