trending topics:

Finalmente, WhatsApp lança no Brasil os novos grupos de discussão: as Comunidades!

WhatsApp lança Comunidades no Brasil, permitindo que os usuários criem e participem de grupos públicos de discussão

O WhatsApp prometeu e cumpriu! Em 2022 a plataforma havia anunciado o recurso Comunidades, que permite que sejam reunidos vários grupos de conversa sob guarda-chuvas maiores, onde os administradores podem enviar alertas para uma comunidade de até 5 mil de pessoas.

Por mais que a funcionalidade já tenha sido liberada para outros países, a empresa havia alertado que só iria lançar no Brasil em 2023, pois havia um acordo com o TSE para que o produto só chegasse no Brasil depois do segundo turno das eleições.

Dito e feito, a funcionalidade chegou nesta semana para vários usuários do iOS e promete alcançar todos os smartphones compatíveis nos próximos dias.

 

O que é o WhatsApp Comunidades?

O WhatsApp Comunidade é uma funcionalidade que permite aos usuários criarem grupos públicos de discussão para discutir assuntos específicos, compartilhar informações e interagir com outras pessoas que tenham interesses semelhantes, com recursos adicionais para administradores e membros, como regras, aprovação de mensagens e banimento de usuários.

Imagem: Divulgação/WhatsApp

O novo recurso permite que até 5 mil pessoas, divididas em até 50 grupos, fiquem sobre a mesma administração. A Comunidade funciona como um grupo formado por vários “subgrupos”.

A ideia é que os grupos tenham uma relação entre si dentro de uma comunidade, reunindo, por exemplo, alunos de um mesmo curso ou compradores assíduos de uma loja. Cada grupo tem um fim específico, como discutir assuntos de alguma matéria ou ficar sabendo das novidades de uma empresa.

 

Novas funcionalidades

A nova ferramenta vem com algumas funcionalidades específicas, como, por exemplo: os administradores podem convidar outros usuários para se juntar, mas também qualquer pessoa pode se juntar a uma comunidade sem precisar de um convite.

Comunidades são públicas e podem ser encontradas por meio de buscas no WhatsApp ou através de links compartilhados publicamente — o que faz com que ela se pareça um pouco com o concorrente, o Telegram.

Além disso, há a possibilidade de personalizar a descrição e a foto, bem como a possibilidade de definir regras e a capacidade de controlar quem pode enviar mensagens ou postar em um mural da comunidade.

Os administradores também podem remover membros e banir usuários que não cumprem as regras estabelecidas.

As comunidades podem ser configuradas para permitir que os membros vejam somente mensagens aprovadas pelo administrador, ou para que qualquer membro possa enviar mensagens.

 


Como criar uma Comunidade no WhatsApp?

  1. No Android, selecione o botão verde na parte inferior da tela. No iPhone (iOS), selecione o ícone de criar uma conversa na parte superior da tela;
  2. Toque em “Nova comunidade” (na primeira vez, ainda é preciso clicar em “Começar” abaixo do aviso que será exibido pelo aplicativo);
  3. Adicione o nome da comunidade, a descrição e a foto de perfil, e toque no ícone de seta verde (no Android) ou em Avançar (no iPhone);
  4. Adicione grupos existentes que você administra ou crie um novo grupo;
  5. Confirme a lista para finalizar a criação da sua comunidade.

Se a opção de “nova comunidade” não aparecer para você, tenha calma, o WhatsApp costuma liberar suas funcionalidades aos poucos. Mantenha o aplicativo atualizado para se certificar que o seu aparelho está apto a receber a nova ferramenta.

 

Por que eu devo me importar?

A funcionalidade de Comunidades do WhatsApp pode superar algumas limitações que marcas e empreendedores enfrentam ao usar o aplicativo em suas campanhas de marketing, como o limite de 250 participantes por grupo, o que dificulta ações em grande escala.

Além disso, as comunidades podem ser usadas para gerenciar comunidades de estudantes, tornando a comunicação mais fácil.

É importante estar ciente da atualização do WhatsApp e planejar a melhor estratégia para usá-la na sua marca.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.