trending topics:

BIG PLAYERS

João Pedro Resende

jp-hotmart-joao-pedro
Conhecido por:
João Pedro Resende é fundador e CEO da Hotmart. O empresário percorreu pelo mundo corporativo e dos games até fundar a empresa líder em produtos digitais no Brasil.
Principais produtos:
Hotmart Academy, Desafio Primeira Venda, Mini Curso Professor Online, Hot N’ Code Conference, Hotmart Masters, Fire Festival
Onde mora?
Belo Horizonte, Minas Gerais

E-mail de contato:

IMPORTANTE:

Este artigo foi produzido pelos nossos jornalistas a partir de pesquisas em sites, entrevistas e podcasts, agrupando informações disponibilizadas publicamente pelo player, inclusive em suas redes sociais. As fontes e links encontram-se no final do artigo. Caso verifique algum erro, nos avise aqui pelo contato.

Quem é João Pedro Resende? História, carreira e principais produtos

João Pedro Resende, é fundador e CEO da Hotmart, uma empresa global de tecnologia, com foco no empreendedorismo digital.

Em sua cidade natal, Belo Horizonte, Minas Gerais, foi um dos fundadores do San Pedro Valley, que se tornou um consagrado polo de tecnologia, reunindo diversas startups da região.

Atualmente, a Hotmart possui cerca de 30 milhões de usuários ao redor do planeta e vendas em mais de 188 países. Sua sede está localizada nos Países Baixos e possui presença em diversas partes do mundo, como no Brasil, Espanha, México, Colômbia, Reino Unido, Estados Unidos e na França.

 

Grandes sonhos e pouca infraestrutura local

João Pedro Resende, popularmente conhecido como JP Resende, nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, e sempre foi apaixonado pelo universo dos games, de onde tirou diversos ensinamentos para a sua vida. Estudou Ciências da Computação na PUC-MG, onde conheceu seu futuro sócio, o também mineiro Mateus Bicalho.

Em 2004, João Pedro e Mateus se uniram para empreender e fundaram a MobWorks, uma empresa de desenvolvimento de aplicativos para telefone móvel. Apesar do potencial da empresa, o momento não era dos melhores para que o negócio tivesse o sucesso esperado.

Os sócios sonharam alto demais para uma infraestrutura que, naquela época, ainda engatinhava devagar. A MobWorks pretendia oferecer soluções mobile a partir da geolocalização, do uso de câmera e da conectividade, mas os aparelhos ainda não dispunham de tela colorida, GPS ou 3G.

 


Nova rota e muitos aprendizados

Para que o serviço pudesse se adequar às condições de mercado, JP Resende e Bicalho passaram a desenvolver aplicativos web para grandes empresas. A partir daí, novos desafios começaram a surgir, pois os sócios não tinham habilidades especificas em marketing e vendas, apesar da formação técnica em tecnologia.

Mesmo com a persistência, a empresa acabou encerrando as atividades anos após terem firmado sociedade com outros empreendedores da área publicitária. Os negócios não foram para frente e, portanto, a MobWorks foi finalizada, deixando muitos aprendizados para os sócios.

 

De volta ao mundo corporativo e dos games

Pouco tempo depois, JP voltou ao mundo corporativo, mas também tocava uma comunidade de gamers online ao lado de três amigos. Aos poucos, o negócio necessitou de maiores investimentos, inclusive de um responsável pelo setor de Marketing e Vendas, área em que Resende ainda não dominava.

Foi então que ele decidiu estudar sobre marketing digital, como as ferramentas de SEO e de tráfego online. A imersão foi tão profunda, que JP Resende passou a compartilhar seus aprendizados para comunidades na internet, incluindo a criação de um ebook com estratégias de marketing digital para gamers.

O desafio da vez era buscar ferramentas para que fosse possível expandir conhecimento para mais pessoas interessadas.

 

Como foi criada a Hotmart

Naquela época, o mercado não oferecia nada que atendesse a necessidade de João Pedro. Sabendo disso, ele se reuniu novamente com seus amigos e, juntos, começaram a investir tempo na criação de uma plataforma que alcançasse possíveis compradores de seu livro eletrônico. Foi assim que surgiu a Hotmart.

A empresa global de tecnologia e atual líder em produtos digitais, tem a missão de transformar audiência em clientes, habilidades em produtos e influência em negócios. A plataforma oferece infraestrutura de armazenamento, pagamento, distribuição e gerenciamento dos produtos digitais de forma automatizada.

Ocupando um pequeno escritório, localizado num bairro chamado São Pedro, onde JP Resende residia, em Belo Horizonte, a empresa dividia um espaço de 22 metros quadrados com a Rock Content, empresa de marketing de conteúdo. Foi daí que, posteriormente, surgiu o movimento São Pedro Valley, famoso polo de tecnologia, que reúne centenas de startups da região.

 

Cursos da Hotmart:

  • Hotmart Academy: espaço de aprendizagem gratuito com aulas 100% em vídeo e material extra completo sobre criação, divulgação e venda de cursos online;
  • Desafio Primeira Venda: quatro aulas práticas com um time de especialistas da Hotmart, que apresenta o caminho mais curto para alcançar as primeiras vendas, com tutoriais descomplicados;
  • Mini Curso Professor Online: aprenda a criar um curso online, através de aulas sobre planejamento de conteúdo, criação de roteiro, nome do curso, identidade visual e cenário e até os equipamentos de gravação adequados para videoaulas;

 

Eventos da Hotmart:

  • Hot N’ Code Conference: o maior evento tech criado para fortalecer e unir a comunidade de tecnologia, como desenvolvedores, analistas de dados, TI, designers de produto e outros;
  • Hotmart Masters: evento online para atualização dos principais temas e tendências do mercado digital;
  • Fire Festival: 3 dias com os maiores players do Marketing Digital do mundo, para aprender sobre as estratégias que estão transformando o mercado.
Isso também pode te interessar:
Mais histórias de Big Players:
Débora Pereira

Débora Pereira

Mais de 30 mil vendas na internet: uma marca que impressiona os pilotos de infoprodutos e que já foi alcançada pela lançadora Débora PereiraMais de

Leia mais »

Hyeser

HyeserHyeser Souza, ou Iézer, como ele gosta de ensinar a pronún… >> VER TUDO! Souza, ou Iézer, como ele gosta de ensinar a pronúncia correta

Leia mais »
Leandro Aguiari especialista em Storytelling

Leandro Aguiari

Leandro AguiariLeandro Aguiari é empresário, produtor musical, diretor de… >> VER TUDO! é empresário, produtor musical, diretor de vídeo e reconhecido como um dos maiores

Leia mais »

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.