trending topics:

Yahoo encerra suas operações no mercado latino-americano. Quais são os impactos?

Yahoo encerra operações na América Latina no final de março e deixa lacuna no mercado publicitário digital brasileiro

Semana passada, ficamos sabendo que o Yahoo iria encerrar suas operações de negócios e publicidade no Brasil, demitindo cerca de 80 funcionários dessa divisão.

No entanto, o que não se sabia, até então, era que os cortes seriam ainda mais drásticos e culminariam no encerramento de todas as atividades da companhia não somente no Brasil, mas em toda a América Latina.

Foi noticiado que o Yahoo deve encerrar todas as operações de negócios e conteúdo no Brasil e nos demais territórios da América Latina até dia 31 de março deste ano.

No total, 80 trabalhadores diretos e outros colaboradores da empresa foram impactados pelos cortes realizados pela empresa no Brasil.

Ainda não houve uma comunicação oficial por parte do Yahoo a respeito do fechamento de suas operações no país.

 

Por que o Yahoo encerrou no Brasil?

O fato de o Yahoo ter tido uma operação bem-sucedida e lucrativa no Brasil, fez com que os profissionais de marketing se surpreendessem com o encerramento.

Mesmo que, nos últimos meses, estejamos vivenciando diversas notícias sobre grandes demissões e medidas de redução de gastos pelas grandes empresas da tecnologia, o Yahoo é a primeira empresa a encerrar completamente suas operações.

A empresa oferecia serviços de mídia programática para o ambiente digital, em especial para TVs conectadas e publicidade digital Out Of Home.

André Izay, que foi líder do Yahoo durante 15 anos, escreveu, em seu LinkedIn, que não acredita que a decisão do encerramento tenha a ver com governo ou com os resultados da empresa.

De acordo com ele, o Yahoo Brasil tinha uma boa rentabilidade:

O Yahoo Brasil é a segunda melhor e a terceira maior operação de DSP do Yahoo no mundo, a frente de muitos mercados maiores e com moedas mais forte.

Opinião que vai ao encontro do que Jim Lanzone, CEO da empresa, havia dito sobre a redução do número de funcionários, de que as demissões não são atribuídas a desafios financeiros, mas sim a mudanças estratégicas na unidade de publicidade Yahoo Business.

 


Quais são os impactos para o mercado publicitário brasileiro?

A saída do Yahoo do mercado publicitário causa grandes impactos para uma série de empresas de tecnologia, plataformas de mídia e operações digitais que utilizavam os serviços e inventário da empresa.

A possibilidade de uma abertura de lacuna no mercado é um dos desdobramentos que pode ocorrer após o encerramento.

Dentro do segmento de serviços de mídia programática, especialmente para TVs conectadas e Out Of Home (OOH), pode abrir espaço para novos players.

No que se refere ao DOOH (Digital Out Of Home), o mercado já está apresentando mudanças.

A empresa bebot, que trabalha com tecnologia programática para o segmento, destaca que a saída do Yahoo abre uma lacuna, já que a companhia era um dos principais players do setor, juntamente com o Google.

De acordo com o COO da empresa, Anderson Santos:

O mercado de pDOOH (programatic digital out of home), vem crescendo muito nos últimos meses e o Yahoo respondia por parcela significativa das campanhas de programática. A ausência de um player como Yahoo limitaria a oferta desse tipo de serviço ao mercado num momento de pleno crescimento do setor.

Anderson vê uma oportunidade para a bebot aproveitar essa lacuna de mercado, uma vez que a programática em OOH é um dos segmentos que mais crescem no Brasil.

No entanto, apesar de já estar preparando o encerramento de suas atividades no país, o Yahoo ainda tem questões pendentes a serem resolvidas.

A empresa possui contratos de longo prazo com alguns anunciantes e serviços de publicidade programática acordados para os próximos meses.

Não se tem informações sobre o cumprimento desses contratos e se a empresa fará alguma compensação aos clientes.

Fonte: Meio & Mensagem

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.