O YouTube lançou recentemente duas novas opções de anúncios que permitem que as marcas aproveitem as tendências musicais em ascensão.
Após a cobertura do Coachella 2023, a empresa anunciou as opções “Gen Z Music” e “Trending Music on Shorts”.
A primeira opção permitirá que as marcas mostrem suas promoções ao lado dos clipes musicais mais recentes, enquanto a segunda oferece a mesma oportunidade de posicionamento nos Shorts.
Com o crescimento contínuo da música nas redes sociais, o YouTube está buscando oportunidades para ajudar as marcas a alcançar o público-alvo mais jovem que é apaixonado por música.
“Gen Z Music”
De acordo com o YouTube:
É óbvio que músicas de nomes como Bad Bunny, Doechii e Rosalía são populares entre a Geração Z, mas a maioria das marcas não percebe que os sucessos clássicos de Cyndi Lauper e a música underground das últimas superestrelas são populares entre a Geração Z no YouTube , também.
Essencialmente, essa opção de posicionamento de música de tendências tornará mais fácil para as marcas exibirem suas promoções em conexão com os clipes de música mais recentes e populares.
Isso significa que, quando um vídeo viral do TikTok, por exemplo, leva as pessoas a procurarem uma música específica no YouTube, as marcas podem aproveitar essa popularidade crescente e alinhar sua promoção ao clipe em questão.
Imagine uma marca de roupas exibindo seus produtos em um vídeo viral de dança com uma música popular de fundo — essa nova opção de anúncio permitirá que isso aconteça.
“Trending Music on Shorts”
O YouTube também está trabalhando uma nova opção chamada “Trending Music on Shorts”, que basicamente fornecerá a mesma oportunidade de posicionamento nos Shorts.
De acordo com a empresa:
A música ganha vida própria no Shorts, ganhando popularidade por meio de tendências e desafios. Recentemente, os fãs da geração Z em todo o mundo usaram Shorts, usando ‘Flowers’ de Miley Cyrus como música de fundo para seu conteúdo, mostrando todas as maneiras pelas quais eles praticam o amor próprio.
Esses Shorts receberam milhões de visualizações e falam sobre todas as formas criativas pelas quais a Geração Z usa vídeos curtos no YouTube para se expressar e se conectar com artistas. Em breve, sua marca poderá conquistar o amor envolvendo os Shorts usando músicas em alta.
Assim, a nova opção de posicionamento de anúncios do YouTube está capitalizando as últimas tendências musicais, o que, provavelmente, terá um custo considerável, considerando as visualizações e o envolvimento que esse conteúdo obtém.
No entanto, pode ser uma maneira eficaz de aumentar o reconhecimento da marca e maximizar o alcance e a ressonância por associação.
O YouTube diz que já possui mais de 100 milhões de músicas em seu catálogo do YouTube Music, incluindo versões globais e localizadas de faixas populares em mais de 100 países e 80 idiomas.
Isso representa uma oportunidade significativa para os anunciantes.
Se você tiver os recursos para investir, pode ser uma estratégia promocional valiosa.
Leia mais sobre as novas opções de posicionamento de música do YouTube aqui.
Fonte: Social Media Today