Bloquear os bloqueadores. É essa a intenção do YouTube ao lançar um novo experimento que pretende restringir o acesso de usuários ao conteúdo do site quando detectar a presença de um aplicativo de bloqueio de anúncios ativo em um navegador.
O exemplo foi compartilhado pelo Android Police, mostrando que alguns usuários agora estão recebendo um novo pop-up ao tentar assistir ao conteúdo da plataforma.
Esse pop-up informa que, para continuar assistindo aos vídeos do YouTube, os usuários precisam desativar o bloqueador de anúncios ou tornar o site uma exceção em suas regras de bloqueio de anúncios.
A empresa confirmou que isso faz parte de um novo experimento, que ainda não foi amplamente divulgado, mas pode indicar a direção futura do aplicativo para combater bloqueadores de anúncios e maximizar as oportunidades promocionais.
Mudança na abordagem do Google
O movimento do Google, proprietário do YouTube, indica uma mudança na abordagem da empresa no que se refere a bloqueadores de anúncios.
Por anos, a empresa implementou restrições a tecnologias de bloqueio de anúncios por meio de atualizações do Google Chrome, a fim de proteger seu principal negócio de Ads.
Embora a maioria dessas mudanças tenha sido revertida pelos desenvolvedores desses bloqueadores, parece que o Google agora está adotando uma postura mais agressiva para combater aplicativos que impedem a exibição de anúncios.
Com a integração da IA generativa na pesquisa do Google, que também pode impactar os negócios de anúncios da empresa, faz sentido que ela esteja buscando maximizar a exposição de anúncios em outras áreas para mitigar potenciais perdas e manter seus parceiros de anúncios satisfeitos.
Sendo assim, dá para entender o porquê de a plataforma estar procurando reprimir os bloqueadores de anúncios no futuro.
Conforme observado, no momento este é um teste limitado, mas pode ser expandido em breve.
Fonte: Social Media Today