Os podcasts estão chegando ao YouTube Music!
O serviço de streaming de música planeja adicionar podcasts “em um futuro próximo”, disse o chefe de podcasting do YouTube, Kai Chuk, a Ariel Shapiro no Hot Pod Summit.
A adição colocará o YouTube Music ainda mais diretamente contra o Spotify, que tem os podcasts como uma forma de reter usuários e aumentar seu público.
De acordo com Chuk:
Se alguém quiser assistir a um podcast, temos uma solução. Se alguém quiser ouvir apenas um podcast, devemos ter uma ótima experiência para isso também.
Maior foco nos criadores
O YouTube Music permitirá que podcasts sejam escutados gratuitamente em segundo plano, com suporte de anúncios, e oferecerá ferramentas de biblioteca aprimoradas.
Além disso, haverá um selo de podcast para designar os primeiros programas de áudio.
O YouTube atingiu 80 milhões de assinantes no ano passado para seus serviços de Música e Premium, o último dos quais inclui Música e YouTube sem anúncios.
É um número grande, mas ainda coloca o serviço bem abaixo do Spotify – que recentemente atingiu 200 milhões de assinantes pagos – e do YouTube propriamente dito, que tem mais de 2 bilhões de usuários e provou ser uma poderosa plataforma de descoberta de podcasts.
A empresa não está pensando em adicionar shows exclusivos ou originais licenciados.
Chuk e Steve McLendon, líder de produto do Google para podcasting, disseram que o objetivo dos recursos de podcasting do YouTube Music é criar ótimas ferramentas para as pessoas que fazem os shows:
Nosso foco está nos criadores, então, desde que eles considerem bem-sucedido e útil, isso é sucesso para nós. Estamos apenas focados nos usuários e no ecossistema do YouTube e em trazer podcasts para esse grupo.
Fonte: The Verge