trending topics:

YouTube anuncia que não exibirá mais anúncios de sobreposição na plataforma

A partir de abril, os "Anúncios de sobreposição" serão removidos das opções de monetização disponíveis no YouTube Studio para os criadores

A partir de 6 de abril, o YouTube implementará uma mudança significativa na plataforma, removendo os anúncios de sobreposição.

O anúncio foi feito pela empresa como resposta aos feedbacks dos espectadores que afirmaram que esses anúncios são perturbadores.

Embora a empresa afirme que a mudança melhorará a experiência do espectador e tornará o YouTube uma plataforma mais agradável para todos, os anunciantes podem ter que repensar suas estratégias de publicidade na plataforma.

 

Por que a mudança?

A comunidade de criadores do YouTube também será beneficiada com a mudança, já que os anúncios de sobreposição são conhecidos por serem menos eficazes do que outros formatos, como os que são reproduzidos antes do início do vídeo.

Devido a isso, os criadores muitas vezes ganham menos receita com esses anúncios, apesar de terem um grande número de visualizações em seus vídeos.

Com a remoção dos anúncios de sobreposição, o Google está criando uma oportunidade para os criadores de conteúdo ganharem mais receita com outros formatos de anúncio, o que é uma vitória significativa para a comunidade de criadores do YouTube.

 


Momentos de pressão e competição

A decisão do YouTube de remover os anúncios de sobreposição acontece em um momento em que a plataforma enfrenta forte concorrência de outras plataformas de compartilhamento de vídeo, como TikTok.

Essas plataformas, especialmente populares entre o público mais jovem, utilizam recursos de descoberta de conteúdo algorítmico e vídeos curtos para atrair usuários.

Ao melhorar a experiência de visualização na plataforma, o YouTube visa garantir sua competitividade e manter sua capacidade de atrair tanto espectadores quanto criadores de conteúdo.

De acordo com a empresa:

A partir de 6 de abril de 2023, o formato de anúncio ‘Anúncios de sobreposição’ não aparecerá mais no YouTube para ajudar a melhorar a experiência do espectador e mudar o engajamento para formatos de anúncio de melhor desempenho em computadores e dispositivos móveis. Os anúncios de sobreposição são um formato de anúncio herdado que é veiculado apenas em computadores e atrapalha os espectadores. Esperamos ver um impacto limitado para a maioria dos criadores à medida que o engajamento muda para outros formatos de anúncio.

 

Por que eu devo me importar?

A decisão do YouTube de remover os anúncios de sobreposição pode afetar os anunciantes que dependem desse formato de anúncio.

Por serem acessíveis, eles são uma opção popular para anunciantes com orçamentos menores.

Com a remoção dos anúncios de sobreposição, o Google está criando uma lacuna no mercado que pode levar ao aumento da concorrência e dos preços de outros formatos.

Isso pode não ser um problema para marcas maiores, mas empresas menores podem ter dificuldades para competir por espaço publicitário na plataforma.

Em resumo, embora a mudança seja positiva para os espectadores e criadores do YouTube, os anunciantes podem precisar repensar suas estratégias de publicidade na plataforma.

Fonte: Search Engine Land

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.