trending topics:

O fim da era do marketing de influência? A tendência de “desinfluenciar” está em alta

O TikTok e o Instagram estão sendo impactados pela tendência de "desinfluenciar" as pessoas a comprarem certos produtos

Depois de nossos feeds do Instagram e do TikTok serem ocupados por pessoas nos convencendo a comprar blusinhas, cursos, workshops e remédios para emagrecer, parece que um novo movimento está ganhando força: a ascensão dos anti-influenciadores.

Milhões, em todo o mundo, construíram carreiras influenciando-nos a comprar coisas, mas parece que, agora, mais e mais pessoas estão usando as redes sociais para dizer aos fãs o que não comprar.

As pessoas querem cada vez menos “gastar dinheiro à toa” e estão resistindo ao impulso de aproveitar as “tendências virais”.

 

Por que isso é importante?

Essa é uma ameaça real ao marketing de influenciadores.

Se essa moda pegar — e durar —, o mercado de influência, que movimenta cerca de US$ 16 bilhões nos Estados Unidos, pode enfrentar uma grande recessão.

A mídia social e o comércio se tornaram extremamente ligados. De acordo com a GWI, o número de consumidores americanos que pesquisam produtos nas redes sociais aumentou 45% desde 2015.

De acordo com a mesma pesquisa, a Geração Z — que está mais profundamente imersa no comércio social — tem 23% mais chance de fazer compras por impulso, enquanto tem 27% menos chance de gastar tempo procurando as melhores ofertas.

Comprar depois de ser influenciado geralmente leva a decisões precipitadas, por isso mesmo o perigo da ascensão do marketing de “desinfluência”.

 

E assim nasce uma recessão

De acordo com Chris Beer, analista da GWI, nós estamos vendo o comércio social passar por uma possível recessão pela primeira vez.

Os dados mostram que os interessados em influenciadores caiu 12% desde 2020, e o número que observa o “look dos famosos” caiu 16% desde então.

As pessoas não querem parecer que estão saindo e gastando dinheiro — diz Beer.

 

Qual o resultado disso?

Como resultado, os TikTokers estão apostando em vídeos virais listando produtos de maquiagem, produtos ou cursos  que não valem o investimento.

Dessa forma, a hashtag #deinfluencing acumulou mais de 76 milhões de visualizações no TikTok.

@yasminsirino

#deinfluencing #desinfluencer #consumismo

♬ Storytelling – Adriel

Será que a tendência continuará em ascensão e teremos, realmente, que adaptar o mercado ao novo tipo de influenciamento? Essa é uma pergunta que só conseguiremos responder a algum tempo.

Fonte: Axios

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.