trending topics:

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Copy é clareza, e sua caixinha de perguntas pode melhorar sua copy, melhorar a persona, melhorar seu conteúdo e também melhorar as suas vendas. Você já imaginou que sua caixinha poderia fazer tanto por você?

Se você, depois de todas essas afirmações, ainda estiver se perguntando “como?”, o Pixeld te responde: tudo o que você precisa saber — e a caixinha de perguntas pode te dar — está disponível, desde que você siga estes 5 mandamentos. Preparado?

 

1º mandamento: Entenda a sua persona

Seja mestre em entender sua persona.

Você precisa entender que a caixinha pela caixinha pode até aumentar seu engajamento, mas não vai fazer nada muito além disso.

Engajamento sem vendas (seja do seu produto, seja fazendo publicidade para terceiro) não paga as contas.

É por isso que o mandamento nº1 da caixinha é saber extrair o mais puro néctar da sua persona: dificuldades, objeções, desejos, medos, sonhos, dúvidas, gírias, forma de se expressar, o que gera curiosidade.

Não é só ficar feliz ao receber várias respostas, é buscar padrões e ter atenção ao que e como as respostas aparecem.

Isso nos leva ao 2º mandamento.

 


2º mandamento: melhore sempre sua copy

Use copy para melhorar sua copy.

Uma das habilidades mais importantes que você pode desenvolver, não só no marketing, mas na vida, é saber perguntar para ter a resposta que você precisa.

Pensando nisso, a copy pode ser usada de 2 formas principais:

  • Contextualizar a audiência sobre o assunto ou a situação que você quer chamar a atenção. Automaticamente, as perguntas virão influenciadas por esse contexto.

Aqui, normalmente, a copy vem em uma sequência de stories antes da abertura da caixinha e traz uma história, um aprendizado ou uma curiosidade.

  • Aproveitar uma pergunta e elaborar uma resposta super completa e útil para, a partir dela, instigar que mais pessoas queiram saber sobre o tema.

Em qualquer uma dessas 2 formas de usar, você vai precisar ter um bom nível de entendimento do seu público, caso contrário sua caixinha ficará às moscas.

Ainda sim, você consegue melhorar sua copy, já que se ficar às moscas, você vai ter entendido que aquele conteúdo não se conectou à sua audiência.

Nesse momento, é hora de analisar onde está o erro: se é no tema, na falta de clareza, na narrativa “água com açúcar”, na pergunta mal elaborada ou na copy que foi completamente fora das dores e desejos da persona.

Agora, se sua caixinha bombar, é simples: volte ao 1º mandamento e use todo néctar que conseguir extrair para melhorar mais ainda seu texto.

 

3º mandamento: Sim ou não? Há outras opções

Não se limite ao sim ou não.

Se você está usando a caixinha de forma estratégica, não dá para limitar suas respostas a algo tão direto.

Ali é o lugar onde você pode responder e dar uma explicação do por que sim/não, por que é certo/errado, por que você escolheria A ou B.

Aproveite para mostrar seus valores, sua forma de pensar e analise as reações do público com cada resposta.

Tem resposta curta e direta? Claro, mas no momento certo.

Veja os exemplos, os criadores de conteúdo Priscila Zillo, Valeska Bruzzi, Bettina Rudolph e Ícaro de Carvalho são mestres em abusar dos argumentos nas caixinhas, independentemente do assunto.

Veja que as respostas dessas perguntas poderiam ser bem mais curtas, Valeska, por exemplo, não precisaria explicar em vídeo sobre equipe de vendas e suporte.

Mas porque desperdiçar esse espaço e a oportunidade de ser realmente útil e ajudar? “Sim” ou “não” raramente são suficientes para ajudar alguém.

Existe ainda mais um motivo para você não economizar nas respostas.

Pense como se fosse o seu test drive para a copy de vendas, ou seja, aproveite para testar seus argumentos, sua forma de falar e interagir antes de ir com os 2 pés no acelerador no momento da venda.

 

4º mandamento: Estratégia

E-S-T-R-A-T-É-G-I-A.

  • Não responda tudo o que aparecer. Selecione as perguntas certas para responder e guiar a audiência.

Só uma criança tem a necessidade de responder tudo. E, definitivamente, você não precisa disso.

  • Assuntos muito polêmicos, muito pessoais e que em nada vão agregar para a sua audiência, sua autoridade ou para a conexão de vocês, não devem ser mencionados.
  • Selecione dúvidas que tenham relação com aquilo que você quer destacar.
  • Caso seu lançamento esteja se aproximando, aproveite caixinhas para enfatizar a principal dor e o principal desejo que você vai tratar ao longo do evento (o test drive de copy que foi mencionado ali em cima).

Use essa atmosfera de dor e desejo para mostrar que seu produto é a solução e também chamar o público para se inscrever no evento.

Veja como Bettina coloca essa estratégia em ação de forma leve e natural, sem ser a chata que implora por cada lead:

Esses stories não foram sequenciais e não foram postados no mesmo dia.

  • Faça perguntas para você mesmo.

Sim, faça. Use essa carta na manga para despertar a curiosidade sobre algum tema que você queira falar ou sobre algo que seu público precisa saber, mas ninguém perguntou.

Por exemplo: essa pergunta “Seu treinamento está aberto?” poderia ter sido feita pela própria Bettina para levantar o assunto do lançamento, falar que ele é gratuito e que vai acontecer na data tal.

Também faça perguntas para “ensinar” o público que você é solícito e interagir pela caixinha é uma bela oportunidade dele tirar qualquer dúvida com você — isso é importante, principalmente, se vai começar a usar a caixinha no seu perfil.

 

5º mandamento: não seja “só” conteúdo

Se for só conteúdo, vai ficar chato.

Interaja, peça opinião, poste meme, faça piada, use alívio cômico, mostre futilidades, conte histórias.

O segredo é deixar a audiência apaixonada por você.

E, convenhamos, ninguém se apaixona pela fórmula de Bhaskara.

Você pode se apaixonar pelos resultados que consegue a partir dela, pelas aulas de um ótimo professor do colégio, pelo o que você projeta no futuro ao pensar nas possibilidades de trabalho e tudo o que pode conquistar por saber matemática.

A teoria é importante, mas ela fica atraente quando vem junto de um contexto.

Ainda aproveitando esse exemplo: a matemática pela matemática não é escalável nem prende a atenção por muito tempo, entende?

Excluindo as raríssimas exceções que gostam só de teoria em cima de teoria (por isso não é escalável), o dinheiro, as vendas e seus fãs estão ali entre as pessoas que querem aprender, mas querem se identificar e rir com você.

 

Como tudo isso aumenta suas vendas?

Voltemos ao início deste artigo, porque sabendo usar a caixinha de perguntas você melhora o copy, melhora a persona, melhora seu conteúdo.

A consequência natural disso é aumentar suas vendas, já que, quanto mais você conhece seu público, mais pode trabalhar seus desejos e oferecer exatamente o que ele quer, sem nem precisar vender.

Como assim?

Quanto mais você conhece aqueles que compram seu produtos, mais você vai entender como eles pensam, o que acham sobre o que você diz, o que eles querem, a vida que querem.

 

O poder está na copy

Com cada vez mais elementos sobre a sua persona, você terá cada vez mais elementos para trabalhar sua copy.

Dessa forma, ficará fácil encaixar a solução de dores ou despertar desejos usando assuntos que parecem aleatórios, mas que estão conversando diretamente com o que essa persona mais quer.

Ou seja, você não precisará falar de evento gratuito ou do seu produto para provocar o interesse por aquilo que você vende: a audiência já estará convencida que você tem a solução que ela precisa.

Lembre-se “copy é clareza” tanto para quem escreve quanto para quem lê, por isso, abuse do seu test drive e use a caixinha sem moderação.

O seu maior resultado pode estar a essa nova estratégia de distância.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.