O Instagram acaba de publicar o Trend Report 2023, pesquisa criada em parceria com a WGSN, com as principais tendências baseadas nas respostas de mais de 1.200 usuários da Geração Z, dos Estados Unidos.
No relatório, foram abordados temas como moda, beleza, web3, namoro e outros assuntos em alta entre os jovens no aplicativo. A pesquisa começou com uma simples pergunta sobre como resumir 2023 em uma palavra e as principais respostas (na tradução livre) foram as seguintes:
- Cura
- Energização
- Energia do Personagem Principal
De modo geral, o documento mostra como o Instagram tem se tornado uma ferramenta que ajuda a promover a conscientização dos usuários sobre assuntos como empreendedorismo, causas humanitárias e sustentabilidade, já que muitos deles revelaram suas pretensões voltadas a esses temas.
Principais tendências para 2023
O Trend Report 2023 mostrou que, cada vez mais, jovens da Geração Z têm demonstrado interesse em apoiar causas e comunidades, aderir à moda sustentável e adquirir produtos para proteção da pele contra as condições climáticas extremas e ao sol, por exemplo.
As informações publicadas no relatório do Instagram podem ajudar profissionais de marketing a construírem um plano de comunicação mais eficaz para o próximo ano. Confira os principais destaques da pesquisa!
Reciclar, Reutilizar, Reconstruir
O uso da criatividade para colaborar com o meio ambiente tem sido uma das principais motivações dos jovens para criarem tendências de moda, através da reciclagem de materiais e peças de vestuário antigas e, com isso, inspirar amigos e seguidores nas redes sociais.
A prática do DIY, ou Faça Você Mesmo, é uma alternativa sustentável aos que se identificam com o método e se preocupam em promover ações que possam contribuir com o planeta. No estudo, mais da metade dos entrevistados disseram planejar fazer DIY em suas roupas no ano que vem.
Apoio à causas sociais
O engajamento de jovens à importantes causas sociais ficará ainda mais forte em 2023, segundo o relatório de tendências do Instagram. Para eles, o país precisa de mais políticos da Geração Z, assim como Maxwell Frost, a primeira autoridade política dessa faixa etária nos Estados Unidos.
Questões ligadas à deficiência intelectual ou física são as mais defendidas pelos adolescentes. A cada quatro usuários de redes sociais, três desejam seguir um influenciador que tenha uma deficiência. Diante disso, espera-se que mais jovens passem a acompanhar pessoas com necessidades especiais.
Consumo de produtos para beleza e cuidados com a pele
Os impactos das mudanças climáticas têm preocupado os jovens da Geração Z, os quais geraram um aumento na procura por produtos de cuidados com a pele. Para 2023, esse público tende a se proteger mais com o uso de protetores de sol, incluindo maquiagens com ativos benéficos para a saúde.
Produtos de beleza, como forma de autoexpressão, também estarão na lista de itens de consumo para o próximo ano. Esses são os recursos usados para expressar a personalidade e aumentar a sensação de beleza dos indivíduos, criando looks experimentais e que os fazem sentir-se confortáveis.
Mais equidade no metaverso
Em se tratando de metaverso, os usuários da Geração Z planejam construir mundos novos para que possam expressar sua individualidade e promover a equidade nos espaços digitais.
Para se ter uma ideia, 67% desse público acredita que os avatares devem refletir melhor os diversos tipos de corpo, roupas e tons de pele, em 2023. Além disso, o aumento dos influenciadores virtuais poderá oferecer inspirações para o mundo real.
Monetização da rede social para fazer renda
A educação financeira já faz parte do cotidiano dos jovens da Geração Z. Em 2023, mais de 85% deles planejam desenvolver uma nova habilidade, e um a cada quatro adolescentes que possuem rede social desejam aumentar o conhecimento na área de finanças.
No ano que vem, parte dos adolescentes deverão transformar a paixão em projetos geradores de renda, através da monetização de seus conteúdos.
Por outro lado, existem também os criadores de conteúdo desejam apenas se expressar e ter momentos de diversão na internet, segundo dados da “Creators in the Creator Economy: A Global Study”, pesquisa da Adobe, publicada em 25 de agosto de 2022.
Experiências presenciais
Em 2023, quase um terço dos usuários de redes sociais da Geração Z estarão interessados em participar de experiências presenciais, o que deverá impulsionar a comunidade composta por criadores e fãs, através de encontros com influenciadores.
A criação de conteúdo para diferentes plataformas também é altamente esperada pelos adolescentes. De acordo com o Trend Report 2023, a próxima geração espera que seus influenciadores preferidos se ramifiquem em novas formas de mídia, principalmente no formato de podcast.
O Trend Report inclui outros temas que podem ser relevantes para diferentes tipos de negócios digitais. Clique aqui para acessar o documento completo.