trending topics:

Instagram divulga relatório com as principais tendências para 2023

Criada em parceria com a WGSN, Trend Report avaliou as respostas de mais de 1.200 usuários da Geração Z, dos Estados Unidos

O Instagram acaba de publicar o Trend Report 2023, pesquisa criada em parceria com a WGSN, com as principais tendências baseadas nas respostas de mais de 1.200 usuários da Geração Z, dos Estados Unidos.

No relatório, foram abordados temas como moda, beleza, web3, namoro e outros assuntos em alta entre os jovens no aplicativo. A pesquisa começou com uma simples pergunta sobre como resumir 2023 em uma palavra e as principais respostas (na tradução livre) foram as seguintes:

  • Cura
  • Energização
  • Energia do Personagem Principal

De modo geral, o documento mostra como o Instagram tem se tornado uma ferramenta que ajuda a promover a conscientização dos usuários sobre assuntos como empreendedorismo, causas humanitárias e sustentabilidade, já que muitos deles revelaram suas pretensões voltadas a esses temas.

 

Principais tendências para 2023

O Trend Report 2023 mostrou que, cada vez mais, jovens da Geração Z têm demonstrado interesse em apoiar causas e comunidades, aderir à moda sustentável e adquirir produtos para proteção da pele contra as condições climáticas extremas e ao sol, por exemplo.

As informações publicadas no relatório do Instagram podem ajudar profissionais de marketing a construírem um plano de comunicação mais eficaz para o próximo ano. Confira os principais destaques da pesquisa!

 

Reciclar, Reutilizar, Reconstruir

O uso da criatividade para colaborar com o meio ambiente tem sido uma das principais motivações dos jovens para criarem tendências de moda, através da reciclagem de materiais e peças de vestuário antigas e, com isso, inspirar amigos e seguidores nas redes sociais.

A prática do DIY, ou Faça Você Mesmo, é uma alternativa sustentável aos que se identificam com o método e se preocupam em promover ações que possam contribuir com o planeta. No estudo, mais da metade dos entrevistados disseram planejar fazer DIY em suas roupas no ano que vem.

 

Apoio à causas sociais

O engajamento de jovens à importantes causas sociais ficará ainda mais forte em 2023, segundo o relatório de tendências do Instagram. Para eles, o país precisa de mais políticos da Geração Z, assim como Maxwell Frost, a primeira autoridade política dessa faixa etária nos Estados Unidos.

Questões ligadas à deficiência intelectual ou física são as mais defendidas pelos adolescentes. A cada quatro usuários de redes sociais, três desejam seguir um influenciador que tenha uma deficiência. Diante disso, espera-se que mais jovens passem a acompanhar pessoas com necessidades especiais.

 

Consumo de produtos para beleza e cuidados com a pele

Os impactos das mudanças climáticas têm preocupado os jovens da Geração Z, os quais geraram um aumento na procura por produtos de cuidados com a pele. Para 2023, esse público tende a se proteger mais com o uso de protetores de sol, incluindo maquiagens com ativos benéficos para a saúde.

Produtos de beleza, como forma de autoexpressão, também estarão na lista de itens de consumo para o próximo ano. Esses são os recursos usados para expressar a personalidade e aumentar a sensação de beleza dos indivíduos, criando looks experimentais e que os fazem sentir-se confortáveis.

 

Mais equidade no metaverso

Em se tratando de metaverso, os usuários da Geração Z planejam construir mundos novos para que possam expressar sua individualidade e promover a equidade nos espaços digitais.

Para se ter uma ideia, 67% desse público acredita que os avatares devem refletir melhor os diversos tipos de corpo, roupas e tons de pele, em 2023. Além disso, o aumento dos influenciadores virtuais poderá oferecer inspirações para o mundo real.

 

Monetização da rede social para fazer renda

A educação financeira já faz parte do cotidiano dos jovens da Geração Z. Em 2023, mais de 85% deles planejam desenvolver uma nova habilidade, e um a cada quatro adolescentes que possuem rede social desejam aumentar o conhecimento na área de finanças.

No ano que vem, parte dos adolescentes deverão transformar a paixão em projetos geradores de renda, através da monetização de seus conteúdos.

Por outro lado, existem também os criadores de conteúdo desejam apenas se expressar e ter momentos de diversão na internet, segundo dados da “Creators in the Creator Economy: A Global Study”, pesquisa da Adobe, publicada em 25 de agosto de 2022.

 

Experiências presenciais

Em 2023, quase um terço dos usuários de redes sociais da Geração Z estarão interessados em participar de experiências presenciais, o que deverá impulsionar a comunidade composta por criadores e fãs, através de encontros com influenciadores.

A criação de conteúdo para diferentes plataformas também é altamente esperada pelos adolescentes. De acordo com o Trend Report 2023, a próxima geração espera que seus influenciadores preferidos se ramifiquem em novas formas de mídia, principalmente no formato de podcast.

O Trend Report inclui outros temas que podem ser relevantes para diferentes tipos de negócios digitais. Clique aqui para acessar o documento completo.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.