Aonde o TikTok vai, o Instagram vai atrás?
Poucos dias após o TikTok anunciar o Direct Post — um novo recurso que facilita a publicação de vídeos de aplicativos de terceiros em sua plataforma — a Meta revelou que seu próprio widget “Sharing to Reels” para aplicativos móveis agora está disponível para todos os desenvolvedores.
Semelhante ao Direct Post do TikTok, o “Sharing to Reels” da Meta visa aproveitar a vasta comunidade de aplicativos de edição de vídeo, estimulando a criação de mais conteúdo para a plataforma de vídeos curtos da Meta, concorrente do TikTok.
A integração do recurso foi lançada em novembro do ano passado em um teste alfa restrito com vários fabricantes de aplicativos como parceiros, incluindo Lightricks (Videoleap), Reface, Smule, VivaVideo, SNOW, B612, VITA e Zoomerang. À época, a empresa afirmou que planejava expandir o teste para mais parceiros em 2023, embora sem um cronograma definido.
Hoje, o “Sharing to Reels” está disponível para qualquer aplicativo que deseje oferecer essa integração, permitindo que seus usuários exportem facilmente seus vídeos para o Instagram Reels com apenas um toque. Anteriormente, os usuários precisavam exportar vídeos de aplicativos de terceiros para seus dispositivos antes de carregá-los no Instagram Reels.
Como funciona o recurso Sharing to Reels do Instagram?
Para utilizar esse recurso, os usuários devem criar e editar seus vídeos em um aplicativo de terceiros. Após a edição, eles selecionam o botão de compartilhamento e, em seguida, escolhem o ícone do Instagram Reels.
Isso direciona os usuários para a Câmera do Instagram, em que podem personalizar ainda mais seus vídeos com áudio, efeitos, narração e adesivos. Eles também têm a opção de gravar ou adicionar clipes aos vídeos existentes. Para concluir o processo de upload, os usuários inserem a legenda, hashtags, localização ou marcam outras pessoas e, em seguida, tocam em “Compartilhar” para publicar.
De acordo com a Meta, o primeiro teste realizado pelo Smule (aplicativo de música) registrou um aumento de 150% no conteúdo compartilhado. Embora a empresa não tenha divulgado métricas semelhantes de outros parceiros que participaram do teste alfa, ressaltou os benefícios da conveniência e da economia de tempo que o recurso oferece.
Os vídeos exportados pelos usuários podem ser visualizados através de recomendações públicas nas guias “Momentos” e “Explorar” do Instagram, garantindo uma exposição mais ampla. Além disso, os usuários podem compartilhar seu conteúdo por meio de Stories e mensagens diretas (DMs).
A Meta também oferece uma integração semelhante que permite compartilhar vídeos de aplicativos de terceiros diretamente no Facebook Reels, uma novidade anunciada no ano passado. No entanto, a empresa não divulgou informações sobre a adesão de novos parceiros a essa disponibilidade expandida. Ela está simplesmente abrindo o acesso a desenvolvedores interessados.
Ao contrário do Direct Post, do TikTok, que fez parceria com vários aplicativos de alto perfil, incluindo aqueles que suportavam edição de IA, como o software de edição de vídeo baseado em IA da Adobe, Premiere Pro, e seu aplicativo de criatividade de IA, Adobe Express. Outros parceiros do Direct Post incluem Twitch, SocialPilot e CapCut da ByteDance.
Fonte: TechCrunch