Sabe aquelas informações confidenciais que você quer compartilhar pelo WhatsApp? Pois a plataforma está tornando o processo ainda mais seguro e por meio de mensagens de voz.
A empresa está testando a versão beta da capacidade de enviar mensagens de voz que só podem ser ouvidas uma vez pelo destinatário pretendido, de acordo com o WaBetaInfo. Por enquanto o recurso está em fase de testes na versão Beta tanto do iOS quanto do Android.
O novo recurso permite que você grave áudios que se “autodestroem”, ou seja, não podem ser compartilhados e nem reaproveitados. Ele só poderá ser escutado uma única vez e depois deixa de existir — tanto para quem recebe quanto para quem manda.
A novidade é parecida com o recurso “ver uma vez” já existente na plataforma para deixar fotos e vídeos com visualização única.
Como funcionarão os áudios únicos no WhatsApp?
Pelo experiência das versões Beta do aplicativo, o recurso poderá ser acionado tocando em um pequeno ícone “1” que aparece à direita da forma de onda da nota de voz durante a gravação.
Assim, com os áudios temporários só poderão ser escutados uma vez por quem envia e para quem recebe também só terão uma única oportunidade — se acaso fecharem a conversa ou o aplicativo, por exemplo, já não conseguem mais escutar.
Além disso, assim como as fotos e vídeos de visualização única, as mensagens de voz não poderão ser baixadas, encaminhadas ou exportadas. O recurso fornece mais segurança e privacidade aos usuários, especialmente em conversas com trocas de informações pessoais ou sensíveis.
O recurso ainda está em fase de testes Beta e não há previsão para chegada dele em todos os aplicativos. No entanto, se você gosta de ficar sabendo de tudo antes de todos, baixe o aplicativo do Pixeld (iOS | Android), assim você fica com todas as informações na palma da sua mão.