57% dos profissionais de marketing já incorporaram IA em suas rotinas, diz estudo

Estudo da RD Station mostra que 57% dos 1.600 profissionais da área de marketing que foram entrevistados já tiveram contato com o ChatGPT

A inteligência artificial (IA) está moldando profundamente o cenário do marketing moderno. Um estudo recente, o “Panorama de Marketing”, conduzido pela RD Station em parceria com a TOTVS, Exact Sales, Lexos e TALLOS, revela que 57% dos executivos de marketing já incorporaram a IA, especialmente com ferramentas como o ChatGPT, em suas rotinas de trabalho. Isso não é surpreendente, pois a IA promete eficiência e resultados mais sólidos.

 

O digital e o WhatsApp como fatores relevantes

Além disso, o estudo destaca o papel crucial do mundo digital no arsenal dos profissionais de marketing. O WhatsApp, por exemplo, emerge como uma ferramenta de destaque, sendo utilizada por 72% dos entrevistados para atividades de atendimento ao cliente e fechamento de vendas, enquanto 55% direcionam seus esforços para o pós-venda.

Entre as redes sociais, o TikTok e o Instagram são as plataformas de eleição para 85% dos profissionais, que as utilizam para criar estratégias de marketing altamente personalizadas.

 


Desafios enfrentados pelos profissionais de marketing

No entanto, com todas as oportunidades, surgem desafios. Um dos principais é a geração de demanda para vendas, apontada por 34% dos entrevistados.

Além disso, 75% das empresas não conseguiram atingir suas metas de marketing no ano anterior. Uma das razões apontadas para esse desafio é o desalinhamento entre as equipes de Marketing e Vendas, revelando que apenas 18% dos entrevistados acreditam que existe uma integração satisfatória entre esses times.

 

Documentação e gestão de dados

Quanto à documentação e à gestão de dados, 44% dos profissionais declaram que não possuem rotinas e processos bem definidos para registrar informações. Embora 56% tenham maior clareza nesse sentido, mais da metade ainda não formaliza as informações adequadamente.

A análise de dados também é uma dor de cabeça para 56% dos entrevistados, devido à natureza manual e trabalhosa desse processo. Além disso, a priorização da análise de dados na rotina (53%) e a coleta de dados dispersos em várias ferramentas e locais diferentes (52%) também são preocupações levantadas pelos executivos.

 

Perspectivas e estratégias para o futuro

Apesar desses desafios, a pesquisa indica que os times de marketing estão empenhados em melhorar suas estratégias de vendas. A grande maioria dos profissionais (76%) está otimista e espera crescimento em 2023. Além disso, 41% almejam superar os índices de crescimento em relação ao investimento do último ano. A priorização do inbound marketing também é notável, com 45% das empresas focando nessa abordagem.

Em resumo, o panorama do marketing está evoluindo rapidamente, impulsionado pela inteligência artificial e pela migração para o digital. Por isso, você deve buscar que sua empresa acompanhe essa evolução.

Para você que deseja usar o poder das inteligências artificiais, automações e marketing para lucrar mais, ter mais tempo para as coisas que realmente importam e, principalmente, ter mais velocidade nos seus resultados, é essencial conhecer a Amplia8

A Amplia8 é a reinvenção de tudo que você já viu sobre IA, marketing e automações! Corra e entre para a comunidade que pode deixar a sua empresa 5 anos à frente da concorrência!

Com informações de Meio e Mensagem

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Google Ads

Checklist do Google Ads: 5 maneiras de auditar e otimizar suas campanhas

Aumente seu sucesso no Google Ads! Audite, otimize e direcione o público certo para maximizar o ROI e as conversões

Não pague à Apple! Meta compartilha dicas para evitar taxas de impulsionamento de posts

A Meta publicou um infográfico dando quatro dicas para anunciantes evitarem a taxa de 30% da Apple ao impulsionar seus anúncios

Telegram ou WhatsApp? O que usar no seu marketing

Telegram ou WhatsApp: qual usar no seu marketing?

Telegram ou WhatsApp? Qual usar dentro das suas estratégias de marketing? A resposta não é tão simples quanto parece.

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.