trending topics:

YouTube vai monetizar Shorts e pagar criadores com 45% da receita

Com a ação, plataforma de vídeos avança na briga com o TikTok, principal concorrente e queridinho da geração Z

O YouTube acaba de anunciar uma novidade aos criadores de vídeos curtos da plataforma. Agora, os Shorts poderão ser monetizados e 45% da receita será destinada aos criadores, possibilitando uma nova maneira de ganhar dinheiro com a produção de conteúdo na rede social.

A novidade já havia sido antecipada pelo The New York Times, em 15 de setembro, quando publicou uma nota sobre os planos do YouTube para avançar na concorrência com o TikTok que, há alguns anos, vem se popularizando e ganhando destaque com os vídeos curtos no aplicativo.

O objetivo da ação é incentivar criadores, os quais já tiveram suas carreiras consolidadas na plataforma, a produzirem os Shorts, com o intuito de ampliar seus rendimentos, além da monetização dos vídeos em formato convencional.

 

Como monetizar vídeos do YouTube Shorts?

Depois de criar um fundo de US$ 100 milhões para atrair os criadores de vídeos pequenos, em abril deste ano, o YouTube informou que vai introduzir publicidade nos vídeos curtos e repassar 45% da receita aos criadores dos Shorts.

Segundo Tara Walpert Levy, vice-presidente de Soluções para Agências e Marcas do Google, a proporção é 10% menor que a distribuição padrão, de 55%, para os vídeos convencionais do YouTube, para compensar o alto investimento destinado ao recurso na plataforma.

Além da novidade para os criadores de Shorts, o YouTube tem promovido uma contribuição significativa aos seus usuários. Em 2021, a plataforma gerou cerca de 425 mil empregos em período integral, nos EUA, e ajudou 85% dos criadores a expandirem suas pequenas e médias empresas.

No Brasil, o número de empregos gerados pela plataforma de vídeos foi de 160 mil, promovendo uma contribuição de R$ 6 bilhões para a economia do país, segundo dados publicados no Relatório de Impacto em 2021, no último dia 31 de agosto, elaborado em parceria com a Oxford Economics.

Realmente ajudarão os criadores a entender por que o YouTube é o lugar para começar sua carreira de curtas – disse Amjad Hanif, vice-presidente de Gerenciamento de Produtos para Criadores do YouTube, durante uma reunião interna da equipe, realizada antes do anúncio oficial da monetização dos Shorts.

 

Critérios para monetizar os Shorts do YouTube

De acordo com o YouTube, os usuários poderão se inscrever no YouTube Partner Program a partir do início de 2023. Para começar a monetizar os Shorts, os usuários deverão atender aos seguintes critérios:

  • 1.000 inscrições no canal
  • 4.000 horas de exibição
  • 10 milhões de visualizações válidas no período de 90 dias

 

Outras novidades do YouTube

Os criadores de conteúdo terão acesso a mais músicas licenciadas na plataforma, para utilizarem em suas produções de vídeos curtos e longos. Com a autorização de uso das músicas, os criadores poderão criar vídeos sem correr o risco de ter sua publicação banida por não terem os direitos autoriais da obra.

Outra novidade introduzida pela plataforma de vídeos é a personalização do destino de compras no YouTube Shopping, para usuários dos Estados Unidos, Índia e Brasil. Segundo Michael Martin, vice-presidente e gerente geral da área, a ideia é permitir que os usuários promovam mais comércio eletrônico dentro da plataforma.

Martin afirmou, ainda, que o YouTube continuará buscando novas maneiras de monetização dos Shorts, para ajudar seus usuários na arrecadação de dinheiro através dos vídeos curtos.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.